Categoria Matriz

Alece participa da assinatura do Pacto contra a Fome no Ceará

Por Paulo Veras
16/06/2023 13:02 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) está engajada e comprometida com o Pacto Ceará Sem Fome, projeto do Governo do Estado, que foi assinado nesta sexta-feira (16/06) no Centro de Eventos do Ceará. A cerimônia  contou com a presença do Governador Elmano Freitas (PT), do Presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT) e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou que a  Assembleia é parceira do Governo do Estado no combate à fome. ''Criamos uma comissão específica na Casa para tratar desta questão, a Comissão de Proteção Social e Combate à Fome, presidida pela Deputada Larissa Gaspar (PT)”, disse.

A deputada Larissa Gaspar (PT) destacou o papel da Alece para a busca conjunta de resolver o problema da fome no Estado. “Nossa Comissão estará permanentemente elaborando propostas de políticas públicas que venham a solucionar a questão da fome no Ceará”, assegurou. Para a parlamentar, o Poder Legislativo é essencial em todo este processo, que requer também de outros poderes e da sociedade civil.

Cozinhas comunitárias

Evandro Leitão acrescentou que neste momento a Alece está fazendo um investimento de mais de 3 milhões de reais para a compra de kits e instalação de cozinhas comunitárias. “A fome não espera e o Poder Legislativo está atenta e trabalhando para diminuir o sofrimento dos cearenses que estão nesta situação”, afirmou.

A primeira dama da Alece, Cristiane Leitão, também presente ao evento, reforçou a importância do engajamento da Assembleia neste esforço que envolve todos os segmentos da sociedade do Estado. “O Comitê de Responsabilidade Social tem atuado nesta frente. Iniciamos uma campanha de arrecadação de alimentos em abril deste ano (Campanha Repartir a Partir de Agora) e que se encerra na próxima semana”, revelou.

Segundo Cristiane, além desta ação imediata, há o trabalho para dar resultados futuros. “A Alece está doando cozinhas comunitárias, mas também fará a capacitação das pessoas que irão operá-las, o que gera empreendedorismo e movimenta a economia”, explicou.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Alece (DGP), Elenice Ferreira Lima, falou sobre a participação dos servidores nas ações que a Casa promoverá em benefício do Pacto. “É papel de todos nós assumirmos uma postura que contribua para resolver a questão da fome. Nossos servidores sempre participam das campanhas e com certeza darão uma forte contribuição nas ações que forem desenvolvidas”, disse a Diretora.

Ações do Ceará Sem Fome

O Programa do Governo tem até agora duas ações concretas. O Cartão Ceará Sem Fome, que distribuirá mensalmente para a população em situação de pobreza ou extrema pobreza um cartão com crédito de R$300. Este valor só poderá ser usado na compra de alimentos.

A outra frente já em curso é criar cozinhas solidárias ou cozinhas comunitárias.  Serão Unidades Sociais Produtoras de Refeições que irão gerir, produzir e distribuir refeições para as pessoas beneficiadas pelo programa. 

Edição : Julyana Brasileiro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também