Fortaleza, Terça-feira, 29 Novembro 2022
Quarta, 13 Julho 2022 15:23

Grupo de Convivência encerra atividades do semestre

Grupo tem à frente a terapeuta ocupacional Nathália Gomes Grupo tem à frente a terapeuta ocupacional Nathália Gomes Foto: Divulgação/ Assalce

O Grupo de Convivência, voltado para servidores aposentados da Assembleia Legislativa do Ceará ou próximos da aposentadoria, encerrou as atividades do primeiro semestre deste ano nesta quarta-feira (13/07). A iniciativa, coordenada pela terapeuta ocupacional Nathália Gomes, integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Associação dos Servidores da Alece (Assalce) e promove a integração e bem-estar dos participantes, por meio de atividades que estimulam as habilidades cognitivas, funcionais e sensoriais.

O grupo criado em 2019, se reúne sempre às quartas-feiras, de 9h30min às 11 horas,  na sede da Associação.  Apesar de ter ganho nova nomenclatura apresentada durante o último encontro, o ''Clube do Cérebro'', as atividades desenvolvidas permanecem com o objetivo da manutenção da saúde funcional, auxiliando na autonomia e independência nas atividades do cotidiano.

Nathália Gomes destaca que as atividades são diversificadas, mas  sempre com foco na estimulação cognitiva, favorecendo o raciocínio lógico, a concentração, as funções executivas, memória recente e semântica. "Iniciamos com um nível fácil e com a boa reposta dos participantes. Já  estamos no nível moderado. Há dinâmicas que são realizadas em dupla ou grupo, para favorecer também os vínculos  sociais e a cognição, de forma leve e lúdica'', afirma.

Durante o último encontro do semestre, a terapeuta ocupacional Nathália Gomes fez um  momento de reflexão com o grupo, destacando que muitos  iniciaram as atividades com resistência, limitação por conta do deslocamento até a Assalce e dificuldades intrínsecas como  medo de se expor e à  timidez.

''A cada semana, os participantes foram superando e vencendo esses  desafios. No começo,  é normal que  haja dificuldade em  realizar  as atividades propostas, mas, com acolhimento e empatia, todos puderam perceber suas conquistas individuais e enquanto coletivo.  Iniciamos o semestre com baixa adesão durante o  retorno pós-pandemia, mas encerramos o período com a  participação de 137 pessoas ao longo dos meses'', destaca.

Avaliação positiva

Enaide Silveira, umas das participantes, diz ter imaginado que o grupo fosse parado por ser formado por pessoa idosas, mas teve um grata  surpresa desde  o primeiro encontro. ''Ao contrário do que pensei, é um grupo dinâmico com exercícios e brincadeiras maravilhosas. Acordo às quartas-feiras feliz e motivada pensando nas horas que vou ter aqui, onde fiz grandes amigos'', afirma.

Celita Pimenta aguarda o retorno das atividades  do grupo, no próximo semestre. "Tivemos nossa última aula. O grupo é tão bom  que não querermos nos ausentar, mas no próximo semestre voltaremos renovados. Convido a todos para  participarem do grupo, pois aqui são bem aceitos'', assegura.

Luciene Queiroz parabeniza Nathália Gomes pela condução do grupo e das atividades. "Agradeço a  Nathália por esse curso que me faz tão bem e tenho o prazer de participar. Às quartas-feiras, tem um sentido especial pra mim", frisa.

Os interessados em participar do Clube do Cérebro devem entrar em contato com  Nathália Gomes, coordenadora do projeto, pelo telefone (85) 99991.5878.

JB, com Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce

Lido 321 vezes Última modificação em Sexta, 15 Julho 2022 05:56

Portal do Servidor - Grupo de Convivência encerra atividades do semestre - QR Code Friendly