1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar

Companhia de Bombeiros alerta para aumento de casos de afogamento no Estado

Por ALECE
29/09/2020 11:48 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Casos de afogamento apresentaram alta no Ceará neste ano, em comparação com o primeiro semestre de 2019 Casos de afogamento apresentaram alta no Ceará neste ano, em comparação com o primeiro semestre de 2019 - Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

O número de mortes por afogamento no Ceará cresceu 13,4% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2019. Apenas no período de janeiro a junho deste ano, foram contabilizadas 161 vítimas fatais. Para reduzir os índices e demais ocorrências, a prevenção é fundamental, conforme orientações feitas pela 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo o tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da Companhia,  a quadra chuvosa que banha o Estado do Ceará neste ano garante um bom aporte de água na maioria dos nossos mananciais, contribuindo para a garantia hídrica. ''Com isso, lagoas, açudes e rios passaram a ser uma alternativa de entretenimento e diversão além das praias, mas é preciso que as pessoas fiquem atentas aos perigos da água doce e os riscos de afogamentos  ocultos  na calmaria dessas águas'', alerta.

A água turva ou escurecida de lagoas e açudes pode esconder muitos perigos como pedras e galhos, sendo o uso de colete salva-vidas um item de primeira necessidade.

Outros cuidados

Os rios têm muitas armadilhas, redemoinhos, correntezas e buracos. Dessa forma, qualquer descuido pode ser fatal. ''Se o rio tiver correnteza, nunca se deve entrar na água acima do joelho. Se a diversão ocorrer em embarcações como canoas, lanchas ou jet ski, sempre se deve usar coletes salva-vidas e respeitar o local dos banhistas. Não se deve tentar entrar na água para realizar socorro se a pessoa não for preparada para isso'', recomenda o subcomandante da Companhia.

Também é preciso observar os buracos e os galhos submersos presentes nos rios. Em açudes e barragens, a recomendação é verificar a profundidade. ''É importante ter cuidado com o limo nas pedras, pois ele pode fazer com que as pessoas escorreguem e se machuquem. Para prevenção de afogamentos, é recomendado evitar bebidas alcoólicas e alimentos pesados. A maioria dos afogamentos acontece com pessoas que desconheciam as normas ou por ausência de equipamentos de segurança antes de entrar na água'', informa.

 JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também