Coordenadoria de Comunicação Social

Alece participa do Prêmio Sintaf de Jornalismo em três categorias

Por Júlio Sonsol
23/04/2024 08:19 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de veículos da Coordenadoria de Comunicação Social, participa com seis trabalhos do 2º Prêmio Sintaf de Jornalismo (Sintafjor), promovido pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará.  A cerimônia de premiação vai contemplar o primeiro e segundo lugares nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo, além do primeiro lugar na categoria Webjornalismo Universitário.

O Sintaf realizará nesta quarta-feira (24/04) a cerimônia de premiação. A solenidade terá início às 17h30min, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), e reunirá personalidade de destaque da imprensa cearense.

A premiação tem por objetivo valorizar e reconhecer trabalhos produzidos por profissionais da imprensa cearense e por estudantes de jornalismo que evidenciem o trabalho desenvolvido pelos servidores fazendários, em suas múltiplas atividades – na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), no Sindicato dos Fazendários (Sintaf) e na Fundação Sintaf – aproximando o Fisco da sociedade.

Categorias

Em sua segunda edição, o Sintafjor pautou, como tema principal, “O Fisco do Futuro e a redução das desigualdades”. Para efeito de premiação, o Sintafjor foi dividido em cinco categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Universitário/Webjornalismo.

Webjornalismo

Na Categoria Webjornalismo, três trabalhos da Alece concorrem ao prêmio. Dois deles foram produzidos pelo Núcleo de Comunicação Interna da Casa e divulgados no Portal do Servidor.

O Núcleo de Comunicação Interna inscreveu a série especial "Reforma tributária e seus impactos sobre o Ceará: cenário atual e perspectivas", de autoria dos jornalistas Salomão de Castro e Júlio Sonsol, com edição de Solomão de Castro. Também foi inscrita a reportagem série especial "O resgate da heroína Bárbara", produzida e redigida por Salomão de Castro e Paulo Veras, com edição de Salomão de Castro. As duas séries têm conteúdo digital de Leonardo Coutinho.

"As séries trataram de temas relevantes para os cearenses e procuraram evidenciar a contribuição da Alece, por meio dos deputados e deputadas estaduais, para as temáticas abordadas", aponta Salomão de Castro, orientador do Núcleo de Comunicação Interna.

Na mesma categoria, a Revista Plenário tem inscrito o Webdoc "Gestão fiscal: Desafios e estratégias para os municípios", que pode ser acessado no canal da publicação, na plataforma Youtube. A produção teve a reportagem da jornalista Suely Frota, captação e edição de imagens de Odério Dias. 

Radiojornalismo

Na categoria Radiojornalismo, a Rádio FM Assembleia concorre com dois trabalhos. De acordo com gerente geral da emissora, jornalista Tarciana Campos, participam do concurso as reportagens especiais “Poço da Draga e suas pontes para o futuro” e “Bárbara de Alencar: Uma mulher de todos os tempos”.

A reportagem “Poço da Draga e suas pontes para o futuro” tem texto e locução de Rafael Veras, produção de Rafael Veras e Rosa Amélia Macêdo, edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Everardo Pereira e sonoplastia de Ronaldo César. A reportagem “Bárbara de Alencar: Uma mulher de todos os tempos” conta com narração, roteiro e produção de Ian Gomes, edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Alex Oliveira, e sonoplastia de Ronaldo Cesar.

"Estamos na expectativa do resultado e desde já celebrando a iniciativa do Prêmio Sintaf, que instiga a investigação de temas, capazes de nos permitir, como jornalistas, vivenciar experiências de grande aprendizado", acentua, Tarciana Campos. Os conteúdos podem ser acessados pela plataforma Spotfy.

Telejornalismo

A jornalista e produtora Isabela Gurgel destaca que o conteúdo participante do prêmio, produzido pela TV Assembleia, "A busca pela justiça tributária", mostrou como a cobrança de impostos no Brasil impacta diretamente para acentuar desigualdade social. Além das possíveis soluções para minimizar o problema como, por exemplo, a taxação das grandes fortunas. Além de  Isabela, a equipe foi formada por Luciana de Andrade (repórter), Josevaldo Amaro (cinegrafista), Antonio José Oliveira (cinegrafista), Ribamar Junior (editor de imagens), Thomas Jefferson (editor de imagens) e César Ceppi (editor de imagens).

Acesso

Os conteúdos produzidos pela FM Assembleia podem ser acessados pelos links: 

https://open.spotify.com/episode/7meOLjbj0qWHBYSGBeSIif

https://open.spotify.com/episode/1Xb0dzETOs49ufphJ5uEI1

Para acessar as reportagens da Comunicação Interna: 

https://tinyurl.com/yck6h7j9

https://tinyurl.com/y8menhzf

https://tinyurl.com/yzxsd88b

https://tinyurl.com/3yaswfuf

https://tinyurl.com/e2e7b2ev

O conteúdo da Revista Plenário está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cYANq2vAQuU&t=551s

Acesso da reportagem da TV Assembleia: https://youtu.be/Q9Fp5RvTbo4

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também