Dicas de Saúde

Alece realiza 1º Mutirão de Espirometria

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
09/10/2023 14:16

Compartilhe esta notícia:

Mutirão é realizado pelo DSAS, por meio das Células de Enfermagem e de Clínica Médica Mutirão é realizado pelo DSAS, por meio das Células de Enfermagem e de Clínica Médica - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promove, nesta segunda-feira (09/10), até 16h30min, junto às suas Células de Enfermagem e de Clínica Médica, o 1º Mutirão de Espirometria, destinado à investigação de doenças respiratórias. A ação conta com a parceria do laboratório Boehringer Ingelheim.

A Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame. Alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, afirma que o exame constitui mais uma excelente ação de prevenção do Departamento. "Na linha de promoção da saúde e prevenção de doenças, o DSAS promove hoje esse mutirão orientado sobretudo aos servidores com mais de 40 anos, fumantes, ex-fumantes e portadores de comorbidades pulmonares", assevera.

De acordo com ele, a ação, realizada desde o turno da manhã, conta com a parceria do laboratório Boehringer Ingelheim, que disponibilizou profissional, equipamentos e, após os exames, laudos aos pacientes.

Mutirão teve mais de 50 pacientes inscritos - Foto: Paulo Rocha

Saiba mais

A orientadora da Célula de Enfermagem, Odete Sampaio, informa que o mutirão tem obtido êxito. "Nosso 1º Mutirão de Espirometria está sendo um sucesso, com mais de 50 pacientes inscritos. Eles estão saindo satisfeitos, pois conseguem realizar um exame difícil de ser conseguido pelo SUS", aponta.

Odete Sampaio pontua ainda que a Espirometria é composta de duas fases, e os laudos são disponibilizados em até dois dias. A orientadora acrescenta que, após o exame, o paciente com funções alteradas terá consulta agendada com um pneumologista da Célula de Clínica Médica do Departmento.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também