Fortaleza, Terça-feira, 16 Agosto 2022
Segunda, 20 Junho 2022 17:06

Servidores participam de aula inaugural do Curso de Mediação Comunitária Destaque

(1 Voto)
Curso prossegue até o dia 28 de junho Curso prossegue até o dia 28 de junho Foto: Vanessa Cordeiro

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta segunda-feira (20/06) a aula  inaugural do  Curso de Mediação Comunitária Narrativa Circular, destinado a servidores que atuam na Casa. A atividade, realizada em parceria com a Vice-Governadoria, é uma ação educativa voltada para informar e  capacitar a sociedade sobre a mediação, a cultura de paz e a pacificação social.

Na abertura da aula, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão,  ressaltou que a gestão do presidente da Assembleia, deputada Evandro Leitão (PDT), prioriza a cultura de  paz para  a humanização no Poder Legislativo. "Estamos trazendo esse curso, que é de fundamental  importância porque através dos círculos restaurativos podemos formar  multiplicadores para levar  essa paz, diálogo e resolução de conflitos para que eles atuem como  mediadores em todos os contextos sociais", afirmou.

Cristiane Leitão agradeceu à governadora Izolda Cela (PDT), que na época, como vice-governadora, foi incentivadora da implantação do Centro de Mediação de Gestão de Conflitos da Assembleia. "Trata-se de um espaço que busca fortalecer o desenvolvimento do diálogo na sociedade e tem como missão oferecer conhecimento acerca dos meios consensuais  de soluções de conflitos'', ressaltou.

A coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Raísa Pontes, destacou que a Vice-Governadoria tem um trabalho atuante no Estado com relação a cursos e implementação de capacitação e que a parceria teve início em 2021. ''Quisemos trazer esse olhar também para o âmbito legislativo. Essa cooperação técnica que construímos é bem importante porque atinge tanto o público interno  como também o  externo. O papel de quem trabalha com a gestão de conflitos é o de levar a todos o conhecimento acerca do movimento da cultura de paz, fomentando, inclusive, a sustentabilidade e a responsabilidade social", destacou.

Saiba mais

As aulas do  curso  são  ministradas pelas facilitadoras Cristiane Holanda, conselheira estadual da Educação, gestora da coordenação de Mediação e Justiça Restaurativa e Cultura de Paz do Ceará, e  Lilian Gondim, instrutora de formação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conciliadora, mediadora, instrutora e facilitadora de Círculos de Construção de Paz.

Para Cristiane Holanda, a mediação de conflitos proporciona uma nova   rota de vida e transformação para qualquer indivíduo. ''Plantamos essa semente. Mais do que  saber falar, precisamos saber agir e exercitar o dom  da escuta. Quando aprendemos a ouvir, algo em nós evolui, porque estabelecemos uma conexão verdadeira e, na mediação, exercemos a escuta ativa. Aqui vamos aprender o valor que tem uma autobiografia e as nossas histórias fazem a nossa corrente do amor e do bem'', destacou.

Lilian Gondim ressaltou que a proposta do curso traz uma inovação porque utiliza o modelo Circular Narrativo, desenvolvido em meados dos anos 1990 pela mediadora americana Sara Cobb, na Universidade de Santa Barbara, na Califórnia (Estados Unidos).

''No Brasil, não há registro dessa prática e estamos oferecendo pela primeira vez aqui no estado do Ceará o momento de  trabalharmos a terceira linha da mediação de conflitos. O Modelo Circular-Narrativo tem o objetivo de fomentar a reflexão e mudar o significado do conflito visando a interação das partes. Além deste, temos outras duas linhas de estudo da mediação de conflitos, a tradicional  de Harvard, e a transformativa de Bush e Folger  que fundamenta-se também na comunicação, mas com foco no aspecto relacional'', diferenciou.

Serviço: O Curso de Mediação Comunitária Narrativa Circular prossegue nos dias 21, 27 e 28 de junho, de 13 horas às 17 horas, no auditório do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), 3º andar, anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), do Poder Legislativo.

JB

Portal do Servidor - Servidores participam de aula inaugural do Curso de Mediação Comunitária - QR Code Friendly