Ação do Outubro Rosa incentiva solidariedade entre as servidoras da Assembleia
Por ALECE15/10/2019 17:03
Compartilhe esta notícia:
Uma ação de incentivo à solidariedade entre as servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará, conduzida pela Associação dos Servidores (Assalce), em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, marcou a manhã desta terça-feira (15/10). A atividade teve como foco a prevenção do câncer de mama, por meio da realização de uma campanha para arrecadação de leite e cabelos, que, após transformados em perucas, serão doados a pessoas em tratamento quimioterápico.
Também foi realizada uma palestra com a fisioterapeuta Isabel Côrtes, do DSAS, no auditório do Comitê de Imprensa. Ela falou sobre a importância da fisioterapia durante o tratamento da doença, acompanhada de representantes das instituições Rosa Viva e Toque de Vida, que abordaram aspectos relacionados à prevenção do câncer de mama. Durante a palestra, houve uma demonstração da forma correta de fazer o autoexame.
As doações arrecadadas serão entregues à Associação Toque de Vida para a confecção de perucas e, assim, promover a autoestima de mulheres e crianças em tratamento de câncer. Para quem quis doar o cabelo, no hall da Assembleia, foi disponibilizada uma cabeleireira à disposição para o corte. Também foi realizada uma oficina de lenços e serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação nutricional preventiva e curativa.
O presidente da Assalce, Luís Edson Corrêa, frisou que a saúde é o maior bem que todos têm. "Um servidor sem saúde e sem autoestima não tem as condições ideais para trabalhar. A prevenção é a melhor alternativa de evitar o agravamento das enfermidades. Por isso, a Associação e o Departamento, dentro das atividades do Outubro Rosa, resolveram fazer essa ação", afirmou. Ele lembrou que as entidades promove outras atividades, no sentido de promover o bem estar dos servidores.
A nutricionista Marília Pessoa, do DSAS, que também prestou orientações ao público, explicou que o câncer está ligado a fatores genéticos, mas também a hábitos alimentares. "Para se prevenir, a pessoa deve procurar ingerir alimentos mais naturais possíveis, evitar produtos industrializados ou ultraprocessados como mortadela e presunto, que têm grandes quantidades de nitritos que têm alto poder cancerígeno", afirmou. Em substituição aos referidos alimentos, ela recomenda frutas, grãos integrais e verduras que têm substâncias antioxidantes.
A ação foi coordenada por Renata Leandro e Myrna Menezes, ambas do DSAS. ''Esse movimento é em alusão à campanha Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama que acomete muitas mulheres em todo o mundo. Fazemos a sensibilização para que as mulheres, principalmente depois dos 40 anos, possam fazer o autoexame sempre que possível", afirmou Myrna Menezes.
Ampliando doações
A servidora Verônica Barreto, que é facilitadora da Oficina de Modas, também participou da ação, produzindo lenços e turbantes para a cabeça. Ela informou que foram produzidos, com os retalhos arrecadados, cerca de 50 unidades. "Resolvemos atender ao convite do presidente da Associação e diretor do DSAS, Luís Edson, e fazer essas peças para pessoas quem estão em terapia, dentro dessa campanha linda que é o Outubro Rosa", explicou.
Para as pessoas que queriam cortar o cabelo com o objetivo de doar, a cabeleireira Silene esteve no hall da Assembleia. Ela informou que recebeu o convite da servidora Virgínia Bastos, e de pronto atendeu, sem nenhuma remuneração. "É a nossa contribuição e solidariedade para as pessoas que precisam de um atenção à autoestima", afirmou. A colaboradora Bárbara Martins, dos serviços gerais, doou parte dos seus cabelos, após a realização do corte. "Eu quis ajudar pessoas próximas. O que não serve mais para gente, serve para o outro e aproveito para mudar o visual", acentuou.
O deputado e médico oncologista Carlos Felipe (PCdoB), presente ao evento, elogiou a iniciativa da Assalce e DSAS. "É um movimento belíssimo. A gente sabe que o câncer também causa problema estético, e aqui foram doados retalhos que estão servindo para a confecção de lenços. Sem dúvida, a autoestima é fator importante neste momento tão difícil", defendeu. O parlamentar também destacou as demais ações que visam a prevenir a doença.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)