Controladoria

Alece conclui auditoria interna na CTLegis

Por Julio Sonsol
09/09/2024 12:45 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Gestores e auditores avaliaram excelência de desempenho da CTLegis Gestores e auditores avaliaram excelência de desempenho da CTLegis - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Controladoria da Casa, realizou, nesta segunda-feira (09/09), no Complexo de Comissões Técnicas, reunião de encerramento da auditoria interna de manutenção da certificação ISO, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis). A Consultoria é vinculada à Diretoria Legislativa da Alece.

O diretor legislativo, Fabrício Machado, destacou que a auditoria faz parte do processo de gestão da qualidade. "A auditoria interna tem a batuta da Controladoria da Alece, com o comando  da controladora Silvia Helena Correia e toda a equipe dela. Ela (a auditoria) lança um olhar na caminhada da nossa certificação técnica legislativa. Gosto sempre de reprisar, é a única assembleia legislativa estadual do país com atividade finalística certificada", ressaltou.

De acordo com Fabrício Machado, a auditoria veio confirmar a competência dos auditores internos da Alece e a observância das normas por parte da consultoria técnica legislativa da Diretoria Legislativa. "A nossa maior preocupação é com a capacitação e a evolução contínuas dos processos porque os nossos maiores clientes, para além da sociedade de forma mais imediata, são os nossos deputados". 

O diretor assinalou que pelo alto nível de satisfação alcançado, atestado através de pesquisa com os clientes, os serviços prestados pela consultoria técnica legislativa são de excelência. "Mais de 90% dos clientes consultados pela pesquisa se disseram satisfeitos com todo  os serviços realizados dentro do escopo da CTLegis", revelou Fabrício Machado.

A orientadora da Consultoria, Erliene Vale, explicou que as auditorias realizadas anualmente na CTLegis já fazem parte da rotina de atividades da Casa Legislativa. Ela salientou que há dois setores da Alece que recebem certificação ISO 9001, que são o Procon, voltado ao consumidor  e a CTLegis, para o público interno. 

"Considerando as nossas atividades de auxiliar os parlamentares e os gestores da casa, buscamos o aperfeiçoamento da produção legislativa no exercício de suas funções. Uma auditoria é uma oportunidade ímpar para gente identificar por meio dos auditores, com um olhar externo ao nosso ambiente de trabalho, de que forma podemos melhorar as nossas atividades, tendo como foco principal a satisfação dos clientes", ressaltou.

Servidores acompanharam o encerramento e os resultados da auditoria. Foto: José Leomar

Segundo Erliene Vale, a razão de ser de uma certificação também é a satisfação do cliente. Desta forma se busca a melhoria do trabalho e os bons resultados no exercício das atividades dos parlamentares e dos gestores.  "Nós estamos auxiliando por meio de elaboração de projetos, de estudos e de pesquisas e com fortalecer o Poder Legislativo", disse. 

Ela revelou que auditoria realizada identificou pontos positivos do trabalho que foram aperfeiçoados ao longo do ano. "Com o auxílio da Coordenadoria de Planejamento Estratégico nós aperfeiçoamos a CTLegis, proporcionando treinamento de servidores para que possam melhorar cada vez mais a forma de execução de seus trabalhos. Também foram mapeados os riscos,  porque a norma ISO trabalha com o controle do risco que pode vir a acontecer e que possam impactar no exercício das atividades". Ela lembrou que, recentemente, todo o trabalho teve de ser realizado de forma remota, por conta do isolamento social importo pela pandemia de Covid-19. 

O assessor técnico da Controladoria, Édipo Henrique, avaliou que este ano foi inovado processo de planejamento da realização dessas auditorias do sistema de gestão na qualidade da consultoria técnico legislativa. "Em 2023 nós tivemos doze oportunidades de melhoria. E agora, em 2024, o número de oportunidade, caiu para cinco. Então a gente percebe um avanço na eficiência e eficácia do sistema de gestão da qualidade implementada pela consultoria técnica legislativa. Também houve um avanço no nível de auditoria que foi realizado pela própria Controladoria", asseverou.

A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria da Controladoria Amanda Cavalcante de Lima explicou que o trabalho de auditoria foi realizado ao longo de cinco dias, fazendo visitas "in loco" da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Diretoria Legislativa (DL), CTLegis,  Unipace e na Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti). "A gente identificou muitos aspectos positivos desde o patrocínio da alta direção até a reestruturação da infraestrutura da Coti", disse. Ela também apresentou durante a reunião o aperfeiçoamento da transparência ao processo de auditoria.

Amanda de Lima frisou que não foram identificadas não-conformidades em relação a normas ISO 9001. Segundo ela, a CTLegis está plenamente em conformidade com as normas técnicas e deve ser aprovada pela auditoria externa, para renovar a certificação. 

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também