Fortaleza, Segunda-feira, 15 Agosto 2022
Quinta, 11 Julho 2019 15:21

José Sarto avalia ações promovidas pela AL no primeiro semestre Destaque

(1 Voto)
Presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, em pronunciamento realizado nesta quinta-feira (11/07) Presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, em pronunciamento realizado nesta quinta-feira (11/07) Foto: Edson Júnior Pio

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Sarto (PDT), comentou suas impressões sobre os seis primeiros meses como presidente da Casa em pronunciamento realizado nesta quinta-feira (11/07). Segundo ele, o semestre foi pautado por uma preocupação quanto ao tratamento que o Nordeste receberia do Governo Federal, o que levou a algumas das principais ações do seu mandato até o momento.

Entre elas, José Sarto destacou a reedição do ParlaNordeste, parceria firmada entre as Assembleias Legislativas de todos os estados nordestinos, por meio dos presidentes das casas legislativas, pela defesa dos interesses comuns aos estados do nordeste.

“Provocamos, no bom sentido, o Governo Federal quanto a questões de interesse do Nordeste, como a preservação das instituições de fomento da região, como o Banco do Nordeste do Brasil, e questões relativas à proposta de reforma da Previdência, que, inclusive, teve os pontos que não coincidiam com nossos interesses retirados do texto final que está sendo votado hoje no Congresso Nacional”, avaliou.

Ele também destacou os debates em defesa da Educação e contra os cortes dos recursos das universidades. “Promovemos um  movimento suprapartidário para sensibilizar o Governo Federal quanto aos prejuízos que o corte do custeio das universidades pode causar, não apenas para a educação de um estado, mas para todo o desenvolvimento de uma região”, disse.

O presidente da AL-CE comentou o contexto em que as preocupações quanto ao momento que o Nordeste vive surgiram. Segundo ele, a democracia mundial vive um período difícil e imersão em radicalismo, destruição da política com fake news, assim como das instituições que fundamentam o Estado Democrático de Direito.

Sarto elogiou a produção legislativa realizada durante o primeiro semestre, assim como o papel da oposição nos debates. “Essa Casa também precisa da crítica, da voz da oposição, para que possamos construir com mais propriedade um projeto de Estado melhor para todos”, frisou.

Sobre projetos e iniciativas que estão em desenvolvimento, e devem continuar no próximo semestre, estão o Ideia Certa, movimento lançado pelo Legislativo para informar a população sobre seus direitos e deveres.

O projeto, segundo José Sarto, vem para propor uma reflexão à sociedade sobre temas de grande importância, como a prevenção contra os acidentes de trânsito, feminicídio, suicídio entre crianças e adolescentes, entre outros assuntos que foram pauta das discussões durante todo o semestre.

Sarto adiantou, ainda, que pretende avançar mais em projetos culturais . Nesse sentido, a Assembleia assinou um termo de cooperação com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para lançar o programa “Ao Pé da Letra”.

Outra ideia proposta por Sarto seria retomar do Festival de Música da Assembleia, iniciativa do então presidente da Casa, Roberto Cláudio. “Queremos reeditar este festival, em busca de dar um olhar também especial ao cordel, que retrata muito bem a nossa cultura nordestina”, definiu.

(Da Agência de Notícias da AL-CE)

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

WhatsApp: 85.99147.6829

Portal do Servidor - José Sarto avalia ações promovidas pela AL no primeiro semestre - QR Code Friendly