Diretoria Adjunta Operacional

Comitê da Qualidade inicia implementação do planejamento estratégico das áreas vinculadas à DAO

Por ALECE
17/06/2019 11:00 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Reunião tratou das etapas a serem cumpridas para a implantação da gestão da qualidade no setor em 2019 Reunião tratou das etapas a serem cumpridas para a implantação da gestão da qualidade no setor em 2019 - Foto: Máximo Moura

O Comitê da Qualidade da Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta sexta-feira (14/06), reunião ordinária que deu início a fase de implementação do planejamento estratégico (PE) das áreas vinculadas à DAO. O diretor adjunto operacional e presidente do Comitê da Qualidade, Lindolfo Cordeiro, explicou que outro ponto de pauta do encontro foi informar a todos os membros do comitê o andamento das ações de implantação do sistema de gestão da qualidade no Procon Assembleia. "Essa é a nossa grande missão para 2019", ressaltou.

Conforme salientou Lindolfo Cordeiro, também foi feita a validação da política de qualidade da Casa. "Fizemos algumas alterações de redação e apresentamos uma ferramenta de monitoramento do planejamento estratégico conhecida por Balanced Scorecard (BSC) para cada área vinculada", afirmou. Ele explicou que faz parte da rotina do colegiado fazer um monitoramento mensal de todas áreas, que é apresentado na reunião. "A gestão da qualidade é construída a partir do retorno das informações ao Comitê, para o estabelecimento dos indicadores e verificar se as rotinas estão atendendo às expectativas", disse.

A coordenadora de Qualidade, Josaína Menezes, esclareceu que durante a reunião foi iniciada a segunda fase do planejamento estratégico. "Já concluímos a fase da formulação. Todas as áreas da DAO já possuem seu planejamento construído coletivamente pelos integrantes de cada setor pertinente. Agora vamos colocar o planejamento para rodar. Por isso apresentamos hoje a metodologia Balanced Scorecard para mensurar e avaliar o desempenho da organização", afirmou.

Como se dá o envolvimento dos servidores no processo

Segundo Josaina, a metodologia já é utilizada em todo mundo há pelo menos 25 anos por organizações públicas e privadas. "O objetivo da ferramenta é traduzir o documento planejamento estratégico para a linguagem dos servidores, ou seja, é traduzi-lo em processo contínuo, em termos operacionais, enfim, traduzir o PE em tarefa de todos", exemplificou. Desta forma, avalia a coordenadora, o servidor poderá "se enxergar" e dimensionar o que tem de fazer para atingir "os objetivos estratégicos da unidade de trabalho onde está lotado".

Participaram também da reunião os seguintes membros do Comitê da Qualidade: Leila Viana (vice-presidente do Comitê); Taísa Mourão (secretária do colegiado); Cláudio Henrique Cunha (Consultoria Parlamentar); César Weyne e Patrícia Saraiva (Comissões Técnicas); Maria Tereza Machado (Departamento de Saúde e Assistência Social - DSAS); Camila Alves (Departamento Legislativo); Alberto Filho (Arquivo Geral); Marlene Tavares e Liliana Menescal (Espaço do Povo); Luana Ponte (Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P); Telma Valéria Pimentel e Sofia Helena Bezerra (Procon Assembleia); Daniele Maciel (Escritório Frei Tito); Daniele do Nascimento e Samid Sales (Biblioteca César Cals).

Veja também