Alece participa da V Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo em Brasília
Por Julyana Brasileiro28/05/2025 15:35 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participou da V Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, no Senado Federal, em Brasília (DF), promovida pela Rede Legislativo Sustentável.
Realizada nesta terça (27/05) e quarta-feira (28/05), a V Conferência teve como tema “Sustentabilidade em Rede: inovação, perspectivas climáticas para gestão pública e Agenda 2030”, discutindo desafios e soluções para um legislativo mais sustentável, inovador e eficiente.
O evento reuniu representantes de diversas casas legislativas do País para debater práticas sustentáveis, políticas públicas e estratégias de governança ambiental no setor público.

Alece na Conferência
A Alece foi representada por Yuri Passos, orientador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, que participou do painel “O papel do Legislativo na indução de boas práticas de sustentabilidade”.
Durante o painel, realizado na terça-feira, o engenheiro ambiental compartilhou as experiências e iniciativas desenvolvidas pelo Legislativo estadual cearense, ações que fazem da Casa uma referência em gestão ambiental.
“A Alece tem desempenhado um papel muito grande focado na sustentabilidade. Além de legislar e fiscalizar com qualidade, buscamos promover o desenvolvimento sustentável por meio da atuação da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que atua em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)”, apontou.
Práticas sustentáveis
Dentre as principais ações da Alece, Yuri Passos destacou a gestão de resíduos sólidos, que destina material reciclável para associações de reciclagem; o pátio de compostagem de resíduos orgânicos implantado em 2024 e demais iniciativas voltadas para educação ambiental e economia de recursos.
“Trabalhamos em várias frentes para que a Assembleia seja referência em sustentabilidade e buscamos também incentivar a adoção de boas práticas por parte dos municípios com o lançamento do Selo Alece ESG na Gestão Pública em 2024”, complementou.
Também participaram do painel Uirá Felipe Lourenço, consultor técnico legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal; Marília do Socorro da Cunha Lima, analista de controle externo e coordenadora de Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte; Márcia Alencar, da Assembleia Legislativa da Paraíba, e Luan Manenti Rangel, da Câmara Municipal de Porto Alegre.
A participação da Alece no evento foi uma oportunidade de intercâmbio com outras instituições, fortalecendo parcerias e a adoção de soluções inovadoras em prol da sustentabilidade.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: Alece conta com ações contínuas
A segurança e o bem-estar dos servidores são prioridades para a Casa do Povo, por isso, ações que promovam um ambiente de trabalho adequado e com qual...
Autor: Julyana Brasileiro
Servidores da terceira turma do Agente Ecoa concluem curso com foco na sustentabilidade
A terceira turma do projeto Educação Continuada e Orientada Ambiental (Ecoa) concluiu, nesta terça-feira (08/07), o curso que teve como objetivo difun...
Autor: Julio Sonsol