Fortaleza, Sexta-feira, 20 Maio 2022
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
JULYANA ARAUJO BRASILEIRO

JULYANA ARAUJO BRASILEIRO

Nesta sexta-feira (20/05), acontece em Fortaleza a primeira edição do festival Jangada Sonora. A iniciativa – que é capitaneada pelos artistas Berg Menezes e Italo Azevedo, além da banda Os Senhores da Casa Azul – nasceu da necessidade de fortalecer a cena autoral cearense e celebrar o retorno aos palcos depois de um longo período sem shows, devido à pandemia de Covid-19. O evento acontece no Noturna Music Bar, situado na Praia de Iracema, a partir das 21 horas.

 Esta é a primeira apresentação de Berg Menezes na cidade desde o lockdown de 2020. O artista deu início às comemorações de seus 15 anos de carreira se apresentando na cidade de Sobral, e também gravou um material audiovisual ao vivo, com previsão de lançamento para o mês de junho. “É uma felicidade muito grande poder voltar aos palcos em Fortaleza. Preparamos um show bem enérgico, e com algumas novidades”, conta o cantor.

 Italo Azevedo lançou seu primeiro álbum solo, “Ensaio Sobre o Tempo”, em outubro do ano passado, e desde então vem cativando o público dentro e fora do Ceará. Além das apresentações locais, o músico acompanhou a banda potiguar Plutão Já Foi Planeta em uma mini-turnê que passou por João Pessoa (PB), Mossoró (RN), Iguatu e Juazeiro do Norte. Recentemente lançou o álbum “Ao Vivo Sobre o Tempo”.

 Os Senhores Da Casa Azul é uma banda formada em 2017, que está conquistando seu espaço na cena cearense. Formada por Átilo Rodrigues no vocal, Kim Franco no baixo, Gledson Rocha na guitarra, Fernando de Almeida nos teclados e Miguel Ângelo na bateria, o grupo recentemente lançou o single “Bom Voyage” e se prepara para novos lançamentos ainda este ano.

 Os ingressos do Jangada Sonora custam R$20 e podem ser adquiridos antecipadamente através do Sympla ou diretamente no local, no dia do evento.

 Serviço: Festival Jangada Sonora, com Berg Menezes, Italo Azevedo e Senhores da Casa Azul. Sexta (20/05), às 21 horas. Noturna Music Bar. Ingressos: R$ 20 no Sympla ou no Noturna Bar no dia do evento.

 

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do Festival Jangada Sonora

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

A 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Coordenadoria de Polícia da Casa, apresenta o balanço da campanha de arrecadação de alimentos  para atender à comunidade carente que habita no entorno do Palácio Adauto Bezerra, onde fica a sede do Poder Legislativo. No total, foram arrecadados uma tonelada e meia de alimentos, que serão transformados em cestas básicas e distribuídos para as famílias da Comunidade dos Trilhos e Pau Pelado.

De acordo com o  tenente-coronel PM Marcus Túlio Moreira Prudêncio, comandante da Companhia, a iniciativa faz parte dos festejos comemorativos dos 19 anos de criação da 2ª CPG, fundada em 15 de maio de 2003.  Conforme destaca, a Companhia costuma  celebrar a data com um gesto de solidariedade, ajudando a população mais  necessitada.

''Esse é o quarto ano que a Companhia realiza essa campanha de arrecadação de alimentos. No total,  já foram  arrecadadas sete toneladas e meia de alimentos. Faremos  a doação  juntamente com o Comitê de Responsabilidade da Casa no decorrer  da semana, para que a gente possa contribuir  com essas comunidades nesse momento tão difícil de pandemia. É importante frisar que 90% dessa contribuição foi feita pelos  policiais militares que fazem a  2ª  Companhia, o que reforça o espírito solidário da nossa equipe. Contamos  também com a parceria  da Coordenadoria de Polícia e com o apoio do tenente-coronel José Marcelo Vasconcelos'', destaca.

A campanha de arrecadação de alimentos foi iniciada no dia 29 de abril e  encerrada em 13 de maio. O local de arrecadação foi a sala do comando da CPG, localizada no Edifício Senador César Cals. Em 2020, a Companhia arrecadou 3.395 quilos de alimentos, que foram distribuídos para as famílias das comunidades das Quadras, do Pau Pelado e dos Trilhos. Já em 2019, a campanha arrecadou 1.145 quilos de alimentos, doados à Santa Casa de Misericórdia.

Envolvimento com causas sociais

O  tenente-coronel PM Marcus Túlio Moreira Prudêncio ressalta que além de realizar  os serviços de policiamento de guarda de segurança dos órgãos e estabelecimentos da Casa, garantindo a integridade física dos parlamentares que compõem a Casa, funcionários, convidados e visitantes, a 2ª Companhia de Guarda da Alece é engajada no aspecto social, realizando ações em benefício das comunidades do entorno, como a  distribuição de brinquedos no Dia das Crianças, nas comunidades próximas à Assembleia.

''A 2ª Companhia tem como competência  principal a segurança, mas fazemos a nossa parte também no aspecto social e solidário, realizando ações junto à comunidade para amenizar a situação dessas famílias que vivem em situação de  vulnerabilidade. Vamos manter essa e outras atividades de interação com a comunidade'',  ressalta.

Saiba mais

O tenente-coronel PM Marcus Túlio Moreira Prudêncio assumiu o comando da 2ª CPG em março deste ano. Antes, o tenente-coronel Marcus Túlio  já tinha ocupado os postos de comandante do Ronda do Quarteirão no município de Maracanaú, chefe de operações e instrução do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, ajudante de ordens da Alece e subcomandante da 2ª CPG.

