Fortaleza, Quinta-feira, 02 Fevereiro 2023
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
 PORTAL DO SERVIDOR
 Coordenadoria de Planejamento e Informática
Quinta, 02 Fevereiro 2023 08:32

Dia Mundial da Fraternidade Humana é tema do Café & Lazer Destaque

Avalie este item
(1 Voto)

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) retoma as atividades que mobilizam servidores aposentados ou prestes a se aposentar em 2023. Nesta quarta-feira (01/02), a entidade promoveu a primeira atividade Café & Lazer do Projeto Casulo deste ano. Com a ação gerida pela Assalce, o objetivo é  que os servidores aposentados se confraternizem, bem como aqueles que procuram se informar sobre o processo de aposentadoria.

Nesta edição, foi adotado o  tema Dia Mundial da Fraternidade Humana, que será comemorado no neste sábado (04/02). A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em  21 de dezembro de 2020, a fim de promover a tolerância cultural e religiosa. A iniciativa foi proposta pelo Egito e Emirados Árabes. Assim, as Nações Unidas convidaram todos os seus afiliados  e outras organizações internacionais a comemorar anualmente o Dia Internacional da Fraternidade Humana.

Desde a primeira vez em que foi celebrado, em 4 de fevereiro de 2021, o Dia Internacional da Fraternidade Humana tem recebido o apoio de vários líderes mundiais, dentre os quais o papa Francisco;  xeque Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar; bem como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Mobilização

Jacqueline Nóbrega, especialista em psicologia das relações humanas e coordenadora do programa Casulo, relatou que o Café & Lazer representa um momento de reencontro para os servidores  que reduziram as suas atividades sociais porque já estão aposentados.  Ela lembrou que as pessoas, na maioria dos casos, tendem a ter mais contato com os colegas de profissão do que com a própria família, o que pode gerar isolamentos.

A coordenadora revelou que a escolha do tema do Café & Lazer foi feita "com muito carinho", principalmente por conta dos eventos advindos do isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19. "Isso mexeu com as nossas estruturas. Foram quase dois anos de quarentena  e isso afetou muito nosso lado emocional e das relações humanas", pontuou.

"A intenção é que servidores e servidoras aposentados reencontrem amigos e se confraternizem. Aí, a gente do Casulo tenta levar alguma informação cultural ou sobre saúde, Neste mês, tivemos também a participação da Nathália Gomes, coordenadora da Oficina do Cérebro", destacou.

Estímulo ao bem estar

A  terapeuta ocupacional Nathália Gomes, ressaltou que as atividades são voltadas para as funções cognitivas,  que muitas vezes têm suas atividades reduzidas, por conta da aposentadoria. Ela  acentuou que as atividades também buscam permitir que os participantes realizem tarefas do cotidiano, estimulando e favorecendo o bem estar, a independência e a autonomia de todos, preparando cada pessoa para um envelhecimento "bem sucedido e ativo".

A coordenadora do Clube do Cérebro assinalou que este mês, o Café & Lazer uniu-se ao Clube do Cérebro, que reúne-se às quartas-feiras, a partir das 9h30min. "Fizemos esta manhã festiva, de integração e socialização", definiu. O tema do encontro, Dia Mundial da Fraternidade Humana foi abordado, com a participação ativa dos participantes. "Procuramos discutir como cada pessoa entende sobre essa palavra e como a fraternidade está presente em nosso dia a dia", acentuou. Entre as atividades, foi desenvolvido o "nó humano", que trabalha a união, a comunicação e apoio mútuo entre as pessoas. "Fraternidade é isso", frisou.

Júlio Sonsol

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(2 votos)

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quarta-feira (01/02), sessões que empossaram deputados e deputadas estaduais para o mandato da 31ª Legislatura (2023/2026) e de eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024.

Depois de empossados, os deputados e deputadas foram chamados a eleger a mesa diretora da Casa que comandará os trabalhos nos próximos dois anos. O deputado Evandro Leitão (PDT) lidera a Mesa Diretora eleita por unanimidade pelo Plenário 13 de Maio em votação aberta, com 46 votos.

