Comitê de Responsabilidade Social

Adubo orgânico produzido na Alece é distribuído para servidores da Casa

Por Paulo Veras
04/09/2025 13:48 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Adubo orgânico produzido na Alece é usado nos jardins e o excedente é disponibilizado para os servidores. Adubo orgânico produzido na Alece é usado nos jardins e o excedente é disponibilizado para os servidores. - Foto: José Leomar

A geração de resíduos orgânicos na Alece percorre um caminho diferente até a destinação final: compostagem e transformação em adubo orgânico, no lugar de ir para um aterro sanitário. É uma iniciativa sustentável da Casa do Povo realizada pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS).

Para divulgar a disponibilização de adubo e sensibilizar para as práticas sustentáveis, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, e a equipe do CRS percorreram três setores da Casa nesta quinta-feira (04/09) distribuindo pacotes do adubo.  

O material é utilizado nos jardins da Alece e o excedente é colocado à disposição dos servidores interessados. A entrega é realizada na Sala de Gestão de Resíduos, no subsolo do anexo III, e o contato pode ser feito pelo telefone 3277-2821. Entenda mais sobre o processo de compostagem da Alece

Tainah Marinho Aldigueri apontou que ações como essa são fundamentais. “Reciclar esses resíduos orgânicos significa diminuir a quantidade de lixo que é enviado aos aterros, diminuir a emissão de gases poluentes e melhorar a fertilidade do nosso solo”.

A primeira-dama afirmou ser importante despertar nas pessoas a consciência de cuidar do meio ambiente dentro e fora da Alece. “Sabemos da visibilidade que esta Casa tem e do potencial de ações como essas reverberando em toda a sociedade”. 

Pátio de compostagem fica no anexo III da Casa. Foto: Marcos Moura

Sensibilizar para mobilizar

A ação desta quinta-feira visitou a Célula de Logística, a Comunicação Social e o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e contou com a participação de Amanda Melo, articuladora do CRS; Yuri Passos, orientador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental; Felipe Vidal; Eliseu Bastos e Elenilson Silva. 

Adubos foram distribuídos aos servidores pela equipe do CRS. Foto: José Leomar

O grupo explicou como é realizado o trabalho da compostagem, que tem como resultado o adubo orgânico produzido na Casa há mais de um ano. Yuri Passos disse que os resíduos orgânicos produzidos nas copas, que antes iria para o aterro, passaram a ser usados no processo.

“Fazer essa entrega é uma forma de a gente promover o que é a compostagem, o que é que é feito aqui dentro da Casa e também incentivar os servidores a pegar um pouquinho desse composto”, assegurou.

Servidores compram a ideia

A orientadora do Setor de Publicidade Institucional da Alece, Ticiane Morais, já usa o adubo feito na Alece e aplaudiu a iniciativa de transformar os resíduos orgânicos produzidos nas copas. “É muito importante porque é usado na Casa, né? E doar o excedente para os servidores é maravilhoso. Para os servidores que gostam de plantas, como eu, é ótimo porque o produto é muito bom”, garantiu. 

Ticiane, da Publicidade, já usa o adubo nas plantas de Casa e recomenda. Foto: José Leomar

Larissa da Costa, estagiária do Setor de Logística, também recebeu o adubo orgânico. Para ela, a ideia da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental é incrível. Ela contou que a avó tem um jardim cheio de plantas e flores e que vai usar o adubo nesse espaço.

Larrissa (na ponta esquerda) recebeu o adubo e parabenizou a iniciativa. Foto: José Leomar

“Eu fico muito orgulhosa de fazer parte de uma Casa que se importa com o clima, o meio ambiente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eu fico muito feliz. Eu acho uma ótima ideia e eu espero que continue e que mais pessoas sigam o exemplo, pois todos nós temos que cuidar do nosso meio ambiente”, disse. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br   
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/  

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

Veja também