Fortaleza, Quarta-feira, 18 Maio 2022
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
JULIO HENRIQUE SONSOL GONDIM

JULIO HENRIQUE SONSOL GONDIM

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa  do Ceará realizará no dia 7 de março, em seu auditório, evento que traz a prevenção como solução nas manifestações de Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A ação será realizada em alusão ao Dia Internacional de Prevenção dessas doenças, comemorado oficialmente nesta segunda-feira (28/02), data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro será aberto aos servidores da Casa, com direito a certificação.

“Essa ação está sendo realizada de forma conjunta entre a Célula de Fisioterapia e a de Saúde e Segurança do Trabalho do DSAS. Este é um tema que abrange a prevenção, tratamento e o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar, e que tem como objetivo despertar nos servidores da Casa o cuidado de como se prevenir, como tratar, e como evitar essas doenças”, afirma o médico Joaquim Garcia, orientador da célula de Saúde e Segurança no Trabalho.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, lembra aos servidores a importância da prevenção como solução de várias doenças, a exemplo da LER/Dort. “Estamos trabalhando dentro do protocolo de segurança. Sabemos que diante de uma pandemia temos que manter cuidados como uso correto de máscaras, cobrindo totalmente o nariz e a boca, higienização das mãos, mantendo o distanciamento social e respeitando as orientações”, afirma. “Essas são medidas simples e que nos auxiliam no combate a essa pandemia que infelizmente ainda não acabou", aponta.

Programação

O evento será realizado nos períodos da manhã (8 horas às 11 horas) e tarde (14 horas às 17 horas) no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III). Durante o evento, serão desenvolvidas várias ações a serem realizadas por profissionais fisioterapeutas e ergonomistas. Será aplicado um questionário preditivo para identificar casos de LER/Dort, com palestra sobre a prevenção através da aplicação da ergonomia, aplicação de bandagens terapêuticas para dor e aula demonstrativa de ginástica laboral com foco nas patologias mais comuns de LER/Dort. Ao final, serão entregues certificados de participação aos servidores presentes ao evento.

Saiba mais

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, segundo levantamento do Ministério da Saúde realizado em 2018.

O levantamento apontou que, entre os anos de 2007 e 2016, foram notificados 67.599 casos de LER/Dort foram notificados. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122, em 2016.

Da Assessoria do DSAS, com Núcleo de Comunicação  Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Sustentabilidadee Gestão Ambiental, está mobilizando os servidores da Casa e  incentivando a solidariedade e a sustentablidade com a campanha ''Lacrou''.

A iniciativa, já em curso, visa a arrecadação de lacres de alumínio entre os servidores da Alece, retiradas de latinhas de cerveja e refrigerantes. Os lacres coletados serão utilizados para a permuta com cadeiras de rodas e equipamentos de mobilidade doados para instituições de caridade.

Cada servidor poderá trocar duas garrafas pets de dois litros cheias de lacres por uma caneca. Com quatro trocas, ele estará adquirindo a coleção completa de modelos.

A orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, Conceição Machado reforça o convite para adesão a campanha iniciada  em dezembro de 2021. ''Os colaboradores do Poder Legislativo podem acumular os lacres em casa e realizar a troca no mês de março  na sala Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, localizada no hall de entrada do prédio principal da Assembleia Legislativa, com acesso pela avenida Desembargador Moreira, nº 2807. Precisamos  da adesão dos servidores para o sucesso da campanha. Por isso,  reforço o convite para que os nossos colaboradores abracem essa campanha  e ajudem os cadeirantes  a ter mais conforto  e qualidade de vida'',  conclama.

A  campanha será realizada ou enquanto durarem os estoques de 200 canecas. 

Arrecadação

 Em janeiro de  2020,  quando era intitulada  Célula da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) da Assembleia Legislativa do Ceará, o setor  doou 62 kgs de alumínio para a campanha ''Eu Ajudo na Lata''  sendo reconhecido como o maior doador externo. Com a participação de todos o feito poderá ser repetido, e ate mesmo superado.  

