Agenda Cultural

ACI realiza roda de conversa e lança livros sobre desinformação e eleições

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com ACI
18/10/2024 15:06 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Eliara Santana é jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa Eliara Santana é jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa - Foto: Divulgação/acervo pessoal

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) realiza, neste sábado (19/10), roda de conversa sobre o tema “Desinformação e eleições – a máquina de mentiras que desestabiliza o debate público”, com a jornalista e pesquisadora Eliara Santana. O evento é uma parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a ADUFC – Seção Sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará. O evento acontece a partir das 13 horas, no auditório da ACI (rua Floriano Peixoto, 735 – 5º andar).

Em seguida, a jornalista irá autografar três livros no terraço, de sua autoria ou coautoria. Suas obras abordam a temática apresentada, em uma reflexão sobre os impactos da desinformação nos processos eleitorais brasileiros, discussão oportuna às vésperas do segundo turno das eleições municipais.

Eliara Santana é jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa, na linha de Análise do Discurso, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pesquisadora do Observatório das Eleições, coordenado pelo professor Leonardo Avritzer, e professora de pós-graduação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi pesquisadora associada no Centro de Lógica, com pesquisa sobre desinfodemia e ecossistema de desinformação. Também integra o grupo de pesquisa Mídia, Opinião Pública e Relações Internacionais (MOPRI/UEPB).

Seu campo de estudo aborda eleições e mídia no cenário nacional, tema dos livros de sua autoria, que discorrem sobre como o ecossistema de desinformação tem moldado a opinião pública e prejudicado o debate democrático. Segundo a palestrante, “não é possível discutir e entender os processos democráticos no Brasil sem compreender o funcionamento do sistema de comunicação e do ecossistema de desinformação, que estão em interface”.

A autora ressalta que esse fenômeno tem sido especialmente prejudicial nos últimos anos, desestabilizando o diálogo público e a confiança nas instituições e destaca a importância de ampliar o debate sobre a comunicação e a desinformação, especialmente diante dos desafios democráticos atuais. “Mais do que nunca, é primordial discutirmos os caminhos da desinformação e o papel da comunicação para a democracia”, afirma.

Arte: Divulgação/ACI

Sobre os livros

Após o evento, a autora autografa livros de sua autoria e coautoria:

– Jornal Nacional – Um projeto de poder: A narrativa que legitimou a desconstrução da democracia brasileira. O livro mostra como o jornal de maior audiência da televisão brasileira foi personagem ativo de alguns dos principais acontecimentos políticos brasileiros dos últimos anos – da Lava Jato, ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), da prisão e do silenciamento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a ascensão de Jair Bolsonaro (PL).

– Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil. Organizadores: Eliara Santana, Leonardo Avritzer e Rachel Bragatto. O processo eleitoral de 2022 foi um dos mais intensos e complicados das últimas décadas no país, em especial no que toca aos abusos de poder, à desinformação e ao desrespeito às regras do jogo democrático. Nesse período, pesquisadores do Observatório das Eleições – iniciativa que, desde 2018, produz análises sobre os processos eleitorais – dedicaram-se a compreender as questões que emergiram e a produzir artigos para que essas reflexões fossem compartilhadas com a sociedade brasileira. A partir desse movimento, nasceu o livro.

Comunicação, Desinformação e Reconstrução Democrática do Brasil. Sintetiza as discussões de um seminário realizado em 2023, iniciativa conjunta do Observatório das Eleições e da Democracia em conjunto com o Centro de Estudos de Mídia Alternativa “Barão de Itararé”. A ideia do seminário surgiu de uma grande inquietação para entender as interfaces entre comunicação, desinformação e democracia, sobretudo após os últimos cinco anos, quando assistimos à consolidação de um poderoso ecossistema de desinformação, causador de tantos danos ao país.

Saiba mais

O evento é aberto ao público e promete ser uma oportunidade valiosa para aprofundar as discussões sobre os efeitos da desinformação na política brasileira, com foco no papel dos meios de comunicação e no impacto das eleições de 2022. Enquanto acontece a tarde de autógrafos, os presentes poderão aproveitar da bela paisagem do terraço, com vista para a Praça do Ferreira, com uma musiquinha boa e cervejinha gelada, em valor acessível, garantindo um ambiente descontraído para a troca de ideias. 

Serviço: Roda de Conversa/palestra com Eliara Santana sobre o tema “Desinformação e eleições – a máquina de mentiras que desestabiliza o debate público”, seguida de lançamento dos livros, que serão autografados pela autora. Data: sábado (19/10). Horário: 13 horas. Local: Auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI), 5º andar. Endereço: Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro, Fortaleza. Entrada gratuita.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também