2a Companhia de Policiamento de Guarda

2ª CPG substitui copos descartáveis por canecas duráveis

Por ALECE
21/08/2019 17:05 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atividade foi realizada nesta quarta-feira (21/08), na sede da Companhia Atividade foi realizada nesta quarta-feira (21/08), na sede da Companhia - Foto: Paulo Rocha

A 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) da Asssembleia Legislativa do Ceará deixará de usar copos descartáveis a partir desta quarta-feira (21/08), substituindo-os por canecas duráveis. Com isso, o Poder Legislativo reduz o consumo em pelo menos 60 mil unidades descartáveis anuais que eram utilizados pelo efetivo do Companhia. A decisão de abolir os copos  de poliestireno surgiu a partir de campanha de conscientização realizada pela Agência Ambiental na Administração Pública (A3P) da AL-CE.

"Resolvemos iniciar este trabalho no elevador da Assembleia, quando vimos o cartaz da A3P, vinculada à Diretoria Adjunta Operacional com a frase Copo Descartável - descarte esse ideia. Solicitamos um levantamento junto ao setor de Almoxarifado e nos causou surpresa o consumo de cinco mil copos por mês pela Companhia", explica o comandante do efetivo policial da AL-CE, tenente coronel Marcelo Vasconcelos. Segundo o levantamento, até agosto deste ano já foram consumidos 40 mil unidades.

Ao tomar conhecimento dos números considerados elevados, Marcelo Vasconcelos iniciou a campanha de conscientização junto à Companhia. "A partir de hoje, todos terão a sua própria caneca, que estamos distribuindo, para tomar água ou suco. Vale salientar que o poliestireno, quando submetido ao calor, libera substância cancerígenas, nocivas à saúde das pessoas. Assim, a substituição é também um ato de preservação do bem-estar de todos", defende.

O oficial salienta ainda que um copo descartável leva entre 250 a 400 anos para se decompor na natureza, causando um impacto ambiental muito nocivo. "Esses copos não são reciclados porque não vale a pena, devido ao pouco peso", explica. Diante dos benefícios advindos da suspensão dos descartáveis a Companhia resolveu adquirir as canecas duráveis e distribuir com todo o contigente policial.

Marcelo Vasconcelos espera que a atitude se estenda aos demais setores da Assembleia, para que o consumo de descartáveis seja reduzido ao máximo. "A partir de amanhã (22/08), a 2ª Companhia não solicita mais esse produto", frisa.

A coordenadora substituta da A3P Luana Ponte, presente ao ato que marcou o início da distribuição das canecas com os policiais, agradeceu a adesão da Companhia à campanha. "Queremos também que outros setores da Assembleia se sintam incentivados a reduzir o consumo de descartáveis. A gente sabe do impacto que o plástico causa no meio ambiente. Há uso de água potável tanto no consumo quanto na reciclagem de materiais plásticos. Uma vez que a gente não gera mais esse resíduo, está sendo protegida a natureza e reduzido o consumo de água", enfatiza.

Ela lembra ainda que outros setores já aderiram à campanha, como a Diretoria Geral, a Rádio FM Assembleia 96,7 e o Núcleo de Comunicação Interna - os dois últimos integram a Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Legislativo. "A expectativa é que a adesão aumente", pontua.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também