JB

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Qualquer migração das obras do autor inglês William Shakespeare para o cinema sempre gera curiosidade do público e da crítica. Com a nova versão de A tragédia de Macbeth, já disponível na plataforma TV+, da Apple, a expectativa se repete. O filme é uma produção americana dirigido e roteirizado por Joel Coen e baseado na peça homônima do autor britânico. Este é  o primeiro filme dirigido por um dos irmãos Coen isoladamente. A produção é protagonizada por Denzel Washington, Frances McDormand (que também produziu o filme), Bertie Carvel, Alex Hassell, Corey Hawkins, Harry Melling, Kathryn Hunter e Brendan Gleeson.

A Tragédia de Macbeth teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Nova York de 2021 em 24 de setembro de 2021. Teve um lançamento limitado nos cinemas em 25 de dezembro de 2021, pela A24,. O filme foi aclamado pela crítica por sua direção, fotografia e as performances de Washington, McDormand e Hunter.

A história inicia quando Macbeth e Banquo, tendo liderado o exército do rei Duncan à vitória sobre o traidor Thane de Cawdor, são abordados por três bruxas no campo de batalha. As bruxas saúdam Macbeth. Os seres que aparentam ser místicos proclamam que Macbeth será rei em breve e declararam que Banquo gerará uma linhagem de reis.

Macbeth fica alarmado depois que Duncan nomeia seu filho Malcolm como o príncipe de Cumberland, vendo a nomeação como um estorvo em seu caminho para o trono. Macbeth escreve para Lady Macbeth, informando-a das profecias. Quando Duncan decide passar uma noite no castelo de Macbeth, Lady Macbeth convence seu marido a cometer regicídio. Ela droga os servos do rei, e um hesitante Macbeth executa o assassinato.

No início da manhã seguinte, Macduff, o Thane of Fife, descobre o corpo, enquanto Macbeth mata os servos para encobrir as pistas de seu crime. Temendo por sua própria vida, o herdeiro de Duncan, Malcolm, foge para a Inglaterra, e Macbeth assume o trono como o novo rei. Inquieto com a profecia sobre Banquo, Macbeth organiza o assassinato dele e de seu filho Fleance. Os assassinos de Macbeth, acompanhados por Ross como o Terceiro Assassino, matam Banquo. Ross então persegue Fleance através de um campo.

Um Macbeth cada vez mais paranóico torna-se um tirano. Em um banquete real, ele alucina e começa a delirar com o fantasma de Banquo. Lady Macbeth dispensa os convidados antes de drogá-lo para acalmá-lo. Durante seu transe, Macbeth é novamente visitado pelas bruxas. Macbeth ordena que toda a família Macduff seja morta, mas o próprio Macduff sobrevive, tendo fugido para a Inglaterra.

Uma Lady Macbeth cheia de culpa começa a ter um sonambulismo e gradualmente desce à loucura. Ross visita secretamente a Inglaterra e informa Macduff sobre a morte de sua família. Um Macduff aflito jura vingança, enquanto Malcolm levanta um exército com a ajuda dos ingleses. As tropas cortam galhos de Birnam Wood, usando-os como camuflagem, e marcham para o castelo de Macbeth em Dunsinane, cumprindo uma das profecias. Lady Macbeth morre, mergulhando Macbeth em mais desespero. Ainda convencido de sua invencibilidade, ele acaba sendo desafiado por Macduff para um duelo. Macduff declara que não nasceu de uma mulher, mas sim "rasgado prematuramente". Macbeth inicialmente se recusa, mas acaba aceitando o desafio de Macduff. Macduff supera Macbeth e o decapita, cumprindo a profecia final. Malcolm é coroado o novo Rei da Escócia. Enquanto isso, Fleance é revelado estar vivo, e Ross o leva para longe da Escócia.

