Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

MMLC participa de solenidade em homenagem à Casa da Mulher Brasileira

Por ALECE
27/06/2019 16:27 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Integrantes do MMLC durante a visita feita nesta quarta-feira (26/06) Integrantes do MMLC durante a visita feita nesta quarta-feira (26/06) - Foto: Divulgação/ MMLC

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) participou, na última quarta-feira (26/06), da solenidade em comemoração ao aniversário de um ano da Casa da Mulher Brasileira. O equipamento presta suporte às mulheres em situação de violência, possibilitando o acolhimento e encaminhamento das denúncias de forma ágil e especializada.

Ao longo do seu primeiro ano de atividades, a Casa da Mulher Brasileira realizou mais de 20 mil atendimentos, recebendo, em média, 60 mulheres por dia. Para a presidente do MMLC, a ex-deputada estadual Meire Costa Lima, os números são animadores, mas é preciso prosseguir na luta pela garantia dos direitos das mulheres. “Só tem a ganhar a mulher cearense que, em sua situação de vulnerabilidade social, é amparada por essa casa. Meus parabéns ao Governo do Estado e à Casa da Mulher Brasileira pelo valoroso e necessário trabalho em defesa dos direitos das mulheres”, pontuou.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Darciane Barreto, afirmou que a luta é cotidiana e citou a filósofa e ativista francesa Simone de Beauvoir, que dizia que “basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”. “Nós, mulheres, nos unimos e dissemos ‘chega, quem ama não mata!’. Em cima dessas máximas, unificamos as mulheres de todo o país e garantimos delegacias, conselhos e redes de atendimentos”, ressaltou.

Segundo a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, é necessário fazer uma reflexão sobre como podemos mudar a cultura que estimula a violência contra a mulher. “A gente precisa fazer um trabalho educacional, que possa quebrar esse ciclo de violência, nas escolas, nos municípios, nas escolas estaduais”, enfatizou. Onélia informou ainda que uma nova Casa da Mulher Brasileira deve ser construída no Cariri, uma vez que estudos apontaram que os índices de violência naquela região estão bastante elevados.

Também estiveram presentes na solenidade as deputadas estaduais Augusta Brito (PCdoB) e Érika Amorim (PSD); o deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB); a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado, delegada Rena Gomes; e a titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça.

Visita

Integrantes do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense também participaram  nesta terça-feira (25/06), do lançamento do Programa Mais Nutrição, de iniciativa do Governo do Estado.  O  objetivo da iniciativa é garantir segurança alimentar de crianças e adolescentes cearenses e a também reduzir do desperdício de frutas, verduras e legumes descartados na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), e o deputado Julio César Filho (Cidadania) também participaram do ato solene.

Meire Costa Lima disse considerar bastante relevante o importante o lançamento deste programa, que envolve investimentos na primeira infância, tratada como prioridade pelo Governo do Estado. O programa irá manter um banco de alimentos “in natura”, aproveitando os que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas, conforme salientou a presidente.

Sobre o MMLC

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense reúne mulheres que atuam na Assembleia Legislativa com a finalidade de desenvolver ações voltadas para o bem-estar social do cidadão cearense. O MMLC está instalado no 4º andar do anexo II da Assembleia Legislativa, entre a Biblioteca e a sala da Procuradoria da Mulher.

Compõem o MMLC a presidente e ex-deputada estadual, Meire Costa Lima; a presidente de honra e primeira-dama da Assembleia Legislativa, Natália Herculano; a vice-presidente Adriana Torquato; a secretária Cristiane Leitão; e as integrantes Valeska Ferreira, Viviane Vale, Gabriela Bezerra, Paula Xenofonte, Myrla Saraiva, Gislaine Landim, Fabiana Ibiapina, Luciene Moreira e Dália Freitas.

Veja também