Alece apresenta equipamentos, órgãos e projetos na 26ª Conferência da Unale
Por Paulo Veras10/11/2023 04:55 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) montou uma estrutura de stands no hall principal da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), iniciada na quarta-feira (08/11) e que vai até esta sexta-feira (10/11), no Centro de Eventos do Ceará. O objetivo é compartilhar com todas as casas legislativas do País e com seus servidores os trabalhos desenvolvidos no Ceará.
Dentre as ações expostas, está o programa Alece 2030, planejamento estratégico do Poder Legislativo estadual, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o Comitê de Responsabilidade Social, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), o Movimento das Mulheres do legislativo Cearense (MMLC), a Sala do Empreendedor e a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), além de exposição de artesanato cearense, com uma rendeira desenvolvendo sua atividade no local.
Codins
Heline Joyce, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, afirma que a participação da Casa na Unale tem sido de troca de boas práticas. “Estamos divulgando nossas ações e confirmando que elas estão alinhadas com o que vem sendo feito nas casas legislativas do Brasil”, pontua.
Unipace
A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, recebeu convites para que o trabalho feito na Alece pela Escola Superior seja exposto em painéis e eventos. "São convites para apresentarmos o trabalho, o que só indica que estamos no caminho certo. Na quarta-feira (08/11), no evento da Associação Brasileira de Escolas Legislativas (ABEL), ouvimos um depoimento reconhecendo e enaltecendo o trabalho apresentado em Genebra, na Suiça”, aponta.

Evento permite a interação com servidores que mostram as ações da Alece - Foto: Paulo Rocha
Sala do Empreendedor
Outro equipamento divulgado na Unale foi a Sala do Empreendedor, que oferece atendimento aos microempreendedores individuais (MEIs), em conjunto com órgãos parceiros, focado no desenvolvimento dos negócios de forma sustentável e inovadora, impulsionando a economia cearense. A agente de desenvolvimento Daniely Garcia ressalta que a Alece foi a primeira Assembleia a possuir este equipamento no País.
PEM
A Procuradoria Especial da Mulher da Alece esteve presente com as advogadas Jequélia Alcântara e Catarina Clares. De acordo com elas, o órgão foi bastante procurado por procuradores de outros estados para saber da experiência na Alece.
Segundo as advogadas, o grande diferencial da Alece, é que, além do equipamento em Fortaleza, já foram implantadas 124 procuradorias no interior do estado. “Nossa procuradora, a deputada estadual Lia Gomes (PDT), tem como meta prioritária a implantação de procuradorias da mulher em todos os municípios cearenses”, afirmaram.

Stands permanecem nesta sexta-feira (10/11), quando será encerrada a Conferência - Foto: José Leomar
Repercussão
A advogada Marlene Figueira, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, comenta que em geral os cidadãos não conhecem bem o trabalho das Assembleias. “Esta ação da Alece favorece a troca de experiências e é muito proveitosa” acentua.
O deputado estadual por Rondônia, Lucas Torres (Progressistas), parabeniza a Alece e destaca importância de dar publicidade aos resultados. “Sou cearense de nascimento e apaixonado por tudo do Estado. Temos aqui todas as Assembleias do País, que são o poder que representa o povo. E todo este trabalho está sendo compartilhado com este público”, assevera.
A servidora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Rita de Cássia Oliveira conta que é sua primeira participação em conferências da Unale e que tentou participar do máximo possível de painéis. “A organização está impecável e vou sair daqui com muito aprendizado”, garante.
As atividades da Conferência prosseguem até esta sexta-feira (10/11). Acompanhe a programação disponível no link https://unale2023.com.br/ .
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Alece recebe formação em Comunicação e Direitos LGBTI+ para jornalistas
Com o objetivo de promover a qualificação dos profissionais de comunicação que atuam na Alece, foi realizada, nesta quinta-feira (11/09), o “Fala Paju...
Autor: Ana Vitória Marques e Paulo Veras
Dia do Repórter Fotográfico: equipe da Alece registra história da Casa do Povo
As lentes estão sempre prontas para captar momentos importantes, eventos, pessoas, o presente acontecendo. Neste 2 de setembro, Dia do Repórter Fotogr...
Autor: Paulo Veras e Ana Vitória Marques
15 anos da Agência de Notícias da Alece: servidores promovem informação pública de qualidade
O que acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) chega à população com qualidade e transparência por meio do trabalho dedicado das...
Autor: Julyana Brasileiro