ASSALCE

“Agosto Lilás: a importância da autonomia financeira no combate à violência doméstica”

Por ALECE
02/08/2022 11:02 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Série de reportagens tratará de temas relacionados à saúde da mulher e ao combate à violência Série de reportagens tratará de temas relacionados à saúde da mulher e ao combate à violência - Arte: Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce

O lilás dá o tom ao mês de agosto, trazendo um alerta sobre a importância do combate à violência doméstica. Esse tema volta a fazer parte das redes sociais da Associção dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e este ano entrará no Portal do Servidor, por meio de reportagens especiais sobre a evolução e transformação da sociedade brasileira após a criação da lei 4.121 de 27 de agosto de 1962, popularmente conhecida como Estatuto da Mulher Casada, que completará 60 anos no próximo dia 27 de agosto.

Em 1916 o Código Civil Brasileiro definia a mulher casada como incapaz de realizar certos atos e determinava que ela necessitava da autorização do seu marido para exercer diversas atividades, inclusive a de ter uma profissão ou receber herança.

Em 27 de agosto de 1962, a Lei 4.121 mudou essa situação, contribuindo para a emancipação feminina em diversas áreas. Essa lei mudou mais de dez artigos do Código Civil vigente, dentre eles o 6º, que atestava a incapacidade feminina para alguns atos. Além de poder tornar-se economicamente ativa sem necessitar da autorização do marido, a mulher passou a ter direito sobre os seus filhos, compartilhando do pátrio poder e podendo requisitar a guarda em caso de separação.

Saiba mais

Em uma série de entrevistas com parlamentares e personalidades de nossa sociedade, as repórteres Julyana Brasileiro e Arituza Timbó abordarão temas como a equidade de gênero no mercado de trabalho, a capacitação e qualificação profissional das mulheres, empreendedorismo feminino, independência financeira, combate ao assédio moral e sexual nas empresas, dentre outros assuntos.

A sérieAgosto Lilás: a importância da autonomia financeira no combate à violência doméstica” tem direção e produção de Virgínia Bastos, assessora de Marketing e Comunicação da Assalce e supervisão de Luis Edson Sales, presidente da Associação, e do jornalista Salomão de Castro, chefe do Núcleo de Comunicação Interna da Alece.

Da Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também