Departamento de Saúde e Assistencia Social

Acupuntura proporciona bem-estar físico e emocional

Por ALECE
26/02/2021 11:01

Compartilhe esta notícia:

Dr. Egerton Teles Dr. Egerton Teles - Foto: DSAS

Com a crise de saúde mundial que vivemos,, desencadeada pela pandemia  do novo Coronavírus, a saúde preventiva  ganhou  uma atenção especial. Além do  isolamento social, principal medida de prevenção ao Covid-19, a Medicina é uma grande aliada da saúde, atuando na defesa do corpo contra o vírus e combatendo a ansiedade e demais sintomas que surgem como frutos dos efeitos emocionais da quarentena.

Nesse contexto, a acupuntura, técnica milenar que integra a Medicina tradicional chinesa, tem ganhado cada vez mais adeptos que desejam bem-estar emocional. O assunto é o tema do quadro "Dicas de Saúde" desta semana, em vídeo agora disponível.

O acupunturista Egerton Teles do Nascimento, do Departamento de  Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, destaca que diante ao momento de crise vivenciado em  todo o mundo, é  fundamental  manter a calma e  o equilíbrio mental para que não entremos  em nível de estresse elevado no nosso organismo, sendo a acupuntura  apontada como uma técnica  poderosa que pode trazer progresso nos tratamentos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e até fobias.

Como funciona a acupuntura

De acordo com Egerton Teles do Nascimento, as  agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais. Seu mecanismo de ação no corpo é principalmente o estímulo das terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no organismo, como ação analgésica ou anti-inflamatória.

“Em geral não há contra-indicações e qualquer paciente pode se beneficiar dos efeitos da acupuntura. Ela pode tratar diversas doenças físicas ou emocionais e de desempenhar  no nosso organismo  um equilíbrio, nos dando tranquilidade, força e coragem", aponta.  Ainda de acordo com ele, através de  agulhas  inseridas em pontos específicos,  é feita a regulação do nosso sistema  endócrino, a nossa fisiologia corporal e isso influencia na nossa mente e  psiquismo, "para que possamos atravessar esses momentos  tão difíceis'', destaca.

Confira  mais informações no vídeo abaixo, uma produção do Núcleo de Comunicação Interna e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Videos

Veja também