Alece promove blitz no Dia Internacional da Síndrome de Down
Por Paulo Veras21/03/2024 11:57 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), realizou, nesta quinta-feira (21/03), blitz de conscientização sobre a Síndrome de Down. O evento celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado na data.
A ação do Ciadi, no cruzamento entre a avenida Desembargador Moreira e a rua Barbosa de Freitas, refletiu a importância dada pela Alece na mobilização por uma sociedade com menos estereótipos e mais oportunidades para pessoas com a síndrome.
Sáskya Vaz, coordenadora do Ciadi, destacou o compromisso da Assembleia Legislativa em conscientizar a sociedade sobre as questões que envolvem a síndrome de Down. “Todos os anos, desenvolvemos ações que buscam aumentar a acolhida e inclusão das pessoas com deficiência”, disse.
Blitz foi realizada entre avenida Desembargador Moreira e rua Barbosa de Freitas - Foto: Bia Medeiros
A coordenadora explicou que neste ano, além da blitz, o Centro está incentivando a campanha das meias coloridas, que busca mostrar que o “diferente” deve ser tratado de forma igual. A campanha sugere que as pessoas usem uma meia diferente da outra. A ideia veio do fato de que os cromossomos têm formato de meias e que é divertido ser diferente.
O orientador de Célula do Ciadi, Bráulio Teixeira, disse que até mesmos alguns pais de crianças com Síndrome de Down, ao trazerem suas crianças para serem atendidas, revelam não ter consciência do que elas são capazes. “No Ciadi temos espaços de escuta e acolhimento para que os pais tenham consciência e participem da evolução dos filhos”, pontuou.
Bráulio enfatizou a necessidade de ações como a blitz e a campanha das meias. Segundo orientador é preciso desmistificar que a Síndrome de Down é limitante por si só. “As pessoas com Síndrome de Down têm suas personalidades, vontades e desejos. Cabe a nós respeitá-los e incluí-los”, reforçou.
Repercussão
A arquiteta Ana Carolina Moura foi abordada pela blitz e parabenizou a iniciativa. A irmã de Ana Carolina, Alice Guz, tem Síndrome de Down. “Alice é atriz profissional, leva uma vida normal e tem total apoio da família. As pessoas com Down são iguais a nós, que também temos nossas limitações”, avaliou.
Servidores da Alece participaram da blitz - Foto: Bia Medeiros
Camila Martins, que também recebeu as informações na blitz, afirmou que a campanha é fundamental. “As pessoas com Síndrome de Down precisam se sentir importantes e apoiadas. É uma obrigação de toda a sociedade colaborar”, enfatizou.
Saiba mais
Ainda dentro da programação do Dia Internacional da Síndrome de Down acontece, nesta quinta-feira (21/03), à tarde, o II Seminário "Ciadi Síndrome de Down: essência de puro amor". No evento, que terá a presença de primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, haverá apresentações artísticas, palestra e roda de conversa.
Encerrando as comemorações do dia, a Alece realizará sessão solene em homenagem à data no Plenário 13 de Maio, por solicitação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), da deputada Marta Gonçalves (PL) e do deputado Firmo Camurça (União).
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Palestra do Ciadi orienta sobre cuidados a serem tomados diante de convulsões
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou palestra, na nest...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaJovens e familiares atendidos pelo Ciadi participam de ação em prol da sustentabilidade
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e o Comitê de Responsabilidade Social (CRS), da Assembleia Legislativa do Estad...
Autor: Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceCiadi finaliza semestre com devolutivas para famílias acompanhadas
O semestre do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi encerrado...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria do Ciadi