Alece 190 anos: Alece FM inaugura Estúdio Narcélio Limaverde e estreia novos programas
Por Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece04/04/2025 13:10
Compartilhe esta notícia:

A Rádio ALECE FM 96,7, emissora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), inaugura oficialmente o Estúdio Narcélio Limaverde, em homenagem ao jornalista, radialista e fundador da emissora em 2007.
O Estúdio Narcélio Limaverde reconhece o relevante trabalho que o radialista, jornalista, publicitário e ex-deputado estadual prestou à comunicação radiofônica cearense por mais de seis décadas e por seu pioneirismo como apresentador do primeiro programa institucional e educativo da comunicação pública.
O programa Narcélio Limaverde foi conduzido pelo apresentador entre 2007 e 2019 na ALECE FM, à época FM Assembleia. Mesmo depois do seu falecimento, em 26 de janeiro de 2022, o Programa Narcélio Limaverde permaneceu na grade de programação da ALECE FM, apresentado pela jornalista Kézya Diniz, de terça a quinta, das 8h às 9h. O programa manteve o estilo deixado apresentador, com entrevistas, prestação de serviço para a sociedade e com as principais informações da Alece.
A partir desta terça-feira (08/04) estreia o Programa Alô Alece, cuja linha editorial é inspirada no legado deixado por Narcélio Limaverde.
“Nossa homenagem ao Narcélio é diária e eterna. Seguimos no exemplo da simplicidade e na forma direta de comunicar as informações junto ao público. O Alô Alece, programa que irá suceder o Programa Narcelio Limaverde, terá, inicialmente, a mesma dinâmica,mantendo a alegria e os bons encontros. Na sequência, vamos rumo à integração entre os veículos. Como dizem: vem coisa boa por aí. E todos estão convidados a seguir nessa sintonia”, reforçou a jornalista Kézya Diniz.
BIOGRAFIA
Narcélio Sobreira Limaverde nasceu em Fortaleza, em 8 de agosto de 1931. Filho de José Limaverde Sobrinho, um dos pioneiros no radialismo cearense, e de Leda Sobreira Limaverde. Iniciou a carreira como radialista na Ceará Rádio Clube PRE-9, em 1954, onde também ocupou a função de assistente da direção comercial.
No rádio, ganhou dos ouvintes e admiradores a denominação de “O locutor dos brotinhos”. Em 1960, esteve presente na fundação da primeira emissora de televisão do Ceará, a TV Ceará (Canal 2), dos Diários Associados, e se tornou o primeiro apresentador de TV do Estado.
Foi também jornalista na Rádio Jornal do Comércio de Recife, em Pernambuco, até ser contratado, pelo Sistema Verdes Mares, em 1970, como apresentador de notícias na rádio e TV, tornando-se pouco tempo um dos dirigentes da emissora. Trabalhou ainda na TV e Rádio Uirapuru, AM Cidade, Rádio Assunção Cearense e Rádio AM do Povo.
Além de uma trajetória de sucesso em diversos veículos de comunicação do Estado, Narcélio Limaverde foi deputado estadual, sendo o parlamentar mais votado em 1986, com 36.468 votos. Durante seu mandato, teve a oportunidade de contribuir para a elaboração da Constituição Estadual de 1989 e ocupou o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa.
NOVOS PROGRAMAS
Além do programa Alô Alece, que estreia no dia 8 de abril, a Alece FM vai apresentar mais produtos voltados para a divulgação da cultura no Ceará e no Brasil.
Um dos quadros do programa Alô Alece, às quintas-feiras, é a Agenda Cultural, apresentada por Lilian Martins, com produção da jornalista Clara Pinho e do Núcleo de Cultura da Alece FM. A partir das sextas-feiras, também vai divulgar, durante boletins ao longo da programação, a programação cultural de Fortaleza nos finais de semana, valorizando os artistas da terra.
O programa Qual é o Tom do Ceará, apresentado pela jornalista Ian Gomes, aos sábados, ganha reprise às quartas-feiras, entre as 20h e 21h. Além disso, o jornalista Renato Abreu estreia o programa MPB na Alece FM, aos sábados, às 18h, com reprise às terças-feiras, às 21 horas.
Veja também

Alece ilumina de azul o Plenário 13 de Maio para marcar mês de conscientização sobre o autismo
Frequentadores e pessoas que passam pelo entorno do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no período noturno já notam uma ilumin...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece