Alece lança campanha Setembro Amarelo nesta quarta-feira
Por Núcleo de Comunicação Interna09/09/2025 10:11 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança, nesta quarta-feira (10/09), às 8h30, no hall do Plenário 13 de Maio, a campanha Setembro Amarelo da Casa. Com o slogan "Falar Salva Vidas!”, o evento de abertura contará com a presença de deputados, servidores e parceiros.
As ações da campanha são realizadas por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em sintonia com a iniciativa global de conscientização e prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.
Após o lançamento da campanha, será realizada uma blitz educativa com a participação das doze células do DSAS e parceiros na esquina da rua Barbosa de Freitas com a avenida Pontes Vieira.
O diretor do DSAS, Luís Edson Sales, destaca o protagonismo da Alece em assumir e ampliar o diálogo sobre o tema dentro e fora do Legislativo. “A campanha Setembro Amarelo é promovida mundialmente e tem como principal objetivo enfatizar a importância da saúde mental e quebrar o tabu em torno do suicídio. É uma campanha de promoção da saúde, e a Alece se une a este movimento, buscando levar informações e apoio tanto aos funcionários da Casa quanto à população cearense”, afirma.
A articuladora do Comitê de Responsabilidade Social, Amanda Melo, explica que o órgão está empenhado em desenvolver ações voltadas à valorização da vida, por meio da Célula de Saúde Mental. “A campanha Setembro Amarelo da Alece reforça a importância do diálogo aberto, da escuta ativa e do apoio mútuo para promover saúde emocional. Juntos, fortalecemos uma rede de cuidado e respeito à vida. Contamos com a participação de todos nesta causa tão essencial”, ressalta.
Já a orientadora da Célula de Psicologia do DSAS, Conceição Guerra, relembra a importância de cuidar da saúde mental durante o ano inteiro. “Falar sobre sentimentos, angústias e dores não é sinal de fraqueza, mas de coragem e de cuidado consigo mesmo e com o outro. Convidamos todos a refletirem sobre o papel de cada um na promoção da saúde mental, oferecendo suporte e mostrando que ninguém está sozinho”.
Ao longo do mês serão realizadas na Alece ações para promover um espaço sadio em que os colaboradores da Alece possam falar sobre saúde mental. “Iremos realizar rodas de conversa com diferentes públicos internos, além de outras atividades. Acredito que cuidar da saúde integral dos nossos servidores é fundamental. O Setembro Amarelo nos convida a valorizar a vida, a estender a mão ao próximo e a lembrar que ninguém está sozinho. Essa é uma missão coletiva, e na Casa ela é prioridade”, detalha Luís Edson.
Parceiros
A campanha Setembro Amarelo será realizada em parceria com diversos setores, reforçando o compromisso coletivo com o tema: Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS); Comitê de Responsabilidade Social (CRS); Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi); Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP); Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace); Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce).
Serviço
Abertura oficial do Setembro Amarelo
Quarta-feira (10/09), às 8h30
Hall de entrada do Plenário 13 de Maio
Confira programação (sujeita a alterações):

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Ceará de Valores está com inscrições abertas para jovens de todo o Ceará
Estão abertas as inscrições para o programa Ceará de Valores, iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), com o objet...
Autor: Pedro Emmanuel Goes/Agência de Notícias
Alece realiza feira de produtos orgânicos e destaca práticas de alimentação saudável
Produtores locais e regionais se reuniram nesta sexta-feira (03/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), para uma feira de orgânicos...
Autor: Giovanna Munhoz/Agência de Notícias da Alece