ASSALCE

Ação "Saúde da Mulher" e homenagens mobilizam servidoras da Alece

Por Paulo Veras
14/03/2024 14:48 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Servidoras receberam homenagens em atividade no Comitê de Imprensa da Alece Servidoras receberam homenagens em atividade no Comitê de Imprensa da Alece - Foto: Paulo Rocha

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) promoveu, nesta quinta-feira (14/03), a ação “Saúde da Mulher”. O evento aconteceu no hall de entrada do Plenário 13 de Maio, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, ocorrido em 8 de março. Ainda na atividade, que teve desdobramento no Comitê de Imprensa, foram homenageadas 18 servidoras em decorrência de seus papeis na idealização, concepção e execução de projetos na Alece.

No evento, o público teve também a oportunidade de obter informações sobre a prevenção de doenças físicas e emocionais que afligem as mulheres, além de questões sobre as diversas fases vividas pelo corpo feminino. 

A primeira-dama da Alece e presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Cristiane Leitão, destacou a participação das mulheres da gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT). “Temos mulheres em cargos de gestão, de direção e à frente do desenvolvimento de projetos importantes dentro da Casa”, salientou.

Cristiane registrou que muitos dos projetos apresentados por mulheres têm sido acatados e desenvolvidos na Casa. “Essa homenagem é justa e necessária. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, da Organização das Nações Unidas (ONU), preconiza a igualdade de gênero, valorizando o papel da mulher. Nós estamos fazendo isso na Alece”, reforçou.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece e presidente do MMLC, ao discursar - Foto: Paulo Rocha

A deputada Drª Silvana (PL) fez questão de citar como a gestão tem respeitado as mulheres. “Existem serviços que só o parlamento cearense oferece aos servidores e que nenhuma outra assembleia possui, como o atendimento para Fibromialgia”, enfatizou.

Luis Edson Sales, presidente da Assalce e diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), afirmou que o trabalho realizado por mulheres na Casa conta com o apoio da gestão. “O presidente sempre apoiou o trabalho das mulheres e elas vêm dando resposta positiva. Ao realizarmos esta homenagem estamos incentivando que outras participem”, explicou.

A ação teve o apoio do MMLC e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, por meio das participações da equipe da Sala de Saúde da Mulher e das células de Nutrição, Análises Clínicas e Psicologia.

Servidoras homenageadas

Durante o evento, a primeira-dama, Cristiane Leitão, a deputada Dra. Silvana (PL), o presidente da Assalce e diretor do DSAS, Luis Edson Sales e o orientador do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, Salomão de Castro, fizeram a entrega de certificados de reconhecimento para servidoras da Casa que idealizaram, desenvolveram e implantaram projetos de importante relevância social. A entrega das homenagens foi comandada ainda por Magnólia Paiva, da Rádio FM Assembleia.

Luis Edson Sales, presidente da Assalce e diretor do DSAS, destacou a importância da atividade - Foto: Paulo Rocha

As primeiras a receberem a comenda foram Maria Teresa Holanda Machado, Hermária de Mendonça Câmara, Ana Carmem Ferreira Freire, Maria Flávia Amâncio Campos e Thailla Thatylla Sousa Castro.

Em seguida, o certificado foi entregue para Viviane Vale Elian Brasileiro, Meire Costa Lima, Carine Nogueira Diógenes, Maria Rosilene Fonteles Aragão e Nathália Gomes dos Santos Alves.

Logo após foi a vez de Tamires Campos Guimarães, Kátia Quitéria Gomes da Silva, Itanara Barbosa Miguel, Raisa Lou Fagundes Pontes, Maria Elisbeth Evangelista Moraes, Jacqueline da Nóbrega Ribeiro e Virgínia Maria Pinheiro Bastos. Lídia Andrade Lourinho, também homenageada, não compareceu em virtude de estar em viagem.

Ação “Saúde da Mulher” foi realizada no hall de acesso ao Plenário 13 de Maio - Foto: Paulo Rocha

Kátia Gomes, reconhecida por seu trabalho de colaboração com a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho disse estar feliz. “Sinto-me honrada de ser homenageada em meio a tantas mulheres extraordinárias. Creio ser fruto de um trabalho feito com amor em prol da sociedade cearense”.

A ex-deputada estadual e presidente de honra do MMLC, Meire Costa Lima, falou e agradeceu em nome de todas as homenageadas. “Ficamos muito felizes com este reconhecimento que muito nos engrandece. A homenagem aumenta a responsabilidade de todas nós de trabalhar ainda mais por todo o povo cearense”, ratificou.

Homenagem especial

A presidente do MMLC e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, recebeu homenagem especial do Núcleo de Comunicação Interna da Alece. Ela discorreu sobre vários projetos desenvolvidos na Casa e ressaltou o papel das servidoras homenageadas.

Cristiane Leitão apontou ainda o aumento da participação feminina na Casa, com a atuação de nove deputadas estaduais: Drª Silvana, Juliana Lucena (PT), Emília Pessoa (PSDB), Gabriella Aguiar (PSD), Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania), Marta Gonçalves (PL) e Jô Farias (PT).

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também