Alece promove seminário "Novembro no Malce: memórias, educação e sociedade"
Por Júlio Sonsol04/11/2024 06:25 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), vai realizar nos dias 11 e 18 deste mês, o seminário "Novembro no Malce: memórias, educação e sociedade", no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. De acordo com o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, a iniciativa é destinada à sociedade em geral e a pessoas que trabalham em espaços museais. Serão ofertadas 100 vagas para os inscritos.
O seminário vai proporcionar conhecimentos e vivências específicas contemporâneas sobre as as responsabilidades de quem gere e trabalha nos espaços voltados à museologia, diz o coordenador.
"O objetivo do evento é suscitar debates pertinentes para a sociedade sobre o papel dos museus e espaços de memória enquanto campo de educação e aprendizagem, além da qualificação dos profissionais de museus, trazendo temas importantes para o debate social e museológico", observa.
Programação
No primeiro dia de seminário, 11 de novembro, às 14 horas, haverá uma palestra de abertura com o professor Régis Lopes, abordando a educação museal a partir de sua escrita sobre o objeto gerador, tema de seu livro "A danação do objeto", que aborda o ensino de história através dos museus. Na mesa seguinte, prevista para 15 horas, o tema exposto será "Acessibilidade em museus abordada a partir da prática" de Carlos Viana, bacharel em Comunicação e integrante do Projeto Acesso do Museu da Cultura Cearense, e Ester Barros, professora e intérprete de Libras, com experiência na área artístico-cultural.
De acordo com Paulo Roberto, no dia 18 de novembro, haverá mais duas mesas no seminário. A primeira tratará de museus e contra a colonialidade e terá uma importante discussão acerca de outras perspectivas de museus, abordando outras possibilidades museais além dos espaços tradicionais, conforme avalia o coordenador.
Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce, destaca a variedade de conteúdos do seminário - Foto: Máximo Moura
"Para esse tema contaremos com a contribuição de Suzenalzon Kanindé, que foi o primeiro mestre indígena da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, com a defesa da dissertação “Um museu Indígena como Estratégia Interdisciplinar de Formação entre os Kanindé no Ceará”. A expositora é doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além da perspectiva indígena, também haverá uma visão quilombola de museus, com a fala do historiador e liderança quilombola, João do Cumbe.
"Vamos discutir uma série de aspectos que tem a ver com as discussões que envolvem a própria forma como os museus foram desenvolvidos ao longo do tempo. Os nossos convidados são Suzannelson, indígena, Canindé, mestre em Humanidade, pela Unilab e doutorando em história social pela UFC. E ainda João do Cumbe que é Quilombola do Quilombola do Cumbe e doutorando em história social também pelo UFC", assinala.
O seminário será concluído com uma mesa sobre abolicionismo e a política cearense, vista a partir das lutas negras em nosso estado. "Com o nome 'Abolição Inacabada – Lutas Negras, Política cearense e Abolicionismo', contaremos com a presença do professor Hilário Ferreira, pesquisador e professor de história e cultura negra do Ceará, Cícera Barbosa, educadora, historiadora e curadora, e Francisca Sena, educadora popular e membro da Rede de Mulheres Negras do Ceará", pontua Paulo Roberto Nunes.
Serviço: O seminário será realizado nos 11 e 18 de novembro de 2024, a partir de 14 horas, nos auditórios 1 e 3 do Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa (Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres, Fortaleza). As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/wJWhpCGSf3 .
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Projeto Sextou no Malce recebe visita de servidores de órgãos públicos e privados
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já realizou sete edições do projeto Sextou no Malce, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, ao...
Autor: Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da AleceAlece e Museu da Fotografia Fortaleza lançam exposição “Imagens que Ardem”
O Museu da Fotografia Fortaleza e o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) realizam, a partir desta quarta...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceSeminário Novembro no Malce debate papel e desafios dos museus na educação
Teve início, nesta segunda-feira (11/11), o seminário de formação museal "Novembro no Malce: Memórias, educação e sociedade", promovido pelo Memorial...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece