Fórum Permanente de Controle Interno aborda atualização dos processos contábeis e sistema Ágora
Por ALECE29/04/2019 10:47
Compartilhe esta notícia:

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, na última sexta-feira (26/04) o 12º Fórum Permanente de Controle Interno, voltado ao treinamento de 25 servidores do Legislativo estadual e órgãos públicos. O fórum, realizado na sala de mídias digitais do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II, durante o período da manhã, abordou as normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público, e, à tarde, o Sistema Ágora, de informatização dos processos de prestação de contas e controle.
O Fórum Permanente, de acordo com Sílvia Correia, auditora interna da Assembleia, tem como objetivo principal "manter vivo" o conhecimento e a dinâmica dos processos contábeis e de prestação de contas. Ela explica que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) muda mensalmente modelos, demonstrativos e conceitos. "Se nós não nos alinharmos, terminamos por aplicar práticas antigas e receber demandas dos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado", explica.
Com a realização do fórum, Silvia entende que a Assembleia e seus servidores estão se antecipando às inovações e aos novos conhecimentos, não permitindo que as práticas fiquem obsoletas. "Queremos estar sempre na vanguarda", avisa. Ela explica que a auditoria interna optou por promover uma educação continuada para os servidores. "É muito importante que toda a organização entenda que cada um, em sua respectiva área, cabe fazer o controle", enfatiza.
Sílvia Correia esclarece que o seminário permanente teve início em abril do ano passado, também abordando o mesmo assunto: prestação de contas. "É um assunto que devemos sempre voltar a ele por conta das atualizações que acontecem”, justifica.
Outras atualizações
José Wesmey Silva, controlador do TCE-CE, fez uma exposição sobre as normas brasileiras de contabilidade do setor público, com atenção aos balanços e demonstrações contábeis de entidades públicas. "Nós também adentramos no processo mais prático, abordando os balanços da própria Assembleia Legislativa", acentua.
O controlador da Corte de Contas esclarece que as demonstrações contábeis têm um público muito amplo. "A própria sociedade é uma das interessadas nas informações que são contidas nas demonstrações contábeis porque fica evidenciado o exercício financeiro do Governo, tornando transparente quanto foi arrecado e gasto pelos poderes públicos", afirma.
No período da tarde, o servidor Cláudio Reis, também do Tribunal de Contas do Estado, fez uma exposição acerca das funções do sistema digital Ágora, de prestação de contas. Foram fornecidas instruções de como se acessar a ferramenta, quais os documentos que devem ser enviados e como se remetem os balanços através do meio eletrônico, entre outras funções.