Companhia de Bombeiros da Assembleia dá dicas sobre prevenção de incêndios
Por ALECE09/09/2020 14:42
Compartilhe esta notícia:
O Ceará registrou aumento dos incêndios em vegetações neste ano, conforme apontam dados da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Entre os meses de janeiro e julho, foram 781 ocorrências, o que equivale a um aumento de 21,46% em relação ao mesmo período de 2019.
O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará, favorecendo mais os focos de incêndio. Para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem, a 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, apresenta orientações relativas ao tema.
O tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da Companhia, alerta que o Ceará possui 8,5 milhões de hectares de florestas e que 70% da vegetação cearense possui alto risco de incêndio. De acordo com ele, podemos evitar as queimadas com a conscientização e prevenção.
''Sob hipótese nenhuma, devemos jogar o resto de cigarro ainda aceso ou qualquer outra fonte de calor em locais onde haja vegetação, principalmente se ela estiver seca. Dentro do veículo, evite jogar lixo pela janela do carro porque ele pode servir de alimento para o fogo. Em casos de acampamento, o ideal é fazer fogueira apenas em locais onde não haja vegetação, principalmente vegetação seca'', alerta o tenente coronel Emerson Bastos.
Ele acrescenta que outros cuidados devem ser tomados incluindo não soltar balão, prática considerada uma das maiores causadoras de queimadas. O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais 9.605, de 1998, considera crime soltar balões que possam provocar incêndios tanto florestais quanto urbanos, com pena de um a três anos de prisão ou multa. ''Não use fogo para queimar lixo ou para limpeza da plantação. Não faça queimadas e nem mate a caatinga. Preserve a natureza'', orienta o subcomandante do Corpo de Bombeiros da Assembleia.
Causas
Apenas no mês de agosto, foram registrados cerca de mil focos de incêndio em vegetação no interior do Estado. Desse total, a maioria é causada por ação criminosa. Com o intuito de conscientizar a população, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lançou a campanha preventiva “Operação Floresta Branca”, para informar e prevenir os incêndios florestais.
A preocupação com os incêndios também mobiliza o Governo do Estado, que decretou pela primeira vez situação de emergência ambiental com o objetivo de mitigar os impactos florestais.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro