ASSALCE

Alece promove atividades alusivas ao Setembro Amarelo

Por ALECE
02/09/2021 18:36

Compartilhe esta notícia:

Atividades destacam a prevenção ao suicídio Atividades destacam a prevenção ao suicídio - Arte: Bruna Bringel/ Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará promove diversas atividades relativas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, contemplando ações internas e externas. A Casa iniciou, nessa quarta-feira (01/09), com a iluminação e a fixação do laço amarelo no seu prédio principal, a programação da campanha alusiva ao Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.

Durante o mês, a Casa realizará uma série de atividades envolvendo parlamentares e servidores em ações para fortalecer o cuidado preventivo junto à população.

A Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), em apoio ao Setembro Amarelo, realizará uma campanha informativa em suas redes sociais, abordando o tema "Saúde Mental no Ambiente Corporativo". Segundo pesquisas, os transtornos mentais são a terceira causa mais frequente de afastamento do trabalho.

Por esse motivo, semanalmente serão apresentadas informações sobre os fatores necessários para um ambiente de trabalho saudável, por meio de um olhar humanizado. "Entendemos que cuidar da saúde mental influencia diretamente nosso modo de trabalhar, aumentando a produtividade, melhorando o convívio com os colegas, tornando mais ágil a solução dos problemas e gerando maior satisfação com o trabalho", pontua Virgínia Bastos, Assessora de Marketing e Comunicação da Assalce.

Programação tem várias atividades

Além de solenidades, seminários virtuais, panfletagem e plantões de atendimento especializado, foi também elaborada uma cartilha para a realização de oficina com adolescentes de escolas públicas do interior do Estado. Serão visitados os municípios de Quixadá, Caucaia, Baturité, Sobral, Maracanaú, Aracati, Aquiraz, Horizonte, Morada Nova, Cascavel e Fortaleza.

Na quarta-feira (08/09), a Alece realiza a abertura do Setembro Amarelo e inicia os atendimentos psicológicos do Plantão Acolher Amarelo, que segue até 29 de setembro sempre às quartas-feiras, das 9 horas às 13 horas.

Já na quinta-feira (09/09) acontece a panfletagem e distribuição de lacinhos amarelos com a participação de deputados e servidores da Casa. Na sexta-feira (10/09), será realizada a solenidade do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A partir do dia 13 de setembro, começam as oficinas nos municípios do interior do Estado que seguem até dia 30 de setembro. No dia 14/09, a programação conta com ações direcionadas ao servidor do Legislativo, como o  webinar "Suicídio: prevenção e posvenção frente ao suicídio”.

A programação segue com a oficina "Alegria de Viver”, com moradores da comunidade do Pio XII, no dia 15/09. No dia 16/09, haverá o lançamento do livro “Depressão e Suicídio”. Já no dia 21/09 será realizado o Webinar "A perspectiva sistêmica diante do comportamento suicida”, enquanto no dia 27/09 ocorre a roda de conversa “Você se foi e eu fiquei - Um olhar para o luto pós-suicídio”.

No dia 28/09 será a vez do Webinar "O agravo da solidão na pessoa idosa e as consequências para a cognição” e, no mesmo dia, serviço de atendimento especializado ao público idoso. No dia 29/08 haverá o grupo psicoeducativo “Trabalhando com prevenção: como identificar sintomas depressivos e ansiosos”.

Saiba mais

Setembro Amarelo é uma iniciativa direcionada à prevenção do suicídio de envolvimento internacional, com o objetivo de oferecer intervenção preventiva a grupos vulneráveis com amparo e conscientização de jovens e adolescentes acerca da luta contra o suicídio e da defesa dos cuidados relacionados à saúde mental.

A mobilização na Assembleia Legislativa é realizada pelo Núcleo de Saúde Mental, Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas, Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio e Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).

O objetivo é oferecer estratégias para o reconhecimento de emoções, autocuidado, prevenção à autolesão, comunicação não violenta, formas de solicitar ajuda e possibilidades de atendimento.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce e Agência de Notícias da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/       

Veja também