Além de Evandro Leitão, compõem a Mesa os e as seguintes parlamentares: Fernando Santana (PT), como 1º vice-presidente, Osmar Baquit (PDT), 2º vice-presidente, Danniel Oliveira (MDB), 1º secretário, Juliana Lucena (PT), 2ª secretária, João Jaime (PP), 3º secretário, Oscar Rodrigues (União Brasil), 4º secretário, bem como David Durand (Republicanos), Emília Pessoa (PSDB) e Luana Ribeiro (Cidadania), como 1º, 2ª a 3ª vogais, respectivamente.

Perspectivas

Em discurso após a eleição da Mesa Diretora, Evandro Leitão afirmou que seu novo mandato como presidente da Alece terá as mesmas características de sua gestão anterior (2021/2022), na qual as ações não ficaram restritas somente à produção legislativa. “Sensíveis às carências de nossa gente, procuramos ir além, implantando novos serviços e equipamentos para atender as necessidades das parcelas mais vulneráveis da sociedade cearense”, afirmou.

O presidente enalteceu o Comitê de Responsabilidade Social, criado em sua gestão, e a condução do mesmo por sua esposa, a primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão. Disseminar uma cultura de paz, cuidar de crianças autistas e com síndrome de Down e ampliar o apoio à mulher cearense foram algumas das ações desenvolvidas e citadas por Evandro Leitão.

Segundo afirmou o presidente, essas novas estruturas, aliadas aos equipamentos de apoio à sociedade cearense que a Assembleia já possuía, apontam para que se possa prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão. “A marca da gestão que se inicia continuará sendo a mesma que adotamos na anterior: manutenção de canais de  interlocução permanente com o povo, destinatário de todo o nosso trabalho e razão de ser da vida pública”, afirmou.

Evandro fez questão de frisar o apoio recebido de todos os servidores da Alece e enalteceu a qualidade técnica e capacidade de comprometimento do quadro funcional da Casa. “Para vocês, servidores e servidoras desta Casa, rendo todas as homenagens”, declarou.

O presidente assegurou aos seus colegas parlamentares que as portas estarão sempre abertas para todos, independente de partido ou ideologia. Evandro disse ainda que tem consciência do desafio que aguarda a todos e conclamou todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como toda a sociedade civil, para dar as mãos em busca de soluções eficazes para os problemas dos cearenses. “Manteremos o diálogo harmônico com todos os poderes para fortalecer as parcerias já existentes e potencializar a criação de outras, tudo para o bem do povo cearense”, pontuou.

Novos parlamentares

Dentre as 46 cadeiras do Legislativo cearense, 25 deputados e deputadas foram reeleitos, enquanto 21 cadeiras serão ocupadas por parlamentares em primeiro mandato. Na nova legislatura, haverá ainda nove deputadas estaduais, contra quatro anteriormente.

Paulo Veras

Edição: Salomão de Castro

 
 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(2 votos)

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quinta-feira (02/02), às 9h30min, no auditório do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), momento de recepção e boas-vindas aos servidores.

Com a participação das Células que compõem o Comitê, o momento terá foco em temas como saúde, bem-estar e sustentabilidade.

O objetivo da ação é de que o trabalho do ano legislativo de 2023 dos servidores seja iniciado com informações e orientações que promovam maior qualidade de vida no ambiente laboral e desenvolvimento de hábitos sustentáveis.

Conteúdo do encontro

Entre as atividades estão previstas dicas de ergonomia no local de trabalho, alongamentos para prevenção de lesões, importância do autocuidado para promoção da saúde e bem-estar e dicas de sustentabilidade.

O Comitê de Responsabilidade Social da Alece tem cinco células que atuam de forma integrada e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Os projetos e ações do Comitê buscam aproximar a população da Casa Legislativa e contribuir para o desenvolvimento socioambiental sustentável do Ceará. 

Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(2 votos)

A posse dos parlamentares e a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2023-2024 serão nesta quarta-feira (01/02), a partir das 9 horas, no Plenário 13 de Maio. A sessão preparatória será conduzida pelo atual presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). Após a eleição da Mesa, será declarada instalada a 31ª Legislatura, que segue de 2023 a 2026.

O rito de posse acontece em uma primeira sessão preparatória, com início às 9 horas, na qual os parlamentares eleitos deverão prestar compromisso de posse. Na sequência, uma segunda sessão preparatória é convocada para eleição da Mesa Diretora.

A renovação da composição da Alece para a legislatura 2023/2026 chega a 45,65%, após o resultado das eleições realizadas em 2 de outubro de 2022. No total, 25 deputados estaduais no exercício do mandato reconquistaram cadeiras, enquanto 21 estarão estreando no Legislativo estadual, de acordo com totalização dos votos concluída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os parlamentares que reconquistaram o mandato são Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), Dra. Silvana (PL), Renato Roseno (Psol), Osmar Baquit (PDT), David Durand (REP), Guilherme Landim (PDT), João Jaime (PP), Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Agenor Neto (MDB), Queiroz Filho (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Moisés Braz (PT), Oriel Filho (PDT), Salmito (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Davi de Raimundão (MDB), Lucílvio Girão (PSD), Júlio César Filho (PT), Fernando Hugo (PSD), e Apóstolo Luiz Henrique (REP).

Tomam assento no Parlamento cearense pela primeira vez os deputados eleitos Carmelo Neto (PL), Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Cláudio Pinho (PDT), Alcides Fernandes (PL), Antonio Henrique (PDT), Lia Gomes (PDT), De Assis Diniz (PT), Firmo Camurça (União), Alysson Aguiar (PCdoB), Dr. Oscar Rodrigues (União), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Missias Dias (PT), Sargento Reginauro (União), Larissa Gaspar (PT), Felipe Mota (União), Emilia Pessoa (PSDB), Lucinildo Frota (PMN) e Stuart Castro (Avante).

Dentre os parlamentares eleitos, Oriel Filho, Salmito, Zezinho Albuquerque e Moisés Braz foram convocados a integrar o secretariado estadual pelo governador Elmano de Freitas (PT). Após assumirem os mandatos, eles se licenciarão, ensejando a posse, respectivamente, dos suplentes Bruno Pedrosa (PDT), Antônio Granja (PDT), Almir Bié (PP) e Nizo Costa (PT).

Mulheres ampliam representação

A bancada feminina, que na atual legislatura possui cinco representantes, passa a ter nove integrantes em 2023. São elas: Marta Gonçalves (PL), Dra Silvana (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emilia Pessoa (PSDB).

Ao todo, 14 partidos conquistaram assentos na Alece. A maior bancada será a do PDT, com 13 representantes, seguida por PT, com oito parlamentares; União e PL, com quatro representantes cada; PP, MDB e PSD, com três deputados, cada, REP com dois; Psol, PCdoB, Cidadania, PSDB, PMN e Avante, com um parlamentar cada, respectivamente. 

Eleição da Mesa Diretora

Conforme o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto de Aragão, neste segundo momento, a chapa que irá concorrer à Mesa será registrada e analisada pelos secretários da sessão. Caso preencha os requisitos, será deflagrado o processo de votação, por escrutínio aberto, como determina o artigo 9º do Regimento Interno da Alece. 

Eleita a chapa, o novo presidente discursa anunciando as perspectivas e ações da Mesa para o biênio 2023/2024. Na sequência, serão apresentados os requerimentos solicitando licenciamento daqueles parlamentares que deverão ocupar secretarias de Estado, a subsequente convocação e posse de seus suplentes imediatos, encerrando com a convocação da sessão de instalação da 1ª sessão legislativa da 31ª Legislatura para o dia seguinte.

A sessão de instalação da sessão legislativa e abertura dos trabalhos de 2023, que acontece na quinta-feira (02/02), vai contar com a presença do governador Elmano de Freitas, que fará a leitura da mensagem governamental com as principais metas do Governo do Estado para 2023.

