Departamento de Saúde e Assistência Social

Ações voltadas para saúde do homem marcam Semana da Enfermagem

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
10/05/2023 15:55 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, participou das atividades Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, participou das atividades - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará prossegue com a Semana da Enfermagem, no Anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). A coletânea de atividades realizadas nesta quarta-feira (10/05) inclui aferição de glicemia e pressão arterial, vacinação para os profissionais de saúde do Anexo e uma sala de espera dedicada à saúde do homem.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, sinaliza a importância da Semana da Enfermagem e parabeniza a Célula de Enfermagem do Departamento pelo trabalho que vem sendo prestado. "A série de ações que a nossa equipe de Enfermagem vem realizando é feita na linha de prevenção a doenças e de promoção da saúde, objetivos fundamentais do DSAS. Fico satisfeito com mais esse trabalho de excelência promovido pela Célula, na pessoa da orientadora Odete Sampaio, que oferece inclusive um espaço dedicado aos homens, que muitas vezes esquecem ou não têm tempo de se cuidar", pontua.

O urologista da Célula de Clínica Médica do DSAS, André Castelo, comunica a abertura de atendimentos e relevância da área de atuação. "A urologia trata não apenas de questões envolvendo a sexualidade masculina e tumores envolvendo a próstata. Ela trata das doenças das vias urinárias, em homens e mulheres de todas as idades", afirma.

Servidores durante as atividades - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

Carlos Augusto, ginecologista do DSAS, afirma que o homem tem expectativa de vida inferior à da mulher. "O homem vive em média sete anos e meio a menos que as mulheres. Fatores que colaboram para esse quadro incluem agressões e acidentes de veículos, doenças do aparelho circulatório e neoplasias", explica.

O ginecologista acrescenta que o excesso de peso e leniência na realização de exames preventivos também prejudica a qualidade de vida do público masculino. "Conforme dados do Ministério da Saúde, os homens são mais acometidos por excesso de peso. Eles consomem menos frutas, legumes e verduras, além de serem mais propensos ao álcool e ao tabagismo. Existe, ainda, a falta de busca por exames preventivos de câncer de próstata, amplamente divulgados nas campanhas do Novembro Azul", alerta.

Encerramento

A semana terá encerramento com a cerimônia de passagem da lâmpada, nesta sexta-feira (12/05). A solenidade representa, para a Enfermagem, a responsabilidade que os profissionais assumem de manter acesa a chama do atendimento e do acolhimento.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também