A escolha de Denzel Washington e de Frances McDormand, mulher do diretor e sua parceira no desenvolvimento do projeto, sugere um casal mais maduro, que o tempo não permite mais sonhar. Assim, seus atos ganham mais peso e urgência, sublinhando o desejo de deixar um legado.

Essa maturidade se reflete na interação de Denzel e Frances, que evocam à perfeição duas pessoas com décadas de familiaridade um com o outro, emprestando credibilidade às suas decisões. O esfarelamento de sua posição de poder, prevista na profecia que dispara a trama, ressalta a tragédia de quem não tem mais o tempo a seu favor para redimir-se de suas próprias decisões.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

 

 

 

Deputados da Assembleia Legislativa lamentaram a morte, aos 90 anos, do radialista Narcélio Limaverde, na madrugada desta quarta-feira (26/01), por complicações de uma pneumonia grave. Os parlamentares destacaram o legado do comunicador para o jornalismo e a política cearense.

 O deputado Fernando Hugo (PP) comentou que o dia começou chuvoso e escuro, assim como está o sentimento de todos com a triste partida de Narcélio Limaverde, a quem definiu como um “grande homem, grande político, grande jornalista e radialista”.

 Na avaliação do deputado Manoel Duca (PDT), que foi colega de Narcélio Limaverde no período 1987-1990, em que aconteceu a Constituinte Estadual, o radialista e ex-parlamentar  foi uma figura que só fez amizades ao longo da sua vida. “Ele era uma figura maravilhosa, tranquila, não tinha inimizade com ninguém, nunca discutiu seus problemas de forma raivosa, sempre mantendo a serenidade. Nós estamos de luto, a Assembleia de um modo geral e os meios de comunicação cearense, por essa perda inestimável ao Estado”, comentou.

 Para o deputado Renato Roseno (Psol), o rádio cearense e brasileiro estão de luto, ao considerar que partiu hoje uma das vozes mais significativas do jornalismo no Estado. “A história e a vida de Narcélio Limaverde se confundem com a própria história da rádio no Ceará. Em quase 70 anos de atividade profissional, Narcélio deixou registrada a marca de rigor, generosidade, acolhimento e seriedade”, apontou, complementando que o radialista foi uma das grandes personalidades que encarnou o jornalismo como serviço público.

 “No momento em que vemos a imprensa ser atacada, lembremos que Narcélio também resistiu à perseguição e à censura que tentavam calar o jornalismo durante a ditadura militar. Por isso, ele sempre estará vivendo naqueles que vivem e fazem o rádio e a comunicação publicada”, exaltou Roseno.

 Outro deputado a destacar o legado de Narcélio Limaverde para a imprensa do Estado foi o líder do Governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania). "O radialista, jornalista e ex-deputado Narcélio Limaverde é um ícone da comunicação cearense. Ele deixa um legado de um excelente trabalho realizado no rádio do nosso Estado", endossou.

 A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) lembrou que Narcélio Limaverde é uma figura com a qual tinha vínculo desde cedo, pois as famílias de ambos eram próximas. “Fazia parte de sua rotina conduzir seu trabalho com grande responsabilidade, sempre noticiando os fatos em primeira mão e preocupado com a verdade”, enfatizou.

Ela ressaltou que a participação política de Narcélio também foi marcante, já que ele participou da elaboração da Constituição Estadual de 1989, e fez parte da Mesa Diretora da AL naquela época. “Hoje o Ceará está de luto, e especialmente nós, deputados, assessores e servidores da Assembleia Legislativa, que dividimos nosso cotidiano com este grande comunicador”, lamentou.

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) foi outro a enaltecer o legado político de Narcélio, mencionando que em 1985 o comunicador ingressou na vida pública como candidato a vice-prefeito de Paes, e em 1986 foi eleito o deputado estadual mais votado do Ceará e o primeiro colocado em Fortaleza, atuando como constituinte estadual (1988/1989). “O resultado eleitoral demonstrou sua popularidade e reconhecimento do serviço profissional prestado à comunidade”, assinalou Romeu Aldigueri.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) salientou que Narcélio Limaverde é uma referência no jornalismo cearense, sinônimo de ética, imparcialidade, cultura e humanidade. “Gostava de ouvir suas falas e comentários quando era entrevistado em seu programa na FM Assembleia. Aliás, não era uma conversa, era sempre uma aula”, pontuou.

