Comitê de Responsabilidade Social

Alece oferta atendimento dentário a catadores

Por Fátima Abreu
22/08/2023 12:05 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Ação foi realizada no Anexo III da Alece Ação foi realizada no Anexo III da Alece - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social e do Departamento de Serviço de Assistência Social (DSAS), recebeu, nesta terça-feira (22/08), catadores de materiais recicláveis para atendimentos odontológicos. A iniciativa, realizada no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), surgiu a partir da homenagem realizada em junho pelo Comitê de Responsabilidade Social, em alusão ao Mês do Meio Ambiente, às associações de catadores de material reciclável de Fortaleza e de outros municípios cearenses.

Para a primeira-dama da Alece e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, trata-se de mulheres e homens que precisam de tratamento humanizado. “É o Parlamento abrindo suas portas para todos, que precisam tanto desse olhar humanizado, para suas necessidades e transformação como ser e acredito que iniciamos com educação e saúde” afirmou.

Já o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, considerou que o Comitê de Sustentabilidade tem como meta a qualidade de vida, "não só para os nossos servidores, mas também para o pessoal que trabalha com a coleta de lixo, uma categoria importante, que trata tão bem o que a gente descarta e fazem disso uma fonte de renda", acentuou. Ele enalteceu o trabalho do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), por ter focado sua gestão "na saúde dos servidores, parlamentares, e comunidades do entorno", asseverou.

Atendimento beneficiou representantes de associações de Fortaleza - Foto: Bia Medeiros

A engenheira ambiental e sanitarista Jessica Tavares, que integra a Célula de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental, recordou que o trabalho junto aos catadores já vem de algum tempo. “Doamos os recicláveis que são gerados aqui a quatro associações, mas o atendimento de saúde se estende a todas as redes. De  início é pontual , mas prolongada porque existe um grande número de catadores", afirmou em referência às associações beneficiadas.

Saiba mais

De início, os atendimentos são de abordagem e profilaxia. Segundo afirmou a orientadora da Célula de Odontologia, Amélia Capelo, a idéia é fazer essa abordagem, um caminho pela Enfermagem, pela Nutrição e deixar essa pessoa inserida no contexto da saúde", acentuou, destacando a necessidade de mostrar o que é importante nos cuidados diários, "como o autoexame, porque há uma grande incidência de lesão cancerígena", alertou.

Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental afirmou que a ação realizada foi de grande importância, sendo "uma forma de reconhecer o trabalho já realizado por eles em prol da sustentabilidade, contribuindo para a saúde e qualidade de vida desses profissionais", asseverou. 

Na ação, uma das catadoras atendidas foi Maria de Lourdes Barreto - Foto: Bia Medeiros

Maria de Lourdes Barreto, 59 anos, catadora, há mais de 20, é uma das beneficiadas com a iniciativa da Alece. “Espero sair daqui muito satisfeita, com os meus dentes todos lindos”, comentou ela, lembrando que há muito tempo não vai ao dentista, e por conta disso, chegou a perder alguns  dentes. Moradora do bairro Farias Brito, Maria de Lourdes disse que o trabalho, apesar das dificuldades, permitiu sustentar cinco filhos, dos quais três ainda moram com ela.

Estiveram presentes catadores das associações Amigos da Natureza, Raio de Sol, Rede de Catadores, Moura Brasil, Mulheres Luta em Cena, Maravilha, Socrelp e Viva a Vida.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também