Fortaleza, Terça-feira, 27 Setembro 2022
Quinta, 21 Julho 2022 07:21

DSAS apresenta balanço de atendimentos do primeiro semestre Destaque

DSAS promoveu atividades voltadas para colaboradores da Alece no período DSAS promoveu atividades voltadas para colaboradores da Alece no período Foto: Máximo Moura

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou 48.631 atendimentos (consultas, primeira vez, retornos, reavaliações e altas) no primeiro semestre deste ano, contemplando atendimentos ao público interno (servidores da Casa) e externo.

De janeiro a junho de 2022, foram realizados 65.135 procedimentos (exames, terapias, encaminhamentos internos e/ou externos e central de esterilização). Os números englobam atendimentos presenciais, na grande maioria, e alguns na modalidade teleatendimento. Relativamente aos procedimentos, 26.886 foram realizados pela Célula de Enfermagem. Na sequência, a Célula de Fisioterapia e Pilates realizou 13.929 procedimentos.

A Célula de Enfermagem lidera a lista com 20.793 atendimentos. Na sequência, aparecem a Célula de Fisioterapia e Pilates com 7.553 atendimentos, Psicologia com 5.818, e Célula de Assistência Social com 4.267 atendimentos.

Aprovação elevada

Além dos atendimentos, o Departamento apresentou alto índice de satisfação por parte de seus usuários ao longo do primeiro semestre. O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, avalia como muito significativo os números apresentados no balanço semestral do Departamento, bem como os números das pesquisas de satisfação realizadas pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) durante o primeiro semestre de 2022.

“Chegar a uma satisfação de até 99% na pesquisa é extremamente gratificante, prova de um esforço conjunto dos orientadores, colaboradores e equipes para atender com excelência os servidores, dependentes, parlamentares e comunidade do entorno. Procuramos sempre trabalhar com uma comunicação integrada, de forma sistêmica, na qual cada paciente é visto de forma integral”, afirma. Luis Edson parabeniza todos os gestores, orientadores e equipes das 12 células do DSAS que foram muito bem avaliadas pelos usuários e pacientes nas pesquisas realizadas pela Codins.

Para Teresa Holanda Machado, articuladora do Departamento, melhorar o clima organizacional e motivar as equipes geram resultados positivos. "Obtivemos esses resultados, tanto de atendimento, quanto nas pesquisas, porque trabalhamos com a integração entre equipes de trabalho, reforçando a cada semana, durante a reunião do Comitê Gestor formado pelos orientadores das 12 células do DSAS, a importância dessa integração para a realização não somente do atendimento, como também das ações a serem desenvolvidas", pontua.

A articuladora acrescenta ainda que no Departamento, o trabalho é feito de forma individual, no acolhimento de cada paciente, e de forma coletiva para o alcance de um objetivo comum. "Precisamos de integração, respeito aos processos e compreensão da parte do outro, em sincronia, porque sem isso, fica muito difícil esperar resultados positivos”, assevera.

Saiba mais

O DSAS dispõe de atendimento nas especialidades de Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Acupuntura, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Odontologia, Análises Clínicas e Clínica Médica.

O Departamento de Saúde e Assistência Social funciona no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece).

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

Portal do Servidor - DSAS apresenta balanço de atendimentos do primeiro semestre - QR Code Friendly