Fortaleza, Quarta-feira, 17 Agosto 2022
Quarta, 15 Maio 2019 08:09

Atendimento pré-hospitalar capacita profissionais da Assembleia Destaque

Participantes do curso durante o encerramento das atividades Participantes do curso durante o encerramento das atividades Foto: Marcos Moura

O curso de atualização em atendimento pré-hospitalar, encerrado nesta segunda-feira (13/05), capacitou 32 profissionais que integram a 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, 2ª Companhia  de Guarda da Polícia Militar (2ª CPG) e enfermeiras do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Ceará (DSAS). O encerramento do curso contou com a participação da diretora do Departamento Administrativo da AL-CE Lise Novais.

O atendimento pré-hospitalar é primordial para a sobrevida do paciente. Com o intuito de melhorar o atendimento à população cearense, os participantes  tiveram a oportunidade de adquirir competência teórica e prática para saber como agir em  situações de risco como afogamento, engasgos, choque elétrico, traumas e torções.

O coronel William Rodrigues comandante da 7ª Seção de Bombeiros do 1° Grupamento de Bombeiros, avaliou  que a capacitação é  uma constante do setor. ''Esse curso de  mais de dois meses foi  importante e vai nos ajudar  a oferecer um serviço eficiente para os parlamentares, servidores e toda a comunidade. No segundo semestre, pretendemos dividir nosso conhecimento  ministrando um  curso sobre prevenção a incêndios na Assembleia Legislativa'', revela.

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luís Edson Corrêa, destacou a participação das enfermeiras do Departamento de Saúde e Assistência Social no curso. "Quero parabenizar  e agradecer a todos por prestarem um bom serviço ao Poder Legislativo. Qualquer curso que aconteça para engrandecer nosso trabalho é bem-vindo e temos a consciência de que nossas profissionais estão capacitadas para atender a população'', destaca.

Profissionais que não estejam completamente qualificados podem comprometer o primeiro atendimento em um acidente, segundo alertou a  enfermeira do DSAS Thalyta Kelly. ''Nós que trabalhamos na área da saúde sabemos o quanto o atendimento pré-hospitalar pode salvar vidas. Esse curso foi enriquecedor  e nos possibilitou a ampliação do  nosso conhecimento que será repassado aos nossos  pacientes'', ressaltou.

A enfermeira do DSAS Sânia Lima destacou que a capacitação constante é fundamental para os profissionais que atuam na área de Saúde. "O curso foi proveitoso e espero que novas oportunidades como essa sejam oferecidas'', afirmou.

Saiba mais

O curso em atendimento pré-hospitalar, iniciado em março, foi  ministrado pelo Batalhão de Socorro e Urgência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. As aulas foram realizadas durante oito segundas-feiras, na Sala E, no 3º andar do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo 2 da Assembleia Legislativa.

Lido 1807 vezes Última modificação em Quarta, 15 Maio 2019 08:24

Portal do Servidor - Atendimento pré-hospitalar capacita profissionais da Assembleia - QR Code Friendly