2a Companhia de Policiamento de Guarda

2ª CPG da Assembleia engaja-se no movimento "Ideia Certa" por mais segurança no trânsito

Por ALECE
13/05/2019 19:05

Compartilhe esta notícia:

Atividade teve início nesta terça-feira (14/05) e prossegue até quinta-feira (16/05) Atividade teve início nesta terça-feira (14/05) e prossegue até quinta-feira (16/05) - Foto: Bia Medeiros

A 2ª Companhia de Guarda  (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará iniciou nesta terça-feira (14/05) a distribuição de folders explicativos e saquinhos de lixo para veículos, dentro campanha de conscientização “Por um trânsito mais seguro”. A iniciativa faz parte do “Ideia Certa”, movimento lançado pelo Poder Legislativo para informar a população sobre direitos e deveres.

De acordo com o comandante da companhia, tenente coronel Marcelo de Vasconcelos, todo o efetivo do policiamento da Assembleia está engajado na campanha, abordando deputados estaduais, servidores e visitantes do Legislativo, para conscientizar a todos sobre algumas medidas que contribuem para um trânsito mais seguro. "Como estamos presentes na Assembleia nos três turnos, coube ao policiais efetivar essa campanha que é de iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo. Todos estamos engajados, inclusive o policiamento motorizado", acentua. As abordagens são realizadas em todos pontos de entrada e nos estacionamentos da Casa.

A campanha, conforme enfatiza o coronel Marcelo Vasconcelos, se desenvolverá por toda a semana, com maior ênfase hoje, amanhã (15/05) e quinta-feira (16/05), que, segundo ele, são os dias de maior movimentação de pessoas na sede da Assembleia. A campanha também está sendo  divulgada no site oficial e nas redes sociais da AL-CE com orientações sobre segurança no trânsito para prevenção de acidentes, em alusão ao Maio Amarelo, mobilização internacional que alerta para os cuidados no trânsito.

Durante a campanha, condutores de automóveis e motoristas de transportes públicos e de carga, além de ciclistas, motociclistas, pedestres e passageiros são abordados sobre o assunto. Entre as dicas, respeito à sinalização, manutenção preventiva do veículo e, claro, gentileza.

“Esse é um problema muito caro à sociedade brasileira. São milhares de pessoas mortas e feridas todos os anos. Além desse alto custo social, há um custo financeiro, estima-se, de R$ 50 bilhões por ano, em consequência dos acidentes em todo País”, diz o presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT). Ele defende investimento em educação voltada para a prevenção. Além disso, a iluminação noturna dos prédios da Casa está em cor amarela também alertando a população para essa causa.

Veja também