Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Semana do Meio Ambiente apresenta práticas sustentáveis na Assembleia Legislativa

Por ALECE
04/06/2019 16:50

Compartilhe esta notícia:

Semana do Meio Ambiente prossegue até a próxima sexta-feira (07/06) Semana do Meio Ambiente prossegue até a próxima sexta-feira (07/06) - Foto: Paulo Rocha

A Semana do Meio Ambiente, aberta nesta segunda-feira (03/06), tem continuidade hoje (04/06), com exposições de práticas que auxiliam na preservação ambiental e venda de produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis. Conforme salienta Luana Ponte, coordenadora suplente da Agenda Ambiental na Administração Pública da Assembleia Legislativa do Ceará (A3P), também estão sendo desenvolvidas diversas atividades que objetivam conscientizar os servidores e o público sobre a importância de ações sustentáveis.

"Estamos fazendo distribuição de mudas de plantas ornamentais e medicinais, de sacolas automotivas para recolher lixo dentro de veículos, e evitar descartes em vias públicas, bloquinhos com papeis reutilizados e de adubos produzidos a partir de borra de café", explica Luana Ponte. No stand da A3P estão ainda sendo dadas orientações sobre descarte correto de medicamentos não utilizados, além de como fazer a coleta e distribuição de resíduos. Também são dados folhetos com o endereço de todos os ecopontos de Fortaleza, que podem receber materiais como resíduos de construção.

A chefe do laboratório do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Francineuma Gomes, que está orientando o público sobre as boas práticas, revelou que Fortaleza produz em média 1.500 toneladas de lixo por dia, sendo que desse total, 50% é de sobras de alimentos. "Nós podemos reutilizar essas sobras na própria alimentação, transformando arroz em bolinhos de arroz, por exemplo, ou fazendo compostagem que pode ser utilizada no adubo de plantas dos jardins das casas", avisa.  No folder explicativo distribuído com os visitantes, podem ser encontradas receitas de geleia de casca de mamão, farofa de sementes, tutu de feijão, e doce feito a partir de leite talhado, dentre outras.

Outras atrações

No stand da organização não governamental VidaBR, o visitante pode conhecer camisas feitas a partir de fios de garrafas PET. De acordo com a responsável pelo stand, Kelly Rocha, são necessárias oito garrafas PET para a confecção de uma camiseta, que também é forrada por fios de algodão orgânico. "A ONG foi criada pelo publicitário Rafael Studart, em 2012, como forma de ajudar a preservar o meio ambiente e também para auxiliar as comunidades do interior adquirir água, durante o período da seca", disse. Ela esclareceu ainda que as camisas apresentam desenhos que reagem a luz solar, e podem ser adquiridas ao preço de R$ 59,90.

Entre os parceiros expositores está a Souenergy, que está demonstrando e oferecendo a venda de painéis solares, que podem ser adquiridos em até 60 meses pelos interessados. O expositor Mário Viana explica que além de produzir uma energia renovável e ecologicamente limpa, os painéis podem proporcionar uma economia de até 95% do valor atualmente pago pelo consumidor. Conforme explica, a única manutenção necessária exigida pelo equipamento é a limpeza regular das placas solares. Como curiosidade, o visitante pode conhecer um patinete robô, movido a energia solar.

Outra entidade parceira da Semana do Meio Ambienta da Assembleia é a organização não governamental Grupo de Interesse Ambiental (GIA), apresentando peças confeccionadas a partir de retalhos de rede e banners. A exposição consta de camisetas, jogos americanos, toalhas, bolsas, estojos e pasta para notebook. A expositora Willyanne Rocha explica que a GIA, localizada no bairro Centro, faz a coleta de materiais e repassam para costureiras que são remuneradas pelos artefatos produzidos. "Elas confeccionam em suas próprias casas, e nós os colocamos à venda", explica.

Luana Ponte avalia ainda que a Semana do Meio Ambiente está tendo uma receptividade "muito boa" entre os servidores e o público. "Isso é muito importante. Estamos aproveitando o engajamento dos servidores para iniciar o projeto de redução do uso de copos descartáveis. A ideia é que todos os servidores tragam uma caneca ou uma garrafinha, para que a gente faça essa redução, contando com a parceria de todos", frisa a coordenadora suplente da A3P.

Veja também