Como acompanhar a sessão

As sessões preparatória e de instalação da nova sessão legislativa serão transmitidas em tempo real pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7 MHz) e redes sociais da Casa. Em ambos os eventos haverá controle de acesso de convidados, autoridades e imprensa, com espaço exclusivo para captação de imagens.

Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(2 votos)

A Diretoria Legislativa realizou, nesta terça-feira (31/01), a apresentação do sistema Prodocs, que tem o objetivo de disponibilizar ferramenta virtual de gestão documental em plataforma unificada, para os diretores eservidores da Alece.

Durante o encontro, realizado nos Auditórios 2 e 4 do Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o titular da Diretoria Legislativa, Fabrício Machado, ressaltou que a virtualização dos processos é uma tendência da administração pública moderna. Conforme apontou, a ferramenta vem abraçar os princípios basilares da gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT) defazer uma gestão transparente, conversando com a sociedade.

''É um trabalho que está sendo construído coletivamente, tendo   à frente a Diretoria Legislativa, por meio do Departamento de Documentação e Informação. A plataforma traz uma eficiência na administração, com a maior agilidade na entrega  dos resultados e tramitação dos processos, transparência das ações e uma gestão  mais ambiental, pois a partir da utilização deste novo recurso, haverá uma redução consistente no uso de papel''.

Dentre os benefícios do Prodocs, o diretor legislativo citou o   processo 100 % digital, gerando maior rapidez na tramitação, instrumentos de controle social e transparência dos processos administrativos, mecanismos  de verificação de autenticidade, segurança e confiabilidade dos documentosproduzidos, além da diminuição da produção de papel.  

Kaio Fragoso, gerente do sistema Prodocs e servidor do Departamento de Documentação e Informação, adiantou que o próximo passo para a consolidação do Prodocs será a realização de um treinamento para os servidores, com início previsto para o próximo dia 6 de fevereiro e conclusão em 17 de fevereiro. ''Será um treinamento com carga horária de 2 horas. No total, serão 20 turmas divididas nos turnos manhã e tarde com a presença de 20 a 40 participantes. Após o curso, temos a previsão de entrega do protocolo externo'', afirmou.

O período de transição prevê a data de corte para o início de todos os processos em meio virtual no dia 6 de março, bem como a migração  dos processos do VDOCC para o PRODOCS  e a  digitalização dos processos administrativos pendentes de conclusão.

Presenças

O encontro contou com a participação da Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Maria Elenice Ferreira Lima, do Procurador da Casa, Rodrigo Martiniano, Miguel Rodrigues, coordenador do Escritóriode Direitos Humanos Frei Tito, Ana Paula Moreira, diretora do Departamento de Documentação e Informação, Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece dentre outros gestores . 

Julyana Brasileiro

Edição Julio Sonsol

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

 

Avalie este item
(3 votos)

A FM Assembleia, veículo de comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará, foi a emissora de rádio mais premiada do Nordeste, em 2022. Ao todo, a equipe profissional da Casa recebeu 60 pontos no ranking. Entre todos os veículos de comunicação da região (rádio, televisão, impresso e portais de Internet), ela ficou no sexto posto, de acordo com o levantamento do Portal dos Jornalistas, divulgado no último sábado (28/01).

Individualmente, os profissionais da FM Assembleia Ronaldo César e Rafael Luís Azevedo (hoje gerenciamento da TV Assembleia), ficaram em 19º lugar, com 20 pontos cada, entre todos os integrantes das mídias de notícias do Nordeste.

No editorial da publicação do Portal dos Jornalistas, o editor e coordenador de pesquisas do veículo de comunicação, Fernando Soares, destaca que em uma época em que contar a história brasileira parece muito mais uma missão para os melhores roteiristas de Hollywood, os jornalistas brasileiros seguem mostrando sua relevância na luta pela defesa de ideais democráticos através de um jornalismo competente e combativo. Por isso, acreditamos que qualquer reconhecimento a estes profissionais é mais do que justo e se faz cada vez mais necessário.

