Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados na cozinha para evitar acidentes
Por ALECE01/12/2020 09:42 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Quem pensa que o conforto do lar é sinônimo garantido de proteção deve reconsiderar, pois há sempre a possibilidade de que ocorram acidentes domésticos. Quando o assunto é segurança na cozinha, a atenção deve ser redobrada. O ambiente da casa é um potencial espaço para diversos imprevistos perigosos, como incêndios, queimaduras, cortes e tombos.
De acordo com o tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, anualmente, a Corporação recebe milhares de pedidos de socorro, provocados por incêndios domésticos, em sua grande maioria iniciados na cozinha. Ele considera que este recinto da casa é um lugar de muitos acidentes, e que, na maioria do tempo, as pessoas não lembram de o quão perigoso este local do lar pode se tornar.
"Apesar de ser um espaço de convivência da família, onde se prepara, sobre o fogão, diversos pratos, na cozinha a atenção é indispensável. Ao cozinhar, preste sempre muita atenção e nunca deixe panelas com chamas acesas sobre o fogão ou no forno”, alerta o tenente coronel Emerson Bastos. De acordo com ele, também são fatores de risco sanduicheiras elétricas ligadas e micro-ondas funcionando. “Basta um descuido para que panelas super aquecidas no fogão ou no forno causem um incêndio, provocando estragos enormes e até colocando vidas em risco. O óleo quente, depois de muito tempo sobre a chama, pode pegar fogo", explica.
O subcomandante recomenda as primeiras medidas a serem adotadas em caso de acidentes. Ele lembra que, instintivamente, as pessoas têm o impulso de combater este tipo de incêndio jogando água. Mas ele alerta que isso não deve ser feito. "A água no óleo quente pode provocar um choque térmico, aumentando o fogo", pontua. Ele orienta que a melhor forma de apagar o fogo de uma panela é cobrindo-a com uma tampa. "Se mesmo assim a chama continuar a crescer, use um extintor. Se apesar disso, o fogo continuar, saia e chame o Corpo de Bombeiros", acentua.
Dentre as medidas de prevenção de incêndios, Emerson Bastos recomenda limpar a gordura do fogão com frequência, evitar cozinhar quando tiver ingerido bebida alcoólica ou tomado medicamentos e jamais cozinhar com crianças no colo.
Também é recomendável que os cabos das panelas sejam direcionados para o centro do seu fogão. Por mais atentos que sejamos, sempre pode ocorrer de esbarrar o braço nas extremidades, derrubando tudo no chão. “Nesse sentido, além de desperdiçar a comida preparada e perder todo o trabalho, você ainda vai se machucar com o alimento quente”, afirma.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro