Comitê de Responsabilidade Social

Alece promove palestra informativa sobre combate à dengue

Por Paulo Veras
13/03/2024 13:59 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Sílvio Carlos, educador em saúde da mobilização social da Prefeitura de Fortaleza, e equipe, durante a palestra Sílvio Carlos, educador em saúde da mobilização social da Prefeitura de Fortaleza, e equipe, durante a palestra - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, realizou, nesta quarta-feira (13/03), palestra sobre como prevenir e combater a propagação da dengue em nossa sociedade. O evento ocorreu no auditório Lucila Bomfim, no anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

A ação, que tem apoio da 1ª Companhia do Comando de Bombeiro da Capital e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, visa combater os focos da doença tanto no ambiente de trabalho como também nas residências dos servidores.

O conteúdo foi apresentado por agentes de endemias da Secretaria Regional 2 da Prefeitura de Fortaleza e teve como foco principal os servidores de serviço geral da Casa que atuam na limpeza de toda a Assembleia Legislativa, trabalho que impacta diretamente na prevenção da propagação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e de outras moléstias.

Tamires Guimarães, orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, durante fala dirigida aos colaboradores da Alece - Foto: José Leomar

A orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Tamires Guimarães, justificou o momento ser o mais indicado para tratar do tema. “Estamos na quadra chuvosa, o que faz com que as doenças endêmicas ligadas ao mosquito sejam proliferadas”, ponderou.

Tamires disse que apesar de o Ceará ter a situação controlada, é necessário não baixar a guarda. “Precisamos continuar a combater o mosquito e isso se faz com prevenção, adotando medidas simples que impedem a proliferação, e, consequentemente, o número de casos da doença”, reiterou.

Operação Dengue

O capitão Idenilson dos Santos e a capitã Samara Dantas, da 1ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital, trataram do evento e do trabalho que será executado em todos os prédios da Alece.

Capitã Samara Dantas, da 1ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital - Foto: José Leomar

Segundo eles, nesta semana tem início um trabalho que percorrerá todos os departamentos e salas em busca de focos do mosquito. “Será um trabalho em conjunto com os agentes de endemia com o objetivo de eliminar os pontos que podem servir de local para reprodução do mosquito”, salientou o capitão Idenilson dos Santos.

Sobre a palestra

Os agentes apresentaram como é feito o trabalho por toda a cidade de Fortaleza, visitando espaços públicos e privados, orientando e combatendo o Aedes aegypti. O educador em saúde Silvio Carlos explicou que a capital cearense está com a situação controlada, mas não está livre do aumento de casos e até de uma epidemia. “A população precisa permanecer atenta, consciente e nos ajudar no combate, facilitando o acesso às residências e tomando os cuidados para evitar criadouros”, orientou.

Francisco Ferreira, colaborador, que atua nos serviços gerais da Assembleia Legislativa, disse ser muito importante participar da palestra para estar bem informado sobre como prevenir a dengue e combater o mosquito. “Podemos usar as orientações aqui na Alece e também repassar para outras pessoas”, afirmou.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também