Para Rafael Luís Azevedo, ex-gerente da FM Assembleia, "Essa menção no ranking do Portal dos Jornalistas vai ser muito motivadora para equipe da Rádio FM Assembleia". Segundo ele,  vários repórteres e editores de áudio aderiram, nos últimos dois anos, a uma proposta de dedicar parte do seu expediente para a produção de grandes reportagens. "Alguns deles nunca tinham feito uma reportagem, depois de décadas de rádio, e assim conseguiram um belo sopro para a carreira. Com isso tudo, a emissora veiculou um volume excelente de reportagens e audiodocumentários em 2022, que foi reconhecido em muitas premiações de jornalismo, e que agora é destaque no ranking dos jornalistas".

Alegria e orgulho

Tarciana Campos, gerente da FM Assembleia, diz que o sentimento principal como gestora da emissora é de alegria e de orgulho da equipe. ”Passamos por um trabalho de mudança em nossa cultura institucional, que demonstrou o potencial da descentralização da produção. Essa descentralização, juntamente com a criatividade e a motivação da equipe, são importantes fatores que fazem a Rádio Assembleia apresentar esses resultados tão expressivos no ranking”.

Ela destaca que em 2023 fica o desafio de continuar o trabalho que vem sendo feito, com base em muito diálogo com a equipe, descentralização de funções e com muita confiança no potencial de trabalho dos servidores.

“Tem sido gratificante acompanhar a evolução de alguns integrantes da equipe, inclusive, subindo no ranking como mais premiados. Entre eles temos editores de áudio, que é o caso do Jorge Luis, que ocupa a 45ª colocação entre os comunicadores mais premiados. O desejo é que esse tipo de resultado siga motivando a equipe em futuras produções”, prevê a gerente.

O coordenador de programação da FM Assembleia Ronaldo César afirma que fórmula, segredo ou mágica não existem. Ele admite que estar entre os veículos mais premiados no Nordeste é profissionalmente prazeroso. “É uma alegria e uma recompensa do trabalho e do esforço de uma equipe. Tivemos o apoio da Presidência, da Mesa Diretora, das deputadas, dos deputados, também do coordenador de Comunicação Daniel Sampaio e da gerente geral Tarciana Campos“.

Ronaldo César assevera que o trabalho apresentado pela emissora, desde a fundação há 15 anos, vem sendo reconhecido, através de documentários e reportagens apresentados ao público. “Este é o principal objetivo. A prestação e a utilidade pública chegando aos nossos ouvintes. Daí vem o reconhecimento“, apontou

Serviço

O ranking completo e mais informações sobre o cenário da imprensa nacional podem ser acessados em https://www.portaldosjornalistas.com.br/uma-edicao-historica-para-profissionais-que-contam-a-historia/

Júlio Sonsol

 Edição: Julyana Brasileiro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

 Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(2 votos)

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio do Departamento de Cursos de Idiomas, segue com inscrições abertas, até o próximo dia 6 de fevereiro, para os cursos de Inglês, Francês e Espanhol.

Para alunos iniciantes que desejam aprender o inglês, são disponibilizadas duas turmas. Pela manhã, as aulas acontecem segundas e quartas-feiras, no horário de 8 horas às 9h30min, no formato presencial. As inscrições podem ser feitas  por meio do link https://bit.ly/3HunmcZ .

No período da tarde, a turma de Inglês básico I é realizada até de plataforma remota, às segundas e quartas-feiras, de 17h30min às 19 horas, com o início das aulas previsto para o dia 13 de fevereiro. Para inscrever-se, acesse o link https://bit.ly/3H5vKhF.

A Unipace ainda oferta aulas de cultura inglesa, gramática inglesa, Inglês instrumental e duas turmas de Inglês (conversação). Aqueles que possuem conhecimento na língua inglesa e desejam iniciar em uma turma mais avançada podem realizar o teste de nível para cursar Inglês Intermediário I ou Inglês Avançado I.

