Comitê de Responsabilidade Social

Alece anuncia programação do Setembro Amarelo

Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS e Agência de Notícias da Alece
03/09/2024 11:18 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Programação tem atividades variadas tratando da prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental Programação tem atividades variadas tratando da prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), inicia nesta semana as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.

As ações têm início nesta quarta-feira (04/09) e se estendem até o final do mês, com uma programação diversificada que inclui grupos sistêmicos, Oficina Despertar, rodas de conversa e intervenções em vários setores do Poder Legislativo. Esses eventos têm por finalidade oferecer apoio, informação e ferramentas práticas para lidar com questões relacionadas à saúde mental.

A Alece atua de forma contínua com a promoção à saúde mental de servidores e comunidade do entorno por meio das Células do CRS e do DSAS. Em setembro, a Assembleia Legislativa reforça essa missão, com a realização de atividades que buscam contribuir com a campanha do Setembro Amarelo e a sensibilização sobre o tema da saúde mental e a prevenção do adoecimento psíquico, reafirmando seu compromisso com o bem-estar dos públicos interno e externo.

Plantão psicológico

Como parte desse esforço, o plantão psicológico da Célula de Psicologia do DSAS está em operação, oferecendo atendimento tanto ao público interno quanto à comunidade do entorno. O plantão funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h20min e das 13 horas às 16h20min. Aqueles que necessitam de apoio podem entrar em contato pelo telefone (85) 3277.3781. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e seguro para discussões e ações que incentivem a valorização da vida, com atividades voltadas para todos os setores da Casa Legislativa.

Iniciativas como a campanha Setembro Amarelo, na avaliação da psicóloga da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Nara Guimarães, são extremamente pertinentes, já que sinalizam e conscientizam sobre a importância da prevenção do suicídio, ao mesmo tempo que alertam e desmistificam o tema. “Durante o mês, um tema antes tão tabu se torna visto, falado, divulgado e debatido. Sai da exclusão para inclusão, onde é possibilitado que mais pessoas tenham conhecimento sobre causas, prevenção e pósvenção, bem como onde e quando buscar ajuda”, pontuou.

De acordo com a psicóloga da Alece, Nara Guimarães, a ideação ou tentativa de suicídio têm causas multifatoriais e alguns sinais de alerta podem ser identificados. “A falta constante de ânimo ou motivação para a vida até em atividades corriqueiras; desleixo ou falta de autocuidado com a aparência em si; relatos de sensação de vazio e falta de perspectiva de futuro; apatia e cansaço intensos; disfunção alimentar por excesso ou falta de apetite; alterações severas de humor sem motivos, gerando maior irritabilidade ou impaciência; insônias ou excesso anormal do sono; queda da libido e a necessidade de isolamento constante”, assinala.

Conforme Nara Guimarães, a pessoa em sofrimento psíquico precisa saber que existem ferramentas para o alívio de seus sintomas e melhor ajustamento das emoções e sentimentos frente aos desafios da vida. "É importante buscar ajuda qualificada e, quando o cidadão estiver impossibilitado, que a família ou rede de apoio se engaje neste cuidado da saúde mental", explica.

Onde buscar ajuda

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h, Samu 192, prontos-socorros e hospitais;

Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita, 24 horas, todos os dias). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat.

Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (ATAI), no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, no bairro Messejana, em Fortaleza. O serviço foi criado por médicos da Residência em Psiquiatria do Hospital de Messejana e é destinado a pessoas com idade a partir de 16 anos. Mais informações, ligue para o número (85) 98888-8200.

Saiba mais

O Setembro Amarelo surgiu em 2015 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, ao longo do mês, ações de órgãos e entidades diversas mobilizam para o tema da saúde mental. Em 2024, o lema da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda!”.

Programação

4 a 25 de setembro - Grupos Sistêmicos - Setembro Amarelo. Horário: Quartas, às 15 horas, e quintas, às 10 horas. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas (2º andar do Anexo III).

11 de setembro - Abertura do Setembro Amarelo. O evento contará com mesas expositoras das Células do DSAS e CRS, abordando temas voltados para a promoção da saúde mental, incluindo a prevenção do adoecimento psíquico. Horário: 9 horas. Local: Térreo do Anexo III - hall de entrada (em frente ao Ciadi).

11 a 30 de setembro - Blitz de intervenção nos setores da Alece. Horário: 9 horas. Local: Sede e Anexos II, III e IV.

14, 21 e 28 de setembro - Oficina Despertar no Programa Alcance. Horário: 12h30min às 14 horas. Local: Auditório do Anexo II (6º andar).

19 de setembro - Afetos Literários. Horário: 9h30min. Local: Auditório Lucila Bonfim (2º andar do Anexo III).

9, 16, 23 e 30 de setembro e 7 de outubro - Farol Masculino. Horário: 10 horas às 11h30min. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas (2º andar do Anexo III).

25 de setembro - Roda de conversa "Todos juntos pela vida!". Horário: 9 horas. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas (2º andar do Anexo III)

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também