Fortaleza, Domingo, 23 Janeiro 2022
Quinta, 12 Dezembro 2019 14:22

MMLC promove tarde festiva para idosas da Casa de Nazaré

(1 Voto)
Integrantes do MMLC na atividade realizada na Casa de Nazaré Integrantes do MMLC na atividade realizada na Casa de Nazaré Foto: Máximo Moura

Encerrando as atividades de 2019, o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) promoveu, nesta quarta-feira (11/12), uma tarde de festividades na Casa de Nazaré, instituição filantrópica de acolhimento a mulheres idosas. Fundada em 1941, a organização de serviço social acomoda 42 senhoras, com idade entre 60 e 90 anos.

Segundo a ex-deputada estadual e presidente do MMLC, Meire Costa Lima, atuar em benefício da população cearense, realizando trabalhos sociais, faz parte da missão do movimento. “Estamos aqui para homenageá-las. A gente vem aqui deixar amor para vocês, mas, no final, a gente é que leva o amor de vocês, satisfeita em ver a alegria em cada uma de vocês”, ressaltou Meire Costa durante a confraternização.

Ao som de canções natalinas, as mulheres do abrigo foram presenteadas com camisolas e um coffee break especial.

A coordenadora da vila São Vicente de Paula na Casa de Nazaré, Maria Josenira da Silva, apontou que a ação é uma maneira de partilhar e colocar-se a serviço dos outros, sobretudo no período natalino. “Elas se sentem muito felizes, não só com o que recebem, mas com a presença das pessoas aqui. O mais importante é a presença: uma palavra de conforto e um sorriso fazem uma idosa feliz”, salientou.

Lígia de Paula Pessoa, 80 anos, está no abrigo há cerca de seis meses e disse se sentir bastante feliz com os momentos de confraternização na Casa de Nazaré. “São coisas que nunca tive antes, festas e presentes. Para mim, tudo isso é novidade da boa”, relatou. A filha de Lígia, Marta Maria de Paula Pessoa, contou que a decisão de ir para a instituição foi tomada pela própria mãe. “Ela sempre gostou de morar só e, entre todos os lares que visitamos, a Casa de Nazaré foi o que agradou mais a gente”, disse.

Atividades de 2019

A ação natalina na Casa de Nazaré marca o encerramento das atividades do MMLC durante o ano de 2019. No mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o movimento promoveu a Semana da Mulher, com palestras sobre a saúde física e mental da mulher. Já em abril, o MMLC realizou a palestra “Cultura de paz: solução de conflitos nas organizações e na vida pessoal”, com a professora e advogada Márcia Sarubbi Lippmann.

Em maio, o MMLC liderou duas ações: uma confraternização em comemoração ao Dia das Mães para as funcionárias terceirizadas que atuam nos Serviços Gerais da AL e uma palestra sobre autoestima para as internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.

Já durante o segundo semestre de 2019, o grande destaque foi o Projeto Bem-Me-Quero, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A iniciativa promoveu a capacitação de mulheres em cumprimento de pena, visando o resgate da autoestima e o fortalecimento do desenvolvimento emocional para o retorno da vida em sociedade.

Sobre o MMLC

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense reúne mulheres que atuam na Assembleia Legislativa com a finalidade de desenvolver ações voltadas para o bem-estar social do cidadão cearense. O MMLC está situado no 4º andar do anexo II da Assembleia Legislativa.

Integram o movimento do MMLC Meire Costa Lima (presidente), Adriana Torquato (vice-presidente), Natália Herculano (presidente de honra), Cristiane Leitão, Valeska Ferreira, Viviane Vale, Gabriela Bezerra, Paula Xenofonte, Myrla Saraiva, Gislaine Landim, Fabiana Ibiapina e Luciene Moreira.

(Da Agência de Notícias da AL)

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

WhatsApp: 85.99147.6829