Durante o seu comando, o tenente-coronel informa que será realocado o policiamento em várias modalidades, dentre elas o policiamento com viaturas, que será realizado regularmente, e por motociclistas.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

O Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social e dedicado a lutar pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis, é comemorado anualmente em 15 de maio, data que transcorre neste domingo. Em virtude da data, a orientadora da Célula do Serviço Social do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, Edinira Borges, parabeniza a todos os profissionais da área.

No quadro "Dicas de Saúde" desta semana, ela ressalta que durante a pandemia da Covid-19, o Serviço Social ocupou uma posição de destaque na linha de frente do combate ao Coronavírus, garantindo aos familiares que não têm direito à visita ou acompanhante o acesso à informação.

''O assistente social tornou-se um elo entre o paciente que se encontrava isolado nos hospitais e os seus familiares. Isso contribuiu para o fortalecimento dos vínculos familiares com o paciente. No nosso dia, quero parabenizar a todas as colegas que atuam na área da saúde e aos demais colegas que estão nas frentes em defesa de melhores condições de vida para a população mais vulnerável", afirma Edinira Borges, em vídeo produzido pelo Departamento e Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com o apoio da TV Assembleia.

A orientadora da Célula parabeniza as colegas do DSAS e a equipe do setor pelo trabalho que vem desempenhando nesse momento em que o serviço social passa, na sua avaliação, por um redesenho na definição de suas ações junto aos usuários dos serviços de saúde do Departamento.

Edinira também parabeniza as colegas que atuam no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), no Comitê de Responsabilidade Social e todas aquelas que fazem parte da Assembleia.

Diretor do DSAS destaca papel dos profissionais que atuam na Alece

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, lembra que em 15 de maio de 1957, foi regulamentado o Serviço Social, como profissão inscrita na história do Brasil. "Parabenizo aos assistentes sócias que tão bem vêm realizando seu trabalho de acolhimento, que foi ainda mais ressaltado no contexto da pandemia da Covid-19, uma luta pela saúde e vida do próximo", afirma.

Luis Edson parabeniza ainda a toda a equipe da Célula do Serviço Social do DSAS. "Com maestria, a equipe acolhe e dialoga com o servidor da Casa e com a comunidade do entorno da Assembleia. Com certeza, o Serviço Social trabalha em defesa da efetivação dos direitos da população no sentido de melhoria da qualidade de vida", pontua.

Saiba mais

A atuação profissional dos assistentes sociais é norteada pelos princípios constantes em um Código de Ética Profissional que estabelece os direitos e deveres a serem observados e cumpridos pelos assistentes sociais.

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. Em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revogou a Lei de 1957 e aplicou uma nova lei de regulamentação da profissão. Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, desde 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social. A data se refere à luta dos profissionais pela inclusão da população desassistida em seus direitos, seja na saúde, na educação e na previdência social.

 

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801

No período de 12 a 18 de maio, o Cinema do Dragão traz duas produções elogiadas, em sessões presenciais: o norueguês "A Pior Pessoa do Mundo", do diretor Joachim Trier, e o nacional "Medida Provisória", do ator Lázaro Ramos, em sua estreia como diretor. Os filmes são exibidos em horários variados, a cada dia, neste período.

"A Pior Pessoa do Mundo" é a estreia da semana no equipamento cultural. O filme norueguês rendeu a Renate Reinsve o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2021 e foi indicado ao Oscar de 2022 nas categorias melhor roteiro original e melhor filme internacional.

O longa é dividido em um prólogo, um epílogo e 12 capítulos que seguem Julie em sua busca por si mesma. Ela é jovem, bonita, inteligente e não sabe exatamente o que deseja em uma carreira ou parceiro. Em uma noite, conhece Aksel, um conhecido romancista gráfico 15 anos mais velho que ela, e eles rapidamente se apaixonam. Todavia, ela também conhece um barista de café, Eivind, que também está em um relacionamento. Julie tem que decidir, não apenas entre dois homens, mas também quem ela é e quem ela quer ser.

Produção nacional prossegue em cartaz

A distopia realista brasileira "Medida Provisória", dirigida por Lázaro Ramos, prossegue em cartaz, com sessões também no Cineteatro São Luiz.
Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país.

A programação da Cine-Semana segue com outros filmes em cartaz: "Um Conto de Amor e Desejo" (Leyla Bouzid), melhor filme no Festival Du Film Francophone D’Angoulême 2021; o drama familiar do diretor Nanni Moretti, "Tre Piani"; e a co-produção Brasil-Chile-Argentina "Como Matar a Besta", dirigido por Agustina San Martín - longa-metragem da Sessão Vitrine 2022, com ingressos a preços reduzidos - R$ 12,00 inteira e R$ 6,00 meia.

 

SC, com informações do site Adoro Cinema

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801

A Assembleia Legislativa, por meio Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, disponibiliza a Versão Preliminar do “Plano Estratégico de Saneamento Básico do Ceará”.

O arquivo do documento como também o link de acesso: estão liberados para a Consulta Pública. O prazo para contribuições segue até 27 de maio de 2022.

Produto do Pacto pelo Saneamento Básico, o documento é resultante de um intenso processo coletivo de análise, apresentação de proposições e compromissos institucionais, que envolveu um expressivo conjunto de instituições que atuam no setor,durante dois anos,com o objetivo de contribuir para a universalização destes serviços no Ceará.

A coordenação técnica do pacto solicita aos interessados para analisarem os programas propostos, sugerirem ajustes e complementações e indicarem, se for o caso, a adesão de sua instituição como executora ou como instituição parceira nos programas que se relacionam com suas atribuições e competências institucionais.

Clique aqui para acessar o Plano Estratégico de Saneamento Básico do Ceará.

Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone: (85) 3277-3743.

 

Da Agência de Notícias /com Assessoria

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Página 1 de 63

Temos 161 visitantes e 7 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500