Coge debate projeto relativo a fluxos dos processos administrativos
Por Julyana Brasileiro04/04/2023 08:19
Compartilhe esta notícia:

O Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia Legislativa do Ceará (Coge) realizou, nesta segunda-feira (03/04), a 24 ª reunião ordinária, no Salão Nobre da Casa. Durante o encontro, a Secretaria Executiva da Mesa Diretora apresentou para os demais membros do colegiado um projeto que diz respeito a manualização e normatização dos fluxos dos processos administrativos que estão sujeitos a deliberação da Mesa Diretora da Casa.
Conforme destaca a controladora da Alece, Sílvia Correia, a iniciativa é relevante considerando que vai dar transparência e eficiência principalmente aos processos que são referentes a aposentadoria, pensões e concessões de isenção de Imposto de Renda para pessoas acometidas de doenças. ''São processos que às vezes as pessoas não sabem que caminho percorrer, por quais órgãos eles passam até chegarem na Mesa Diretora para deliberação'', acrescenta.
Sobre o monitoramento dos projetos prioritários do ciclo 2023/2024, pauta recorrente do Coge, Silvia Helena Correia afirmou que dos 21 projetos, 15 foram considerados prioritários para 2023. Dentre as iniciativas, está o projeto Grandes Debates que surge com nova roupagem tendo iniciado nessa nova gestão com o tema ''Ceará sem fome'', pauta prioritária da gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). ''Pedimos aos comitês setoriais vinculados ao Coge que revisitem essas prioridades e submetamos ao grupo uma minuta que atualiza o funcionamento dos cinco comitês técnicos setoriais que foram criados para assegurar a implantação da metodologia e do modelo de governança'', revela.
Com a atualização da portaria referente ao assunto, a ideia é que aconteçam reuniões mensais nos órgãos contribuindo para que o modelo de governança seja compreendido por todas as unidades da Assembleia, após as reuniões mensais do Coge.
A controladora da Casa destaca ainda que durante a reunião do Coge foi apresentado o índice de transparência da Assembleia, a partir de uma avaliação que foi feita pela transparência internacional , entidade sem fins lucrativos que existe em mais de 100 países avaliando anualmente os índices de transparência e governança pública. ''Apresentamos ao Coge o resultado dessa metodologia. Fomos pontuados com índice regular, mas caso o nosso recurso apresentado seja aceito, ganharemos cerca de 17 pontos e passaremos para o índice de transparência e governança pública de nível bom'', assevera.
Saiba mais
O Comitê de Gestão Estratégica da Alece, instituído pela Resolução nº 698/2019, tem a finalidade de implantar o modelo de governança para a sistematização de práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.
O Coge é formado por titulares da Diretoria Geral, Controladoria, Diretorias Administrativa Financeira e Legislativa, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Chefia de Gabinete da Presidência, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Comitê de Responsabilidade Social, Ouvidoria Parlamentar e Unipace.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032