Fortaleza, Domingo, 31 Maio 2020
Terça, 24 Setembro 2019 16:57

Assembleia sedia XV Encontro Nacional de Controle Interno nesta quarta (25/09) e quinta (26/09)

Painel com a participação de Sílvia Helena Correia será na quinta-feira (26/09), a partir das 14 horas Painel com a participação de Sílvia Helena Correia será na quinta-feira (26/09), a partir das 14 horas Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará sedia, nesta quarta (25/09) e quinta-feira (26/09), o XV Encontro Nacional de Controle Interno. Durante dois dias, o auditório Deputado João Frederico vai receber palestrantes nacionais e internacionais que irão abordar temas relacionados à governança digital, práticas de auditoria, gestão pública e rede de controle interno.

Além do papel de anfitriã, a Assembleia tem participação no encontro com o painel ''Rede Estadual de Controle Interno do Ceará - estudo de caso'', na quinta-feira (26/09), a partir das 14 horas. Na ocasião, Sílvia Helena Correia, coordenadora da rede e auditora interna do Poder Legislativo, vai expor sobre  a experiência da rede e apresentará o diagnóstico preliminar dos órgãos de Controle Interno do Estado do Ceará, destacando os resultados obtidos pelo colegiado desde a sua instituição, em 11 de junho de 2018.

''Além de apresentar os princípios e diretrizes da rede cuja missão  é promover  a integração dos controles internos, vamos divulgar em primeira mão o diagnóstico  que realizamos junto a 100 municípios cearenses. Essa pesquisa  vai ser fundamental para conhecermos a estrutura de controle interno no Ceará e poder auxiliar os municípios'', destaca.

Também  participam do painel da rede: Diana Santos Pontes, auditora chefe de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Marconi Lemos, secretário adjunto da Controladoria Geral do Estado do Ceará (CGE), e Giovanni Pacelli, superintendente regional da Controladoria Geral da União (CGU) no Ceará.

Saiba mais sobre o Encontro

O XV Encontro Nacional de Controle Interno tem como tema "O controle interno como instrumento de aperfeiçoamento da governança pública''. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM).

Sílvia Helena Correia destaca que a Assembleia Legislativa do Ceará é a primeira e única do país a ter um assento na Conaci, que congrega os órgãos de controle interno do Brasil. A coordenadora da rede também  destaca  que o  evento vai ser uma oportunidade de trocar experiências.

''Vai ser um evento muito rico. A programação conta com palestra de representantes do Banco Mundial, que vão expor  modelos de boas práticas que podem e devem ser implantadas no país, e outros  convidados renomados. Será um momento importante para todos os órgãos de controle interno. Além de disponibilizar o espaço, a Assembleia Legislativa, por meio do Inesp (Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará), viabilizou alguns produções gráficas'', frisa Sílvia Correia.

Nesta edição, o Encontro Nacional de Controle  Interno traz um diferencial: um estande da Controladoria-Geral da União (CGU), onde programas e sistemas serão apresentados, com possibilidade de adesão pelos órgãos municipais e estaduais. O objetivo é contribuir para uma gestão pública integrada e eficiente.

Confira a programação completa do evento no link https://doity.com.br/xv-encontro-nacional-do-controle-interno#inscricao

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

WhatsApp: 85.99147.6829