Categoria Matriz

Ginecologista do DSAS apresenta orientações sobre contracepção

Por ALECE
28/05/2021 11:14

Compartilhe esta notícia:

Ginecologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Carlos Augusto Ginecologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Carlos Augusto - Foto: Julyana Brasileiro/ Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Os cuidados em relação à gravidez indesejada são variados. Sendo assim, é necessário que as pessoas estejam atentas aos métodos de contracepção disponíveis. O ginecologista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Carlos Augusto, dá dicas às mulheres no vídeo disponibilizado nesta semana, produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Alece e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.

De acordo com ele, a contracepção mexe com o emocional e com a cabeça das mulheres. Isso se deve ao fato de que em sua avaliação, ao longo de sua vida reprodutiva, as mulheres estarão sempre preocupadas sobre como e qual a melhor maneira de evitar a gravidez.
Conforme Carlos Augusto, as dúvidas surgem logo na faixa etária em que há o início da atividade sexual. "Na adolescência, no início da sua vida sexual, surgem dúvidas sobre o que fazer, qual o melhor método e qual anticoncepcional se pode usar", aponta.

O ginecologista do DSAS chama ainda atenção para as dúvidas que surgem durante a perimenopausa - fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e antecede a menopausa. É nela que ocorre a aproximação da última menstruação, por volta dos 50 anos, que acontece pela diminuição na produção de estrogênio.

"Na perimenopausa, essa questão é mais importante ainda, quando as restrições aos medicamentos são maiores", aponta o ginecologista Carlos Augusto, para quem as mulheres a partir dos 40 anos de idade lidam com restrições a medicações hormonais que possam usar. Ele aponta a existência de medicamentos que podem ser usados com segurança pelas mulheres. É necessário ainda, de acordo com ele, que tudo seja feito com acompanhamento de um ginecologista.

Confira a dica de saúde no vídeo disponibilizado abaixo desta matéria.

SC, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também