Fortaleza, Quarta-feira, 17 Agosto 2022
Quinta, 07 Fevereiro 2019 16:15

Palestra sobre "Literatura e loucura: os escritos do devaneio" será ministrada no próximo dia 13 Destaque

Atividade abordará obras de Lima Barreto e Daniel Paul Schereber Atividade abordará obras de Lima Barreto e Daniel Paul Schereber Ilustração: Unipace

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) vai sediar no dia 13 de fevereiro, às 19 horas, na sala B do primeiro andar do Prédio Deputado José Euclides Ferreira Gomes, a palestra “Literatura e loucura: os escritos do devaneio”. A atividade é uma realização da pós-graduação do Instituto Dom José (IDJ) em parceria com a Unipace, e será ministrada pelo professor Emanuel Ramos para a turma de Psicologia das Relações Humanas e demais interessados.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Rosa Abreu, o objetivo da palestra é promover o aprofundamento e reflexão sobre o tema, além de permitir às pessoas conhecerem a especialização do IDJ.

Conforme explica o professor Emanuel Ramos, a temática faz referência a conteúdos da disciplina “Teorias da Subjetividade”. A abordagem da palestra reflete a escrita como “condição e possibilidade de reinvenção do sofrimento psíquico do sujeito”, ou seja, a produção de textos como uma atividade terapêutica.

Durante a palestra, serão abordados obras como "O cemitério dos vivos", de Lima Barreto e "Memórias de um doente dos nervos", de Daniel Paul Schereber, que é considerado um clássico da psicanálise, segundo o professor. Ele explica ainda que Sigmund Freud utilizou este livro com elemento de fundamentação dos seus estudos da psicanálise.

Emanuel Ramos esclarece ainda que a palestra irá também abordar uma das questões tratadas pela especialização de Psicologia da Relações Humanas, que é a discussão sobre o que é normal e o que é patológico. O evento é gratuito, aberto ao público e com direito a certificado. Para mais informações, o contato é o telefone 85.3257.7871.

Portal do Servidor - Palestra sobre