ASSALCE

Cinesioterapia previne lesões dos servidores

Por ALECE
04/05/2020 10:49 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Aulas têm o objetivo de prevenir LER e DORTS Aulas têm o objetivo de prevenir LER e DORTS - Divulgação

A cinesioterapia promove qualidade de vida para os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará. A atividade garante o bem estar físico e mental dos colaboradores, aliviando o estresse e diminuindo as tensões adquiridas ao longo do dia. Além dos benefícios para a saúde, a instrutora e fisioterapeuta Rosilene Fonteles afirma que a atividade melhora a produtividade.

“O ser humano precisa estar bem fisicamente e psicologicamente, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente doméstico/familiar. Um ambiente laboral saudável faz com que o funcionário se sinta confortável, seguro, eficiente e com mais ânimo. Isso é bom para ambos, pois o servidor motivado produz mais e falta menos por motivos de doença’’, afirma.

As aulas têm o intuito de prevenir LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORTS (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), principais doenças que acometem os trabalhadores. Para esses casos, o melhor tratamento é a prevenção, afirma a fisioterapeuta.

“A fisioterapia é uma forte aliada para prevenir essas lesões do trabalho informatizado, tanto na empresa, como em home office. Temos várias abordagens em relação à prevenção de afecções de sistema musculoesqueléticos causados por LER/DORTS, entre elas a ergonomia com a ginástica laboral, e a avaliação ergonômica do trabalho (AET). O tratamento preventivo é o melhor’’, afirma.

Atividades

A Cinesiolaboral ou Ginástica Laboral é realizada duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, pela manhã, em diversos setores do Poder Legislativo. As aulas estão suspensas devido a pandemia provocada pelo Coronavírus. Ao retornar as atividades, servidoras e servidores interessados devem procurar a Célula de Qualificação dos Servidores, ou as fisioterapeutas responsáveis pela realização das atividades de ginástica laboral, Rosilene Fonteles e Márcia Diógenes, para se integrar à cinesioterapia.

As aulas atendem às necessidades dos servidores. Por meio de pesquisa, foram detectadas as maiores queixas, como dores na coluna lombar, no pescoço e nos punhos, que têm tido uma redução considerável ao longo das atividades. ‘’São realizados exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, coordenação motora, exercícios de equilíbrio, respiratórios, atividades lúdicas com dinâmicas de grupos, pequenas palestras, análises ergonômicas dos postos de trabalho e a massoterapia laboral. Mais do que um ganho para a saúde, há uma melhora das relações interpessoais’’, avalia a fisioterapeuta.

A cinesioterapia integra o Programa Qualidade de Vida, que também oferta aos servidores aulas de Pilates e a Oficina do Cérebro.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também