As inscrições para os novos cursos iniciais podem ser feitas até 6 de fevereiro de 2023. Já o período de inscrição para realizar o Teste de Nível se inicia em janeiro e vai até o dia 3 de fevereiro. As inscrições são limitadas para a seleção e, nos dois casos, deve ser feita pela Internet, por meio do link https://linktr.ee/UnipaceAlece .

Francês

As aulas de francês do básico I serão realizadas presencialmente às terças e quintas-feiras, de 8 horas às 9h30min, pelo link https://bit.ly/3WBrBIb. Para os veteranos, a Unipace disponibiliza uma turma de conversação às segundas e quartas-feiras de 17 horas às 18h30min no formato on-line https://bit.ly/3R70NOT .

Para quem deseja  participar da turma de Espanhol na modalidade conversação, as aulas serão realizadas remotamente às segundas e quartas-feiras no horário de 15 horas às 16h30min. Inscreva-se por meio do link https://bit.ly/402vgS5 .

Julyana Brasileiro

Edição: Júlio Sonsol

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

Avalie este item
(2 votos)

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Acupuntura, integrará uma atividade alusiva ao 4º aniversário da Casa da Mulher Brasileira, nesta terça-feira (31/01). O evento ocorrerá no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde, localizado na Casa da Mulher Brasileira, repartição que compõe a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

O Dr. Egerton Teles, coordenador da Célula de Acupuntura, informa que a equipe de fisioterapeutas da Célula prestará serviços de atendimento à mulher por meio da acupuntura e auriculoterapia, tratamentos comprovadamente eficazes na atenuação de problemas físicos, mentais e emocionais presentes nos pacientes, e, ainda, por meio da liberação miofacial, técnica que previne lesões e alivia dores musculares.

Além da participação dos profissionais do DSAS, o evento contará com aferições de pressão, testes de glicemia, aula de defesa pessoal e apresentação cultural de Jazz, dentre outras colaborações disponibilizadas por diversos parceiros, incluindo secretarias e faculdades. A programação integral acontecerá das 8h às 17h.

 DSAS

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizou, entre janeiro e dezembro de 2022, 119.142 atendimentos – o número duplicou em relação ao ano passado, quando foram realizados 54.562 atendimentos e procedimentos. Entre essas atividades, estão incluídas consultas, retornos, atendimentos de primeira vez, teleatendimento, sessões, reavaliações e altas.

Durante o mês de janeiro, em razão do recesso parlamentar, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) funciona de terça-feira a quinta-feira, das 8h às 13h, no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece), na avenida Pontes Vieira, nº 2.300.

 

Julyana Brasileiro , com Assessoria do DSAS

Edição : Julio Sonsol

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/WhatsApp: 85.99717.1801

 WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(1 Voto)

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Não-Violência em 1948, em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 30 de janeiro deste ano .

A data marca simbolicamente a educação para a paz e a solidariedade, além da mediação de conflitos e respeito aos direitos humanos de todas raças e etnias.

O pesquisador do Memorial Deputado Pontes Neto da Alece, Diego Morais,avalia que a data Ghandi era um dos maiores expoentes do pacifismo, "pelo respeito aos direitos humanos e por justiça".  Ele destaca ainda que a o movimento teve início a partir da luta contra a colonização e dominação britânica.

Gandhi, também nominado de Mahatma que significa “grande alma”, nasceu na Índia, em 1869. Passou a ser reconhecido como um dos principais líderes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Ele estudou direito na Inglaterra, e me seguida foi trabalhar na África do Sul como advogado." Lá começaram as suas primeiras ações de protesto não-violento contra o racismo, baseadas na resistência pacífica e não cooperação com as autoridades", explica o pesquisador.

Ao fim de anos de luta, e depois de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana na África do Sul, decidiu voltar ao seu país de origem e lutar pela sua independência. A Índia, na época, era uma colônia do Império Britânico. Graças a seus esforços de mobilização de toda a nação, a Índia conquistou a independência em 1947. A resistência ao imperialismo que Ghandi propôs e utilizou eram manifestações pacíficas: diálogos, testemunhos, petições, marchas, jejuns, greves de fome, orações e cooperação com os mais oprimidos.

