Abordagem Sistêmica nas Organizações mobiliza Webinar
Por ALECE19/05/2021 11:46
Compartilhe esta notícia:
O Webinar, promovido pela Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), segue tratando de assuntos de interesse dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará. Nesta terça-feira (18/05), o tema escolhido foi “Abordagem Sistêmica nas Organizações, Impacto, Relevância e Benefício”, com exposição feita pelo "casal sistêmico" Vanessa Silva Barros e Adriano Pereira Barros. Ele é terapeuta sistêmico e constelador familiar, com experiência em mentoria pessoal e organizacional. Vanessa Barros é terapeuta educacional, especialista em saúde mental e mestranda em ciências da educação. Cerca de 95 servidores e servidoras participaram do encontro virtual.
Na abertura, Vanessa Barros agradeceu o convite feito pela primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, e enalteceu o trabalho que vem sendo realizado no Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, que teve implantada uma Célula de Saúde Mental, para atendimento dos servidores e comunidade. Vanessa e Adriano Barros realizaram uma exposição conjuntamente, intercalando frases sobre o assunto abordado ao longo do Webinar.
O casal frisou que as organizações giram em torno de pessoas e funcionam a serviço do todo (públicos interno e externo). Assim, conforme afirmaram, está se falando de todos que participam da estrutura organizacional. "A abordagem sistêmica nos ajuda muito nas nossas decisões em benefício dos todos”, frisaram. A ideia é mostrar que há um conjunto de interações que articulam o trabalho da organização, e não se trata de desempenhos individuais mas de uma ação de equipe.
Importância do coletivo
"Nesta sala (virtual) estamos formando o sistema Webinar. Nesta perspectiva, queremos que todos fiquem à vontade para interagir. Haverá impacto, relevância e benefícios. Quem forma as organizações somos nós. É importante trazer para cada um de nós que somos a bola dourada no trabalho. Sem esses sujeitos nada será realizado”, avisou o casal sistêmico.
De acordo com os expositores, em todo movimento de expansão de consciência, há alguns movimentos que causam desordem e são consequências do que aconteceu no passado. Mas saber disso não leva a uma solução. É preciso conhecer o sistema vivo como um todo, na compreensão de Vanessa e Adriano.
“Quando a gente traz uma organização, existe, muitas vezes, uma situação que precisa ser resolvida, sem que se perceba o pano de fundo. Às vezes, uma pequena mudança gera um resultado muito satisfatório. Em uma determinada empresa, as pessoas percebem que o clima mudou, sem que muitas pessoas nem percebam o que mudou”, afirmaram os palestrantes. Segundo Vanessa e Adriano, quando se consegue ver a empresa como um sistema vivo, se vê possibilidade de trazer uma realidade muito mais favorável para que a organização realize o seu propósito. Na visão deles, a Assembleia Legislativa está trabalhando neste sentido, desenvolvendo um trabalho coletivo.
“Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes, de modo a formar um todo organizado. Ter sistema significa formar um conjunto. Quando se olha para todo o sistema, isso já ajuda na tomada de decisões. A percepção de um sistema faz com que as pessoas tomem atitudes, compatíveis com o todo. Quando não se percebe isso, pode-se sair da linha e há o risco de que isso custe muito caro”, asseverou.
Como exemplo, o casal citou uma escola onde realizaram um trabalho de atendimento. A unidade de ensino passou a ter muitas dificuldades com muitos alunos no nível secundário. “A gente percebeu que as coisas estavam esquisitas: alunos eram dispersos, professores não atraíam a atenção dos estudantes. Foi preciso olhar a trajetória estudantil de todos, o sistema como um todo. Aí começamos a encontrar o caminho da boa solução”, pontuaram.
Vanessa e Adriano acentuaram ser necessário saber a estrutura possível a ser desenvolvida, porque muitas vezes o que se deseja é irreal. “Muitas vezes se vive uma cultura de fugir dos problemas. Quando estes problemas são enfrentados, surgem novas soluções e há uma evolução. Precisamos fazer o novo. Precisamos reconhecer que somos um ser único. E um aprende com os outros dentro da organização. Quando começo a olhar o outro, a gente começa a aprender com ele”, complementaram.
Webinar: saiba mais
O Webinar é transmitido todas as terças-feiras ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Os temas são diversificados e sugeridos pelos próprios servidores, com o objetivo de levar informação e manter a interação dos colegas das diversas áreas da Assembleia Legislativa durante o período de isolamento social. O evento é comandado pela coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032