Fortaleza, Quinta-feira, 02 Fevereiro 2023
Sexta, 26 Agosto 2022 05:27

Proposta de aplicativo moderniza atendimento ao público na área de saúde Destaque

Cecília Correia apresentou a proposta nesta quinta-feira (25/08) Cecília Correia apresentou a proposta nesta quinta-feira (25/08) Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa do DSAS

O serviço de telessaúde ainda é utilizado por grande parte da população, que deseja ter acesso a um atendimento de qualidade no conforto de cada residência, reduzindo os riscos de contaminação decorrentes da pandemia do Coronavírus. A servidora da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) da Assembleia Legislativa do Ceará, Cecília Correia, apresentou, durante reunião do Comitê Gestor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, nesta quinta-feira (25/08), um projeto de atendimento ao público a distância, em forma de aplicativo.

A proposta, fruto da monografia de sua autoria do curso de pós-graduação em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)”, parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), sugere a adoção de um app para atendimento híbrido aos pacientes que buscam o Departamento.

Conforme destacou Cecília Correia, durante a pandemia, iniciada em 2020, o DSAS iniciou o atendimento por telessaúde, nas especialidades de Clínica Médica, Psicologia, Psicopedagogia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Assistência Social. ''Fiz um trabalho de análise da satisfação do usuário que foi atendido por telessaúde no DSAS na pandemia e propus um aplicativo para o processo de atendimento híbrido de pacientes. A ideia é facilitar o atendimento, permitindo que o usuário possa agendar uma consulta e possa optar pela modalidade presencial ou remota quando marcar pelo aplicativo, recebendo o link da sala de conferência. É um pontapé inicial para um modelo híbrido de atendimento no Departamento'', afirmou.

Cecília Correia agradeceu ao diretor do DSAS, Luis Edson Sales, que acolheu as solicitações de informações do atendimento para subsidiar a pesquisa, às orientadoras de células do Departamento, e a Maria Tereza Holanda Machado, articuladora do DSAS, dentre outros servidores.

O diretor do Departamento, Luis Edson Sales, destacou a proposta, frisando que a opção do atendimento via telemedicina é uma tendência irreversível no mundo. “O período da pandemia nos mostrou a necessidade de garantir meios alternativos e seguros para atender as demandas da população, e esse tipo de projeto deve ser divulgado como exemplo para os gestores da saúde”, afirmou. Ele reforçou que desde março de 2021, o DSAS iniciou o serviço de telessaúde, canal disponibilizado para tirar dúvidas, dar orientações e prestar atendimento, garantindo maior acolhimento aos servidores e dependentes do Poder Legislativo.

Saiba mais

No dia 23 de agosto, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso de pós-graduação em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, na sede do TCE-CE.

A especialização focou no desenvolvimento de habilidades para uma gestão eficaz, transparente e compartilhada, a partir do impacto das novas tecnologias e da revolução digital, bem como o uso de informações estatísticas para gerar conhecimento e aprimorar as políticas públicas nas cidades urbanas. Cerca de 60 alunos concluíram o curso. Além de alunos do Tribunal de Contas, a turma também foi formada por servidores do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza, do Sistema Sebrae, entre outras instituições.

JB, com Assessorias de Imprensa do DSAS e do TCE-CE

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Portal do Servidor - Proposta de aplicativo moderniza atendimento ao público na área de saúde - QR Code Friendly