Também houve uma reação ao domínio inglês, por meio de boicote sistemático dos produtos ingleses e da recusa a colaborar com um regime ou com um sistema considerado injusto. Desobediência civil, por meio da violação intencional, organizada, sistemática de leis consideradas injustas.

Apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948, o pacifista nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do prêmio.

Mudanças  sociais

Rachel Rodrigues,  mediadora de conflitos e facilitadora de Comunicação Não Violenta da Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, explica que as desejadas mudanças sociais acontecerão quando for trabalhada a não-violência interna. "Uma ligação profunda com o que estamos sentindo e necessitando pode nos auxiliar a encontrar um caminho não violento a partir do diálogo, com benefícios para todos os envolvidos".

Ela salienta que para promover a mudança no outro e nos grupos sociais, a partir de uma visão sistêmica, deve-se buscar uma "habilidade empática". Segundo a mediadora, é preciso compreender os interlocutores  "Se nós buscamos por mudanças sociais, a favor da inclusão e da dignidade humana é preciso ajudar os grupos sociais a encontrarem estratégias mais inclusivas  e respeitosas para todos".  

Julio Sonsol

Edição: Julyana Brasileiro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Avalie este item
(1 Voto)

Deputados da Assembleia Legislativa do Ceará e profissionais da comunicação lembram um ano de morte do radialista Narcélio Limaverde e apontam a importância do profissional para a rádio e a comunicação. Uma missa, realizada na igreja Santuário de São Benedito, no Centro de Fortaleza, prestou homenagem a um dos maiores nomes da comunicação cearense e ícone do rádio no estado.

O deputado Walter Cavalcante (MDB), Ouvidor da Alece, rememora momentos vividos com Narcélio e sua vocação em ouvir as pessoas.

“Uma pessoa que foi exemplo de vida para muita gente. Aprendi muito com suas palavras e ensinamentos, alguém que gostava de ouvir as pessoas e traduzir seus sentimentos. E que deu uma grande contribuição para a função de ouvidor, seja parlamentar ou não, quando deu espaço para que estes trouxessem as demandas da população para o seu programa. Tudo que a ouvidoria é hoje tem uma grande contribuição do Narcélio”, reconhece.

Renato Roseno (PSOL) destaca o papel de Narcélio para a cultura da cidade de Fortaleza. O parlamentar faz referência ao livro “Nas ondas do rádio - Histórias e Crônicas”, organizado pela família do radialista.

“É impossível contar a história do rádio no Brasil e no Ceará sem falar da figura de Narcélio Limaverde. Pela sua generosidade e profissionalismo, que era acima da média, absolutamente apaixonado pelo seu fazer no rádio cearense, sempre atento a sociedade e com uma paixão muito grande por Fortaleza, cidade a quem ele dedicou suas crônicas e memórias. Esse um ano de sua passagem, além da saudade que devemos cultivar, também cultivar seus valores como respeito e generosidade”, enaltece.

O deputado Carlos Felipe (PCDOB) rememora as entrevistas que concedeu à Narcélio. “Tive uma alegria muito grande em ser entrevistado por Narcélio. Partilhar e presenciar sua forma simples de ser e sua grande cultura foi um privilégio. Jornalista, radialista, escritor, um ícone do rádio cearense. De forma imparcial e verdadeira, com postura nobre em seus questionamentos. O Ceará precisa reverenciar muito a história dele. Tenho certeza que está em um lugar muito bonito e a família deve ter muito orgulho do pai, amigo, esposo e profissional que ele foi”, declara.

Já a deputada Fernanda Pessoa (União) também enfatiza que Narcélio Limaverde foi um exemplo de profissional para todos que trabalham no rádio. “Falar do Narcélio é falar de alguém muito querido, parceiro, uma pessoa humana que nos traz muita saudade. Que Deus o guarde num lugar bem especial e que tenhamos muitos radialistas como ele. Um abraço meu amigo, você faz muita falta”, enfatiza.

