Fortaleza, Domingo, 26 Junho 2022
Sexta, 06 Maio 2022 08:22

Servidores da Diretoria Legislativa da Alece trocam experiências no Congresso Nacional Destaque

Servidores da Alece durante atividade no Congresso Nacional Servidores da Alece durante atividade no Congresso Nacional Foto: Divulgação/ Diretoria Legislativa da Alece

Servidores da Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará cumprem agenda de compromissos no Congresso Nacional nesta semana para conhecer plataformas virtuais de interação entre o parlamento e a sociedade. O objetivo é adotar os modelos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na  Alece,  contribuindo  para a Casa Legislativa ser referência de Parlamento Aberto, conforme a visão de futuro do  projeto Alece 2030.

A comitiva  da Diretoria Legislativa  é formada  pelo titular do setor, Fabrício Melo Machado, pela articuladora da Diretoria, Leila Pires, e pela assessora técnica Railuci Moreno.

O diretor legislativo Fabrício Machado destaca que o  diálogo com outras casas legislativas é parte importante para o crescimento do Parlamento cearense e que as visitas às experiências exitosas do Congresso Nacional servirão de base para o sucesso da implantação do modelo de interação da Assembleia e a sociedade. ''Nascido como iniciativa do Alece 2030 a implantação do e-democracia será um marco na consolidação da Assembleia como um parlamento aberto às demandas da sociedade cearense. Alinhada ao modelo de gestão participativa do presidente Evandro Leitão (PDT), a implantação desse inovador projeto aproximará mais ainda o parlamento da sociedade'',  ressalta.

A agenda de compromissos foi iniciada na terça-feira (03/05), com visita ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal que visa à capacitação técnico-profissional de servidores públicos. A pauta do encontro  foi a implantação do e-democracia, plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados e disponibilizada pelo Programa Interlegis para Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. A ferramenta possibilita  a participação  social no processo legislativo, bem como a aproximação dos cidadãos e seus representantes por meio da interação digital.

Sobre o e-democracia

Conforme ressalta a articuladora da Diretoria Legislativa, Leila Pires, a implantação  do e-democracia na Alece é um  dos projetos prioritários definidos pelo planejamento estratégico da Alece para os próximos dez anos. ''O  e-democracia é um espaço virtual de participação popular que permite a participação  dos eventos interativos, enquetes e da produção legislativa por meio de sugestão. Nós, da Diretoria Legislativa, viemos a Brasília para  conhecer os modelos da Câmara e Senado e estudar como isso pode ser levado para o parlamento  cearense.  A Alece quer ser um parlamento aberto e por meio dessas ferramentas teremos essa consolidação'', ressaltou.

Na quarta-feira (04/05), a comitiva da Diretoria Legislativa visitou o Interlegis,  programa do Senado Federal que objetiva fortalecer o Poder Legislativo estimulando a modernização e a integração das Casas Legislativas.  Na quinta-feira (05/05), os servidores da Diretoria Legislativa visitaram o Programa  e- Cidadania, portal do Senado Federal que possibilita maior participação dos cidadãos nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Senado.

JB

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/