2ª CPG apresenta balanço de 2020
Por ALECE05/01/2021 11:39
Compartilhe esta notícia:
A 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, encerrou o ano de 2020 com forte atuação. Apesar do ano atípico vivenciado pela pandemia do Coronavírus, o tenente coronel Marcelo Vasconcelos, que comanda a Companhia, destaca que a 2ª CPG superou adversidades e conquistou melhorias para a tropa.
Tendo em vista que bons equipamentos são fundamentais para o exercício das atividades de policiamento, a 2ª CPG recebeu 45 pistolas PT 840 calibre .40, utilizadas internacionalmente por forças de segurança pública, em junho deste ano.
A Companhia adquiriu nova munição Gold X, de alta velocidade, 55 coletes balísticos e 24 jaquetas infláveis, equipamentos de proteção individual (EPI) que ajudam a diminuir o impacto durante quedas e acidentes de motocicleta. “É o que há de mais moderno disponível para a de segurança pública”, testemunha o tenente-coronel Marcelo Vasconcelos sobre os equipamentos.
Outra aquisição da Companhia em 2020 foram dois armários de aço que têm capacidade para 48 armas com chaves multiponto. “Tínhamos a problemática de policiais que têm direito ao porte de armas, mas que devido ao Regimento Interno da Assembleia Legislativa, não podiam permanecer na Casa com armamento e não havia onde guardá-los”, recorda.
Pleitos antigos da Companhia também foram atendidos pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a exemplo da substituição do gradil do entorno do prédio Casa Legislativa, originalmente instalado em 2006, e a nova guarita policial blindada, na entrada de visitantes do edifício, localizada na rua Barbosa de Freitas, principal porta de acesso à AL. O tenente-coronel Marcelo Vasconcelos também destaca que em alguns postos de serviço o trabalho de policiamento passou de 12 horas para 24 horas.
Atuação durante a pandemia
Na contramão de outros setores da Assembleia que trabalharam em regime remoto durante a pandemia, a 2ª Companhia de Policiamento de Guarda permaneceu prestando os serviços de policiamento no Poder Legislativo e no seu entorno, mantendo a segurança dos servidores, parlamentares e dos anexos. “Nosso papel não era o de nos resguardar, mas garantir a segurança de todos. Tivemos um número grande de policiais com Covid-19, porque o nosso trabalho diuturno não parava, mas conseguimos redimensionar a escala de serviço para deixar o policial mais tempo em casa e, graças a Deus, não tivemos nenhum óbito'', recorda o oficial militar.
A 2ª CPG também esteve mobilizada em um momento crucial: o retorno gradual das atividades presenciais na Assembleia Legislativa, iniciado a partir de julho. Coube à Companhia realizar o planejamento e execução dos 3.400 testes de Covid-19 nos servidores e parlamentares.
Ações sociais
Para o tenente-coronel Marcelo Vasconcelos, a missão do policial militar vai além de manter a ordem pública e a paz social. Por isso, a Companhia investe em ações sociais, com o objetivo de ajudar o próximo. Em fevereiro deste ano, por exemplo, uma caravana de 42 policiais militares doou sangue, no intuito de abastecer o estoque do Hemoce, que tende a ficar reduzido durante o período do Carnaval.
Em alusão ao aniversário de 17 anos da Companhia, a 2ª CPG realizou a distribuição de 340 cestas básicas para minimizar os efeitos da pandemia nas famílias das comunidades do Pau Pelado, dos Trilhos e das Quadras. ''Foi um momento em que estávamos no ápice da pandemia, com famílias desassistidas e em vulnerabilidade social e, com a ajuda da Assembleia Legislativa e dos membros do efetivo, fizemos esse ato de solidariedade'', destaca Marcelo Vasconcelos, em referência a famílias que vivem em comunidades de maior vulnerabilidade social próximas à Assembleia Legislativa.
Dentre as ações no campo social, a Companhia também realizou em 2020, a campanha com dicas de segurança para o Carnaval, um café da manhã e distribuição de rosas em homenagem as policiais militares pela passagem do Dia da Mulher, entrega de folders e distribuição de rosas por ocasião do Setembro Amarelo.
Anualmente, a Companhia realiza o relatório anual, onde especifica tudo que foi feito nas esferas administrativa, operacional e na parte de aquisição de material e reestruturação física.
Para 2021, a companhia prevê a criação de uma copa e almoxarifado, a ampliação do sistema de videomonitoramento de 121 para 150 câmeras, a implantação do ciclopatrulhamento, troca de pistolas por um modelo mais atual treinamentos de tiros se a logística permitir e um portfólio de cursos para a capacitação do efetivo.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece comemora 21 anos da 2ª Companhia de Policiamento e Guarda
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, nesta quarta-feira (15/05), no Complexo das Comissões Técnicas, o 21° aniversário da 2ª...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece2ª CPG promove quinta campanha de arrecadação de alimentos
Como parte das comemorações dos 20 anos de atuação, a 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza campa...
Autor: Paulo Veras, com Assessoria da 2ª CPG