BIOGRAFIA
Narcélio é filho de José Limaverde Sobrinho, um dos pioneiros no radialismo cearense, e de Leda Sobreira Limaverde. Iniciou a carreira como radialista, na Ceará Rádio Clube PRE-9, em 1954.
No rádio, ganhou dos ouvintes e admiradores a denominação de “O locutor dos brotinhos”. Em 1960, esteve presente na fundação da primeira emissora de televisão do Ceará, a TV Ceará – Canal 2, dos Diários Associados e se tornou o primeiro apresentador de TV do Estado. Dois anos depois, ingressou na Rádio Dragão do Mar como radialista e assistente do departamento artístico da emissora.

Foi também jornalista na Rádio Jornal do Comércio de Recife, em Pernambuco, até ser contratado, em 1970, pelo Sistema Verdes Mares como apresentador de notícia na rádio e na TV. Trabalhou ainda na Rádio Uirapuru, AM Cidade, Rádio Assunção e Rádio AM do O Povo.

Narcélio foi deputado estadual mais votado em 1986, elegendo-se pelo PMDB. Ocupou cadeira de deputado constituinte estadual em 1989, tendo atuação destacada nas iniciativas voltadas às questões sociais.

Até os últimos dias de vida, Narcélio trabalhou ativamente na Rádio FM Assembleia, onde apresentava de segunda a sexta-feira o Programa Narcélio Limaverde, que segue na grade de programação, como homenagem ao radialista.

O comunicador era casado com Helenira Leite Limaverde e deixou os filhos Sérgio, Adriana, Vládia e Narcélio Filho. No momento em que é lembrado por um ano de sua morte, a família lançou o livro  “Nas ondas do rádio - Histórias e Crônicas”, com as principais crônicas que ele escreveu sobre a cidade.

EXEMPLO DE ÉTICA

Narcélio também é lembrado por profissionais da comunicação pelo papel importante que exerceu no rádio cearense.

Tarciana de Queiroz Mendes Campos, gerente geral da FM Assembleia, traduz seu sentimento sobre a ausência do colega de profissão. “Um ano do falecimento do Narcélio, o sentimento é de muita saudade, mas também de muita gratidão. O legado gigantesco que ele deixou na comunicação e na cultura ajudam a aplacar a falta da sua presença. Seguimos aprendendo com Narcélio, sobre a cidade, sobre comunicação com ética e com simplicidade”, destaca.

A jornalista Fátima Abreu, que foi contemporânea de Narcélio nos tempos de sua passagem pela radio O Povo e que conviveu com ele  durante sua gestão à frente da emissora, enfatiza o compromisso ético do profissional. “O rádio sobrevive como uma das principais mídias, ou melhor, fundamental por existirem pessoas sérias nos bastidores e no microfone. São esses profissionais que nos fazem acreditar na Ética de nós comunicadores. Narcélio Limaverde é uma dessas pessoas por excelência. Ele sempre será a nossa referência e o nosso exemplo”, pontua.

O coordenador de programação e áudio da FM Assembleia, Ronaldo César, rememora as qualidades de Narcélio Limaverde enquanto colega de profissão e seu legado. “Um ano sem a presença física de Narcélio Limaverde, mas por conta de seu legado, ensinamentos e do seu exemplo como profissional devotado principalmente ao rádio, permanece muito vivo entre nós diariamente. Não só para nós que fazemos a comunicação da Assembleia Legislativa. O rádio, o jornalismo, a comunicação no Ceará e no Brasil deve muito a ele. Portanto, vai permanecer sempre no nosso dia a dia. E onde quer que esteja, que esteja bem, no lugar dos privilegiados”, salienta.

 

Da Agência de Notícias Alece

Edição: Clara Guimarães 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Página 1 de 208

Temos 157 visitantes e 15 membros online

Login de Acesso

Por favor, para efetuar o login digitar zeros(0) à esquerda. Ex: 000015. Totalizando 6 dígitos.

EVENTOS / DESTAQUES

QR Code

Portal do Servidor - Todas as Notícias - QR Code Friendly



  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará 

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60170.900                           Siga-nos:

  Fone: (85) 3277.2500