Categoria Matriz

Advogado do Procon Assembleia diz ser vantajoso usar saques do FGTS para liquidar dívidas

Por ALECE
21/06/2022 11:37 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

beneficiários terão até o fim do ano para movimentar valores beneficiários terão até o fim do ano para movimentar valores - Arte: Divulgação

O Governo Federal vem liberando parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No início do mês, foram permitidos saques de até R$ 1.000,00, liberados pela Caixa Econômica Federal. Os beneficiários terão até o final de dezembro de 2022 para movimentar os valores. Quem não quiser o dinheiro poderá optar pela devolução por meio do aplicativo FGTS ou ainda não movimentar os valores até o fim do ano, quando então automaticamente o valor retorna ao fundo.

O advogado Rômulo Augusto, do Procon Assembleia, orienta os beneficiários sobre as formas mais vantajosas de empregar o dinheiro do saque do FGTS. Segundo ele, é bem vantajoso utilizar esse recurso para quitação de dívidas. "As dívidas, quando já vencidas, têm juros exorbitantes, sejam quais forem. Os juros sempre são maiores que os rendimentos obtidos em aplicações financeiras ou quando se busca manter o saldo no FGTS", aponta.

É importante lembrar que quem não quiser fazer o saque não perderá o valor, que retorna para sua conta do FGTS. O calendário de pagamentos começou no dia 20 de abril pelos nascidos em janeiro e terá depósitos seguindo a ordem de nascimento dos trabalhadores. No dia 30 de abril, receberam os nascidos em fevereiro. Estes dois grupos já têm o dinheiro disponibilizado.

Cálculo é necessário, orienta advogado

Os novos saques foram autorizados pelo Ministério da Economia em março de 2022. De acordo com o governo, são 42 milhões de trabalhadores que poderão sacar parte do saldo de contas ativas e inativas.

Apesar desta regra tácita dos juros sobre as dívidas superarem as aplicações financeiras, o advogado recomenda que se faça um cálculo. "É interessante fazer as contas antes, para verificar o quanto se está pagando de juros, com a dívida em aberto. É possível que haja algum rendimento que supere o juro a ser pago, mas normalmente não é isso que ocorre. Então, vale muito a pena sacar o saldo do FGTS para quitar contas atrasadas", afirma Rômulo Augusto.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também