 Para o deputado Acrísio Sena (PT), a morte de Narcélio Limaverde deixa o povo cearense de luto, “pela sua irretocável história de vida, como profissional do rádio e homem público”. A deputada Érika Amorim (PSD) também expressou o seu pesar pela partida de um personagem tão significativo para a história da comunicação no Ceará. “A comunicação perde a narração carismática dessa que é uma das vozes mais marcantes do nosso Estado. Falo no presente pois, apesar da partida, sua memória e legado profissional ficarão sempre em nós”, finalizou.

 Da Agência de Notícias da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

O Núcleo de Práticas Sistêmicas e Restaurativas e o Núcleo de Gestão e Mediação de Conflitos, da Assembleia Legislativa, realizaram, nesta quinta-feira (14/10), círculo restaurativo de construção de paz, voltado para pessoas portadoras de câncer de mama ou em fase de remissão da doença, mulheres mastectomizadas e familiares. A ação, realizada no Anexo III,  fez parte das atividades do "Outubro Rosa", mês de conscientização sobre a enfermidade e medidas preventivas.  

O evento foi desenvolvido pela manhã, desde às 9h30min, com a facilitação da psicóloga Socorro Fagundes. A coordenadora do Núcleo de Gestão e Mediação de Conflitos, Raísa Pontes, esclareceu que     o círculo restaurativo foi idealizado com o objetivo de ser um momento de diálogo e restauração das mulheres portadoras e homens portadores de câncer de mama. "A ação é também para levar o cuidado, e não só a conscientização às pessoas".

Raísa informou que as participantes do círculo receberam das enfermeiras da Casa Legislativa orientações sobre radioterapia, "que causa desgaste durante o tratamento", e sobre a cicatrização da cirurgia de mastectomia, enfrentada por pacientes de câncer de mama, para a extração de nódulos.

"Elas precisam dessas orientações juntamente com o círculo restaurativo que é um momento de integração e diálogo para que elas possam se abrir e que, em muitas oportunidades, possam ser só ouvidas ou, até mesmo no silêncio, possam ser compreendidas, porque é um momento de dor", acentuou Raísa Pontes.    

 Selma Machado, coordenadora do Núcleo de Práticas Sistêmicas e Restaurativas, explicou que o círculo, composto também pelas enfermeiras da Casa, busca conscientizar as pessoas sobre a importância do auto exame, para detectar, se for o caso a doença. "Também falamos um pouco sobre os cuidados necessários no pós operatório, além de abordar questões sobre o psicológico e o lado emocional".

Ela salientou ainda que os núcleos acolhem o público com terapia sistêmica, realizando exercícios e olhando para os sintomas. "Nós vamos agora olhar para os sintomas, como vou me encontrar com eles e o que podemos fazer para saber lidar com isso".

Durante o Outubro Rosa, de acordo com  Selma Machado, serão oferecidos mais círculos, conversas e palestras para levar a conscientização e acolher as pessoas que precisam de um apoio neste momento que está passando.

Saiba mais

Os serviços do núcleo estão disponíveis para os servidores, seus dependentes e a população do entorno da Assembleia Legislativa. Os interessados devem entrar em contato pelo teleatendimento, através do número (85) 3277-3776, que encaminhará a ligação para o setor responsável. É necessário identificar-se para que seu nome seja inserido na lista de beneficiados. Feito o procedimento, o interessado assume o compromisso da sua participação e recebe um cartão fidelidade tanto para a constelação familiar como para o atendimento individual.

 JS

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

InícioAnt123PróximoFim
Página 1 de 3

Temos 1038 visitantes e Nenhum membro online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

CURSOS / PROJETOS

EVENTOS / DESTAQUES



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500