Comitê de Responsabilidade Social

Alece promove blitz educativa voltada para o Carnaval

Por Júlio Sonsol
08/02/2024 13:23 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Blitz foi executada ao som de marchinhas de Carnaval Blitz foi executada ao som de marchinhas de Carnaval - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, em parceria com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizou, nesta quinta-feira (08/02), blitz de conscientização para os festejos de Carnaval (10 a 13 de fevereiro). A iniciativa foi iniciada no hall do Anexo I (Edifício Senador César Cals de Oliveira) e em seguida percorreu os demais prédios do Parlamento - anexos II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes) e III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

A ação contou com apoio da Associação dos Servidores da Assambleia (Assalce) e Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). Visitantes, parlamentares e servidores foram recepcionados ao som de músicas carnavalescas executadas pela banda do Corpo de Bombeiros. Houve também distribuição de preservativos, folders com dicas de segurança e orientações para que todos possam curtir as festividades de forma responsável e segura.

O comandante da 1ª Companhia de Bombeiros, sediada na Alece, coronel Leandro Nogueira, explica que a participação da corporação na ação tem por objetivo a conscientização dos servidores e da população para o Carnaval, evitando riscos de acidentes. "Esta blitz educativa leva orientações para que a população tenha cuidados antes, durante e após o Carnaval. Antes de viajar, deve-se verificar todas as condições preventivas do seu veículo, os tipos de medicamento que faz uso ou algum equipamento hospitalar, como o verificador de pressão arterial, e aerosol, se for o caso", alerta.

Ação foi realizada também na recepção dos edifícios que compõem a Alece - Foto: José Leomar

Durante as comemorações, o coronel recomenda que as pessoas se hidratem e possuam ao seu lado uma garrafa com água. "Também é importante fazer o uso de um protetor solar para a pele, em razão da incidência dos casos de dengue. Para as pessoas que frequentam mananciais de água, tais como piscinas, lagos, lagoas ou praias, a recomendação é ao chegar no local, fazer uma verificação do ambiente, constatando a profundidade e a presença de salva-vidas. Jamais se deve entrar no manancial se tiver ingerido bebida alcoólica e é necessário ter atenção especial com crianças", recomenda, lembrando que em dois ou três segundos é tempo suficiente para haver um afogamento. 

Descartes

De acordo com a orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Conceição Machado, a ação do órgão se dedicou à conscientização das pessoas quanto ao uso fantasias sustentáveis e descarte de resíduos, de forma a preservar o meio ambiente 

"Embalagens e objetos utilizados não devem ser jogados na rua. As pessoas precisam usar as lixeiras de coleta. Isso é muito importante para a preservação ambiental. Nas estradas e nos locais indicados, o descarte precisa ser feito adequadamente. Vale destacar que estamos levando informações úteis em todos os momentos, explicando a importância do uso de materiais sustentáveis. A gente tem que olhar para o planeta como a nossa casa e assim vamos fazendo essas pequenas ações de grande impacto", frisa.

Prevenção

A orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Tamires Guimarães, que integra o Comitê de Responsabilidade Social, lembra que desde 2023 a blitz vem sendo realizada para levar informações preventivas ao público. Foram dadas explicações tais como a transmissibilidade de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), fazendo a entrega de preservativos, femininos e masculinos, e de um material desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece, por meio da campanha "Não é Não", que visa coibir a importunação sexual.

Filhos de servidores também participaram da ação - Foto: José Leomar

"Queremos a alertar as mulheres que quando ela disser, 'É não', é não e pronto. A gente também está em parceria com a Célula Sustentabilidade, que vem trazendo algumas orientações bem pertinentes para o Carnaval, de sustentabilidade", acentua.

Segundo Tamires, ao adotar as orientações, os foliões terão um Carnaval bem mais proveitoso, seguro e divertido. "Ambas as células do Comitê de Responsabilidade Social, em parceria com o com o Movimento das Mulheres do Legislativa Cearense (MMLC), estão envolvidas neste trabalho de conscientização. Como resultado a gente espera uma melhor festa para todos, sem dissabores", assevera. 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também